MENU

Anterior

Nunca vi um cachorro curtir tanto carinho na cabeça

Próxima

Próxima

Por que o seu cachorro não para de se...

Próxima

22/04/2014 Comentários (1) Visualizações: 19233 Cachorros, Cuidados Básicos

8 alimentos que seu cão idoso não pode comer

comida-cachorro-idoso.jpeg

Na alimentação de um cachorro idoso, cuidados especiais são necessários e alguns alimentos precisam ser evitados. Confira o que você não pode dar ao seu cão idoso.

  1. Leite e derivados causam diarreia. Com o tempo, o sistema digestivo do animal tende a ficar mais delicado. Com isso, leite e seus derivados podem fazer mal ao animal, causando vômitos e diarreia, além de alergias e coceiras.
  2. Carnes gordas e ossos dificultam a digestão. Essas carnes podem ser perigosas a qualquer cão, mas principalmente aos idosos, já que são de difícil digestão. Além, disso, o osso pode fazer o cão se sufocar e causar obstrução ou lacerações do sistema digestivo do animal.
  3. O sal altera a pressão arterial do cão. O sal pode ser um grande vilão para um cão idoso, já que eleva a pressão arterial do animal. Ele ainda pode fazer com o cão urine em excesso, levando a uma intoxicação por íons de sódio.
  4. Abacate pode ser tóxico. É comum achar que dar fruta ao cão pode fazer bem, mas, no caso do abacate e principalmente nos cães idosos, isso pode ser um erro. Essa fruta contém uma substância chamada Persin, altamente tóxica para cães, causando vômito e diarreia.
  5. Macadâmias adoecem o animal. Apenas seis nozes de macadâmia podem fazer um cão que já é fraco, como um cão idoso, adoecer rapidamente, por meio de um envenenamento. Alguns sintomas incluem tremores musculares, vômitos, frequência cardíaca rápida e febre. O sintoma mais grave é a insuficiência renal, que pode levar ao óbito do animal.
  6. Carne e peixe crus contêm bactérias fatais. Qualquer bactéria pode ser fatal para um cão idoso, pois seu sistema defensivo já se encontra mais fraco. Por isso, não dê carne e peixe crus ao seu animal. Eles podem conter uma parasita que causa a “doença dos peixes” e que pode ser fatal.
  7. Pêssegos e ameixas contêm sementes perigosas. As sementes dessas frutas podem causar inflamação no intestino delgado do seu animal, e com cães idosos a segurança deve ser redobrada. Além disso, os caroços podem causar, ainda, obstrução do intestino e conter cianeto, substância altamente venenosa.
  8. Cebola, de qualquer forma, destrói as células vermelhas do cão. Seja em pó ou cozida, colocada apenas para temperar a carne que seu cão gosta, a cebola pode levar o cão à anemia, pois destrói as células vermelhas do sangue. Em um cão idoso, o sistema imunológico fraco permite que tal anemia se instale com maior rapidez.

Foto: A dog goes into a bar por Amy / CC BY 2.0

Um comentário para 8 alimentos que seu cão idoso não pode comer

  1. Maria Helena Magalhães disse:

    Matéria excelente, vou seguir à risca, embora muitos alimentos citados não fazem parte do cardápio do meu pet. Muito grata pelas informações. Sds

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *