MENU

Anterior

Como ter um cachorro e gato que se dão...

Próxima

Próxima

Como fazer o seu cachorro parar de destruir as...

Próxima

14/07/2014 Comentários (2) Visualizações: 51669 Bio Florais, Cachorros, Curiosidades, Problemas De Comportamento, Projetos Especiais

Cachorro castrado monta em outros cães

Quando um cachorro castrado monta em outro, esse não necessariamente é um ato sexual.  Logicamente, se um macho não castrado monta em uma fêmea no cio, é provável que ele tenha intenções de cruzar com ela. Porém, em outras situações, esse comportamento tem mais a ver como estabelecimento de dominância social do que com procriação.

Como outros comportamentos que estabelecem hierarquia na matilha, montar em outros cães é algo que começa antes dos cachorros atingirem a maturidade sexual, tal como afirma o Dr. Stanley Coren, especialista em comportamento animal. Em uma ninhada de cães já é possível ver um filhote montando no outro logo depois que eles aprendem a andar e a brincar. Esse tipo de comportamento é uma das primeiras exibições dos filhotes para testarem quem são os mais fortes e quais são os mais submissos.

 

Machos montam mais do que fêmeas?  

Dado que na maioria dos casos, montar em um outro cachorro tem mais a ver com dominância do que com reprodução, tanto machos quanto fêmeas podem ingressar nesse comportamento.

Aliás, tanto machos como fêmeas podem montar em ambos os sexos, uma vez que seu objetivo pode ser mostrar quem tem autoridade sob o outro. Considerando que o mundo canino tem uma hierarquia que se estabelece através da postura dos indivíduos em relação ao grupo é normal que um cachorro monte no outro independentemente do sexo.  Similarmente, um cachorro castrado monta em outros cães, castrados e não castrados, quando essa é a intenção.

Meu cachorro vai parar de montar se eu castrá-lo?

Como visto, montar nem sempre é um ato sexual, mas pode ser um comportamento utilizado tanto por machos como por fêmeas para tentar ocupar um lugar mais importante na matilha. Nesse sentido, castrar o cachorro não necessariamente faz com que ele pare de montar em outros cães. Afinal, ele está montando para estabelecer dominância e não para cruzar.

Ao mesmo tempo, a castração reduz a produção de alguns hormônios que tendem a agravar a dominância, como a testosterona. Contudo, esse procedimento não muda a personalidade do cachorro, o que significa que um animal que têm as características naturais de querer se posicionar como um líder provavelmente vai continuar com esse comportamento mesmo depois de ser castrado. A castração, por reduzir a produção de determinados hormônios, reduz a sua vontade de subir na hierarquia, mas pode não eliminá-la.

O que fazer quando um cachorro decide montar em você?

É comum encontrar pessoas que pensam que quando o cachorro monta em seu dono significa que ele está precisando cruzar. Mas, esse geralmente não é o caso. De acordo com o Dr. Stanley Coren, ele está comunicando de forma clara e simples que ele quer ter um status mais alto do que você na matilha.

Como fazer o cachorro parar de montar em você?

Montar em humanos é um comportamento que não deve ser autorizado e que, quando permitido, pode gerar outros problemas de dominância no cachorro. Por isso, quando ele apresentar esse comportamento, não o deixe montar. Afaste-o com uma das mãos, de forma firme, mas sem ser agressivo, demandando um raio de distância confortável. Sempre que você perceber que ele respeitou o seu espaço, compense-o com petiscos ou carinhos.

Alguns cachorros se tornam agressivos quando o dono tenta fazer ele parar de montar em outros cachorros. Outros se tornam agressivos quando um outro cachorro monta nele. Se esse for o caso, o mais seguro pode ser procurar ajuda de um profissional em comportamento para te ajudar. Uma boa dica para evitar que uma situação de agressividade se instaure é evitar que o seu cachorro monte em outros cães desde quando ele é filhote.


Bio Florais: AgressividadeSe o seu cachorro se torna agressivo, consulte um profissional em comportamento e considere o floral AGRESSIVIDADE no tratamento.  Esse composto é indicado para cachorros agressivos com as pessoas e com outros animais.


 
Foto principal: Everyday is Humpday por Todd Dwyer / CC BY 2.0

 

2 comentários para Cachorro castrado monta em outros cães

  1. Carla disse:

    Está errada essa resposta. Meu cão foi castrado, os testículos retirados. Antes disso ele havia cruzado algumas vzes. Mais d 1 ano após a castração ele acabou de cruzar c uma cadela. Ficaram grudados e tudo. Sei q cães tem osso peniano mas não achava q isso fosse possível, estou preocupada com isso. Creio q ela não pode emprenhar mas pode ter gravidez psicológica. Até dela emprenhar apesar dele não ter testículos estou preocupada. Ele é um teckel e ela um buldogue frances.

  2. Ana Carol disse:

    Errado é deixar cruzar duas raças diferentes…
    Tenho um poodle castrado e nem por isso perdeu a vontade sexual, esta mais calmo mas, apresenta sim interesse em montar em fêmeas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *