MENU

Anterior

Cachorro pode comer chocolate?

Próxima

Próxima

Como escolher um bom veterinário?

Próxima

01/06/2012 Comentários (0) Visualizações: 863 Cachorros, Cuidados Básicos

Como dar banho em cachorros?

1244378.jpg
Seu cachorro odeia água e você não consegue dar um bom banho nele? Antes de tudo, tenha calma! Tudo é possível com um pouco persistência, paciência e técnica, até você fazer com que seu cão adore tomar um banho, ou no mínimo não se importe. Assim como escovar os dentes e escovar o pêlo, dar banho é um dos cuidados básicos do cão. Vejamos o que é necessário para que você dê um bom banho no seu cão. Itens necessários:
  1. Shampoo (para cachorro)
  2. Escova e/ou pentes
  3. Toalhas para secar o seu cachorro
  4. Secador de cabelo

Preparando o banho

Acostume o seu filhote de cachorro com o banho desde pequeno. Desta forma, quando ele crescer, o processo será mais agradável para você e ele. Mesmo com cachorros bem comportados, o banho tende a ser uma experiência de bagunça e diversão. Antes de lavar o seu cachorro, deixe o shampoo, as escovas e as toalhas ao seu alcance. Coloque uma roupa velha ou um avental, pois é capaz de você também tomar banho nesse processo! Sempre use um ralo para não entupir os canos da sua casa com os pêlos do seu cachorro. Algumas pessoas tem certos problemas para levar o cachorro ao banho. É possível que ele se torne um cão agressivo em horas como essa. É muito importante saber lidar com situações desse tipo. Leia o artigo para saber lidar com cães agressivos e se sair melhor nessas situações.

Qual o lugar ideal para eu dar um banho no cãozinho?

Para cachorros de pequeno e médio porte, um tanque ou banheira é um ótimo local para tomar banho. Cachorros de grande porte, quando comportados, também podem tomar banho na banheira. Aconselhamos lavar o seu cachorro no quintal somente quando o clima estiver quente e os cachorros forem mais velhos. Quanto mais equilibrado o seu cachorro se sentir, mais calmo ele ficará durante o banho. Portanto, lave o seu cachorro no chão ou coloque um anti-escorregante na banheira/tanque durante o banho.

Qual a temperatura da água perfeita?

Cachorros gostam de banhos mornos, isto é, a água não pode estar nem muito quente, nem muito fria. O ideal é que a temperatura seja próxima da do corpo do animal. Depois do banho, quando o pêlo dele ainda estiver úmido, mantenha-o em um ambiente limpo e quente até ele secar. Assim, você previne um resfriado e uma grande sujeira depois do banho.

Escolhendo o shampoo

Utilize somente shampoo para cachorros. O PH da pele de um cachorro é menor do que a de um humano e portanto, com o fim de manter a pele de seu cão o mais saudável possível, não utilize um shampoo humano em um cachorro. Se o seu cachorro tiver algum problema dermatológico ou pulgas, utilize um shampoo especial para tratá-lo.

O que fazer antes do banho?

Antes de colocá-lo no banho, escove o pêlo de seu cão. Os nós e pêlos soltos de seu animal são mais fáceis de serem tratados quando ele estiver seco. Uma vez molhados, os nós absorvem a sujeira e o shampoo na pele do cachorro de forma que endurecem quando secos. Neste caso, mesmo utilizando condicionador, será mais difícil remover os nós após o banho do cachorro.

Dando o banho no cachorro

Coloque o seu cachorro no seu local de banho e molhe o seu corpo com água morna, deixando a cabeça seca. A menos que esteja utilizando shampoo para pulgas, lave o seu cachorro de traz para frente. Espalhe o shampoo na sua mão e comece lavando as pernas trazeiras e o rabo de seu cachorro. Em seguida, lave as costas, a barriga e as pernas frontais de seu cão. Por último, passe o shampoo no rosto, tomando cuidado para ele não entrar nas orelhas e nos olhos do seu animal. Preste bastante atenção para que não entre água no ouvido do cão, já que isso pode fazer com que a orelha do cachorro se infeccione. Comece a remover o shampoo do rosto do seu cãozinho, sem molhar os ouvidos e olhos. Alguns cachorros não gostam de sentir água caindo no seu rosto, principalmente perto de seus olhos. Neste caso, lave o rosto de seu cão com uma pequena toalha molhada. Continue enxaguando o seu cachorro, de cima para baixo, sem esquecer de exaguar sua barriga e patas. O banho do seu amigão só se encerra quando você tiver certeza que não tem mais shampoo na pele do seu cachorro. É importante ressaltar que resíduos de shampoo podem causar coceiras e alergias na pele de seu cachorro.

Secando o seu cão

É bem possível que, logo após o banho (e até durante ele), o cachorro se chacoalhe para se secar, antes mesmo de você ter a oportunidade de cobrí-lo com as toalhas. Nessa situação, não há muito o que fazer: tente se proteger, usando a própria toalha, ou você vai acabar se molhando! Brincadeiras a parte, esse é um comportamento comum entre os cachorros. Quando você conseguir, coloque as toalhas no seu cachorro o mais rápido possível para que ele não passe frio. Usando a toalha e as suas mãos, tire o excesso de água do pêlo de seu cachorro, principalmente das patas. Continue secando o seu cão o máximo possível com a toalha para diminuir a quantidade de tempo que você terá que ficar com o secador ligado. Quanto mais novo o cão, mais rápido deve ser realizado o procedimento de secagem. Filhotes de cachorro sempre merecem um cuidado especial, assim como com cadelas grávidas. Ligue o secador de cabelo e seque o pêlo do seu animal. Sempre deixe a temperatura do secador baixa e mantenha uma distância de aproximadamente 30 cm entre o secador e o seu animal.

Escovando o pêlo após o banho

Depois de seco, escove, o pêlo de seu cachorro novamente para tirar pêlos soltos e nós que naturalmente acabaram ocorrendo durante o banho e secagem.

Toques finais

Para prevenir resfriados, deixe o seu cachorro em um ambiente quente e limpo até o pêlo dele secar por completo. É importante saber que o pêlo úmido do cachorro fica sujo mais facilmente do que o pêlo seco. Por essa razão, ao mantê-lo em um ambiente limpo até o seu pêlo secar prevenirá que você tenha retrabalho dando outro banho em seu cão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>