MENU

Anterior

Vacina para cachorro

Próxima

Próxima

Cachorros agressivos

Próxima

01/06/2012 Comentários (3) Visualizações: 25246 Bio Florais, Cachorros, Cuidados Básicos, Problemas De Comportamento, Projetos Especiais

Posso deixar meu cachorro sozinho em casa?

filhote-com-casaco-azul.jpg
Atualmente, é cada vez mais comum que os donos fiquem fora de casa o dia todo, algo que acaba deixando o cão sozinho. Você não deve deixar seu cachorro ou filhote sozinho em casa por longos períodos. O cão é um ser social que vive em bando com sua família, de forma que se ele fica abandonado ele pode vir a apresentar problemas de comportamento.

Ansiedade da separação em cães

Alguns cães ficam cochilando enquanto o dono não está. Outros cães irão ficar profundamente ansiosos e entediados, pois não conseguem ficar sem interação social. Este segundo tipo de cão costuma fazer bagunça quando é deixado sozinho. Geralmente esses são os cães que não param de latir, que reviram todo o lixo etc. A causa desses problemas é simplesmente que o cachorro está entediado e não tem ninguém com quem brincar. Para tornar a vida do animal mais gostosa enquanto os donos não estão é necessário melhorar o ambiente em que ele se encontra.

Como deixar seu cachorro menos entediado?

  1. Aumente o número de vezes que você passeia seu cão: se você não puder levar seu cachorro para passear pode ser útil contratar um passeador de cachorros. Os cães precisam passear todo dia, de preferência mais de uma vez ao dia! Um passeador de cachorros pode ser tanto um amigo, um vizinho ou um profissional. Além de ser ótimo para melhorar o tédio você impede o aparecimento de doenças caninas.
  2. Chamar alguém para brincar com o cão: Tente ver se não há ninguém para vir brincar com o cão de vez em quando. Pode ser um amigo, parente, empregado, etc. Em alguns países já existem babás para animais de estimação, mas no Brasil isto ainda é raridade.
  3. Trazer um novo cão para casa: Alguns donos possuem o espaço e o dinheiro necessários para adotar ou comprar um novo animal que possa vir a fazer companhia para seu cão atual. Um amigo da mesma espécie irá brincar com o cão e ser uma nova amizade. Mas atenção: você deve ter cuidado ao escolher o novo cão para evitar brigas com o cachorro que já vive na casa, buscando escolher um que possua bom temperamento e não seja agressivo. O contrário também pode acontecer se seu atual cão for dominante e agressivo. Aliás, você sabe onde comprar ou adotar um cão? Um centro de adoção é uma opção perfeita para escolher um novo animal, pois no centro o comportamento do cão já é bem conhecido, assim é possível saber ele será agressivo ou não.
  4. Vista da rua: pode ser um ótimo passatempo para o seu cão ter uma vista da rua ou de algum lugar que tenha certo movimento. É mais divertido para o cão ficar olhando as pessoas e outros animais passarem na rua do que deixá-lo em uma área fechada sem contato com o mundo externo.
  5. Brinquedos: Seu cachorro deve sempre possuir uma boa variedade de brinquedos para se distrair mesmo se ele não costuma ficar sozinho. Existe uma boa variedade de brinquedos no mercado, de forma que com certeza você encontrará um que satisfaça o seu amigão.
  6. Troque os brinquedos de seu cão: Os brinquedos são muito mais interessantes se eles forem novidades. Brinquedos antigos, sujos e já dilacerados já não atraem tanto o cachorro. Você não precisa sempre comprar brinquedos novos, você pode simplesmente alternar os brinquedos que ficam disponíveis para o cão.
  7. Deixe um de seus pertences com seu animal de estimação: Isso pode ajudar seu amigo a lembrar de você e de seu cheiro, pode acalmá-lo quando ele fica sozinho.

Viajando com o cão: hotéis de cachorros

Se você for viajar você pode levar seu cachorro junto. Veja nosso artigo sobre como viajar com o cão. Caso você não possa levar seu cachorro você pode hospedá-lo em um hotel para cães. É importante que você leve o certificado de vacina do cachorro, e que ele esteja com todas as vacinas em dia. Verifique com o hotel que procedimentos são tomados em caso de emergências de saúde. Além disso, se for o caso, observe se sua cadela está no cio e/ou alerte aos donos do estabelecimento quando foi a última vez que ela esteve no cio, fazendo assim com que eles a mantenham afastada de cães machos, evitando assim a gravidez de sua cadela. É bom ver se o hotel oferece algum tipo de seguro de saúde enquanto seu cão está lá. Caso você tenha feito um seguro de saúde para seu cachorro verifique que documentação deve ser entregue ao hotel. Coloque-o em um hotel de confiança, visite o hotel antes para ver como os animais são tratados lá. Verifique se o hotel é do tipo que deixa os cães juntos, ou se ele separa cada cachorro. Não escolha hotéis ou canis que vão manter seu cão preso e que não passeiam seu cachorro. Tome bastante cuidado isso, porque é importante!

Confiando o animal aos cuidados de um amigo

Caso não possa pagar por um hotel a melhor coisa a fazer é combinar com um amigo de confiança para que ele venha visitar, brincar e alimentar o cachorro diariamente. Se possível peça para ele fazer isso mais de uma vez por dia. E sempre que ele vier peça para que passe um tempo mínimo com seu amigo, não adianta só “dar uma passadinha” para colocar água e comida.

3 comentários para Posso deixar meu cachorro sozinho em casa?

  1. Marta disse:

    Ola!
    Sou estudante e moro sozinha, por isso estou pensando em comprar um caozinho para me fazer compania.
    No dia a dia vou ter bastante tempo para dar atencao a ele.
    O problema é que a cada duas semanas vou visitar minha familia e passo dois dias fora. Tem como deixar o animal sozinho todo esse tempo?
    Nao tenho como leva-lo junto, e tambem nao tenho ninguem que possa cuidar dele enquanto eu estiver fora.
    Ajudaria ter dois cachorros para que um fizesse compania ao outro nesse tempo?

    • Liz disse:

      Nao, pois o cachorro vai precisar se alimentar e beber agua nesse 2 dias. Mesmo que vc coloque comida suficiente pra ele, quem garante que ele nao vai comer tudo de uma vez só?

  2. Cachorros pessimistas podem ter ansiedade da separaçãoAysha Pet Shop Aysha Pet Shop disse:

    […] Um cachorro pessimista tende a não ficar bem sozinho e a exibir mais problemas de comportamento quando está longe do dono. Caso você tenha um cachorro pessimista, existem formas de você trabalhar esse aspecto no seu cão, principalmente através de aumento de confiança e também de associações positivas. Além disso, há diversas coisas que você pode fazer para acalmar o cachorro quando ele ficar sozinho. De maneira geral, saber como o seu cachorro enxerga a vida é um primeiro passo importante para atentar com o fim de para mantê-lo feliz na sua casa. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *