MENU

Anterior

Como passear com o cachorro?

Próxima

Próxima

Pastor alemão: um ano de fotos

Próxima

07/11/2013 Comentários (16) Visualizações: 85422 Cachorros, Quero um cachorro, Raças De Cachorros

3 raças que ficam bem sozinhas em casa

shih-tzu-adulto.jpg

Embora seja uma prática questionável por muitos especialistas, é cada vez mais comum que donos necessitem deixar seus cachorros sozinhos em casa por pelo menos algumas horas durante o dia. Mesmo para raças de cães que são conhecidas por tolerar a solidão, esse é um hábito que depende da personalidade do animal e, principalmente, do treinamento que o mesmo recebeu de seu dono.

Existem diversos fatores que levam algumas raças a terem uma predisposição maior a tolerar a solidão do que outras. Isso ocorre por que as raças apresentam diferentes níveis de obediência, adaptabilidade e nível energético. Tais fatores variam não só entre as raças de cachorro, mas também entre indivíduos, uma vez que os donos têm um papel fundamental na redução da ansiedade dos cães.

Entretanto, mesmo para os cães que toleram passar mais tempo sozinhos, há um limite de quanto tempo é recomendado que um cachorro fique sozinho. Isso ocorre devido aos seus horários de alimentação, necessidades fisiológicas (cocô e xixi), para os cachorros que não as fazem dentro de casa, e também os desejos por socialização.

Cuidados necessários ao deixar o cachorro sozinho

Para minimizar os efeitos da solidão, você deve atentar não só para o tempo que o seu cachorro fica sozinho, mas também para o ambiente aonde ele ficará e as condições desse ambiente. Dentre as diversas recomendações para deixar o seu cachorro sozinho em casa, pode ser interessante colocar o cão em uma área de circulação restrita, ainda que não muito pequena, para garantir que o animal não entre em contato com nada perigoso e nem de valor.

No entanto, essa pode ser uma alternativa mais entediante para o cachorro se ele não tiver coisas para fazer ou se distrair, tais como com brinquedos ou mesmo com um jardim.  É importante que a experiência de ficar sozinho não seja estressante para o seu cachorro.  Por esse motivo, alimentadores como esse, podem ajudar o cachorro a se manter distraído e não se estressar ao ficar sozinho.

Outro ponto importante é que o local deve oferecer, inclusive, abrigo para as diferentes condições climáticas, tais como chuva, frio e sol excessivo.


As raças que toleram ficar um pouco de tempo sozinha são:

1. Cão de Crista Chinês

Mesmo sendo um excelente companheiro para o seu dono, o Cão de Crista Chinês é uma raça que tolera ficar sozinha em casa. Isso ocorre porque os exemplares dessa raça possuem um temperamento extrovertido, atento e aberto a novas pessoas e animais.

No entanto, por conta de seu alto nível energético, os cães podem ser bastante arteiros caso não recebam atenção de seu dono. O ideal é que, quando chegar em casa, o dono de um  Cão de Crista Chinês brinque bastante com o seu cachorro, além de reservar o momento para um passeio.

2. Schnauzer miniatura

O alto nível de adestrabilidade e de obediência fazem do Schnauzer uma verdadeira referência no quesito cachorro que tolera ficar sozinho em casa. Isso ocorre, principalmente, devido ao nível de inteligência e temperamento, a raça consegue reagir bem longe do seu dono.

Além dessas características, o Schnauzer é uma raça cheia de vida, extrovertido e bastante apegado a seus donos.

3. Shih Tzu

O Shih Tzu é uma raça de cachorro que mescla duas importantes características: eles amam o colo e a companhia do dono, mas se saem muito bem quando os donos precisam deixá-los sozinhos. Isso porque a raça possui um temperamento meigo, dócil e, principalmente, de fácil obediência.

Shih Tzu cachorro adulto

Foto: Public Domain

O seu cachorro não está na lista?  Comente abaixo.

16 comentários para 3 raças que ficam bem sozinhas em casa

  1. evelyn disse:

    oi eu pretendo ter um Yorkshire ele pode ficar sozinho nos domigos?

    • suellen disse:

      oi
      repondendo a sua pergunta tenho um yorkshire e ele faz um escandalo quando saio, chora , arranha a porta , faz carinha de dó e ate úiva, ele literalmente entra em desespero quando saio .

      bjuh

    • Lisane disse:

      Oi!
      Acho que depende de cada animalzinho também. Pois a minha york ficou sozinha desde o começo e fica bem. Não faz arte. Só brinca com os brinquedos dela. A comida fica a disposição. Mas todos os dias quando chego, a levo para passear pelo menos 10 minutos. Hoje ela tem 7 anos e moramos em apartamento. Bj e boa sorte!

      • juliane disse:

        acho que york n e indicado para fiacr sozinho pois eles são muitos apegados ao donos ele e o maltes então e melhor vc proucurar outra raça

    • crystal disse:

      Evelyn,caso vc obtenha ou quer ter um york ira ajudar e vai melhorar o problema de solidao caso vc tiver outro(s) cao (De preferencia pro cao da mesma raça e da idade) assim seu cao ira se distrair com o(s) outro(s) tomara que eu tenho ajudado bjs

    • celsa disse:

      o meu não tei problema quando eu viajo ela não faz nada ela e uma sausicha e só deixar muita ração e muita agua e um amiguinho

  2. paula disse:

    tenho uma lhasa de 7 meses e agora deu pra roer tudo ela fica somente 3 horas sozinha porem esta destruindo tudo que tem acesso isso pode ser pela troca dos dentes, anciedade ou por estar entrando no cio? ela fica dentro de casa e nosso terreno não é cercado até da uma volta no patio mas na maioria do tempo está dentro de casa ou na area

  3. Celia disse:

    Tenho um casal de shit zu, pai e filha. Ele tem 3 anos e ela 8 meses, antes dela nascer ele ficava sozinho e toda vez que eu saia pra trabalhar ele se desesperava e chorava por uns 15 minutos. Agora que tem ela, nem liga, tem a companheira para fazer bagunça!

  4. Mari disse:

    Gostaria de saber mais sobre o Lhasa apso, adotei um, faz 4 meses ….gostaria se saber sobre seu temperamento, as vezes ele me assusta…tenta me morder do nada…ele muda de uma hora para outra seu comportamento….tem hora acredito que seja a comida….altera seu humor….ele tem 2 anos e cinco meses. grata.

    • juliane disse:

      normamente os lhasa mordem tudo se n tiverem briquedos e eles so n late para os donos pk para outra pessoa sim

    • Erica Santos disse:

      Oi,

      Os Lhasa Apso, são de origem do Tibet, e eles eram cão de guarda de seus mestres lá. Por isso latem tanto para estranhos.

      o meu tem 3 meses e fica sozinho em casa o dia todo. Ainda não está estragando minhas coisas, mas sempre que pode morde tudo oq vê. Pesquisei que é por conta da idade, ele está trocando dentição e o comportamento deve mudar com o tempo.

      Te aconselho a pesquisar um pouco mais sobre a raça para conhece-la melhor. Mas o comportamento deles vão variar, pois hoje em dia, há muita mistura de raças. Pode não ser o caso co os pais dele, mas pode ser com os avós ou bisa avós. E isso influi no comportamento do cão.

  5. Ana Consuelo Gameiro Martins disse:

    Bom dia!

    A raça Lhasa apso também gosta de ficar só e é ótimo para pessoas de mais idade, quietas.

    A propósito, esta foto de Shitzu parece mais um Lhasa Apso.

    A raça Shitzu tem os olhos maiores, lembrando o antigo Pequinês (de onde deriva o Shitzu, pois veio da junção do Lhasa com o pequinês).

  6. Leila disse:

    E o chihahau?

  7. rosangela disse:

    bom dia ,vou fazer uma viagem de 3 dias e tenho uma lhasa apso de 2 anos,a noite vai ficar sozinha mas durante o dia minha mae vai la varias vezes ver ela,sera que tem perigo de ficar so a noite

  8. Acredito que depende mais do temperamento do cachorro, das experiências que tenha vivido, do que propriamente da raça que pertence.

    Conheço shitzu que não fica meia hora sozinho, que arranha a porta, rasga sofá, come rodapé, e late sem parar.

    Importante que os tutores tenham uma mesma linha de comportamento desde o momento que assumem a tutela, tem casais que tratam como um bebê, dormem na cama, levam nas viagens, aí vem o primeiro filho e o cachorro fica de escanteio, mudando toda a rotina do animal, gerando um stress que pode alterar seu comportamento.

    Marta Lúcia Batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *