MENU

Anterior

Gato cuida de cachorro doente

Próxima

Próxima

Como saber se o seu pet é canhoto ou...

Próxima

02/02/2015 Comentários (20) Visualizações: 120961 Cachorros, Problemas De Comportamento

Seu cachorro está com ciúmes?

Para saber se o cachorro está com ciúmes, um primeiro passo importante é analisar a situação da casa e descobrir se há alguma novo fator que pode estar causando essa sensação no seu pet.  Em vários casos, a entrada de uma nova pessoa ou animal na casa provoca esse sentimento no cachorro.

De acordo com o especialista Dr. Stanley Coren, os cachorros são animais sociais e o ciúmes é um sentimento que aparece em nossas interações sociais.  Além disso, os cachorros possuem o mesmo hormônio associado ao ciúmes e à inveja do que os humanos, chamado de ocitocina.

Estudos revelam que cachorros sentem ciúmes e inveja quando se sentem injustiçados

Um estudo conduzido pela Universidade de Vienna mostra que os cachorros podem ficar com ciúmes quando sentem que não estão recebendo a recompensa justa ou quando eles sentem que outra pessoa ou animal está recebendo mais do que eles.  Por exemplo, pedir para dois cachorros darem a pata mas só recompensar um pelo ato, faz com que o cachorro se sinta injustiçado por não receber a mesma recompensa pelo mesmo ato.  Como resposta, o cachorro que não recebeu a recompensa pára de dar a pata.

O psicólogo da Universidade de Portsmouth, Dr. Paul Morris, ressalta que um cachorro sente ciúmes quando o dono traz um parceiro novo para a casa.  Tão profundo é esse sentimento, aliás, que o cachorro pode sentar entre as duas pessoas e pode até se recusar dividir a atenção do dono com a nova pessoa. Diversos donos também atestam perceber que seus cães sentem ciúmes do novo bebê ou de uma criança que entrou na casa.


Bio Florais: O bebê chegouAlguns animais se sentem ameaçados pela chegada de um bebê.  Para essa fase na sua vida, considere o floral O BEBÊ CHEGOU, que induz os sentimentos de segurança e de proteção, e estimulam coragem no cachorro.


Dr. Stanley Coren confirma que várias cadelas sentem ciúmes dos seus filhotes, que recebem a atenção dos donos que antes era somente delas.  Em alguns casos, o comportamento da mãe pode até ser agressivo em relação aos filhotes por conta desse sentimento.

Sinais que o seu cachorro está com ciúmes

Os cachorros podem exibir alguns sinais físicos que mostram que eles estão com ciúmes.  Dentre eles estão:

  • Latidos excessivos quando o dono mexe com o outro animal ou pessoa.  Quando você se aproxima da pessoa ou animal que o seu cachorro tem ciúmes ele começa a latir?  Várias vezes, quando um cachorro está com ciúmes, ele late para alertar e também para receber alguma atenção do dono.  Dependendo da sua reação, você pode incentivar o seu cachorro a latir sempre que estiver com ciúmes.
  • Xixi pela casa toda.  Alguns cachorros fazem xixi para marcar o seu território ou até para chamar a atenção do dono quando estão com ciúmes.
  • Cachorro vira-lata está com ciúmes de outro cachorro da casa

    Cachorro está com ciúmes do novo cachorro da casa

    Destruir a casa, se esconder ou não sair do seu lado.  Quando o cachorro está com ciúmes, ele pode mudar o seu comportamento para chamar sua atenção. Dentre eles estão destruir os objetos da casa, comer mais, parar de comer, não sair do seu lado, ou passar o dia escondido para chamar a sua atenção.

  • Agressividade.  O estágio mais intenso de ciúmes é quando o cão apresenta sinais de agressividade, como morder ou dar patadas em uma pessoa ou animal.
  • Outras mudanças em comportamento.  Cada cachorro é diferente e, portanto, pode apresentar diferentes mudanças no seu comportamento quando está com ciúmes.  Chorar e lamber as patas, por exemplo, também podem ser sinais de ciúmes e de ansiedade. O importante é notar as mudanças no comportamento do seu animal e relatá-las para um especialista em comportamento canino.

Bio Florais: Carência e síndrome do abandonoSe o seu cachorro estiver exibindo alguns dos comportamentos acima, considere o floral CARÊNCIA E SÍNDROME DE ABANDONO.   Esse composto busca tratar o apego, a possessividade e é indicado para animais que parecem mostrar rancor, urinando em lugares impróprios, destruindo coisas, e mais.


Como tratar um cachorro que está com ciúmes

Nos casos mais extremos, é possível que um cachorro que está com ciúmes sofra também de problemas de saúde.  Isso pode ocorrer, por exemplo, quando o cão pára de comer ou lambe excessivamente suas patas. Quando esse for o caso, busque não só o acompanhamento de um adestrador mas também o de um veterinário.

Ainda que seja importante que você mostre ao seu animal que não seu cão não é o único que merece a sua atenção, em vários casos, a mudança no seu comportamento quando essa nova pessoa ou animal entrou na sua casa foi muito grande. Por isso, para o seu cachorro, continuar sabendo que ele tem o seu carinho e atenção pode fazer uma grande diferença. A associação positiva com o novo membro da casa também pode ser um passo fundamental para que o cachorro deixe de ter ciúmes e comece a associar o novo membro com coisas boas, como petiscos, carinho e atenção. Por fim, busque respeitar os limites do animal e não forçar as situações e sempre consulte um profissional de adestramento para ajudá-lo. Isso pode ajudá-lo a proporcionar uma transição mais tranquila.

Foto principal: Sad Mumby por Angela N. / CC BY 2.0 
Foto: Princess Doesn’t Like the Young Pup Getting Into Her Space por Steve Baker / CC BY-ND 2.0 

20 comentários para Seu cachorro está com ciúmes?

  1. sueli disse:

    Qdo a Meg chegou em casa, com 40 dias, eu já tinha o Bred com 06 meses. Foram companheiros um do outro por 16 anos, idade que a Meg hoje está. 0 Bred faleceu á 3 semanas, ficou doente por 08 meses e minha atenção foi muito para com ele, pois ele parou de andar, eu dava comida na boa, água, usava fraldas, etc…e a Meg que sempre foi ciumente e possessiva, ficou mais ainda. Eu fiz tudo para dividir atenção. Agora, há 03 semanas da morte do Bred, ela está com um comportamento muito estranho, nao larga de mim pra nada, anda meia abobada, sem rumo, desligada parece que ficou surda e cega de repente (já enxergava pouco). Começei a dar o floral para carencia e sindrome de Abandono, mas do terceiro dia em diante ela ficou pior….parece ansiosa, inquieta, me ouve menos ainda e chora muito qdo preciso sair, até uiva, se desespera e quando chego, não me deixa fazer nada, só quer atenção. Estou com o remédio certo? Ele é assim mesmo,quero dizer a reação, é assim, ou está fazendo mais mal? devo continuar, só faz 04 dias. Não sei o que fazer. Penso em parar e dar o Rescue, que sempre dei em ocasiões que achei necessárias. Se tiver uma posição a tomar, pode me dizer? Agradeço desde já. sueli

  2. […] Além de diferenciar emoções humanas, os cachorros também são capazes de perceber vários dos nossos sentimentos.  O especialista comportamental, Dr. Stanley Coren, também menciona em um de seus artigos que os cães têm os mesmos hormônios associados à felicidade do que os humanos. […]

  3. Rodrigo disse:

    Tenho uma dalmata de cerca de18 meses e ela brinca muito com uma vira lata, no entanto, quando qualquer membro de minha familia chega perto ela avança e ate morde a vira lata. Ja tentei de tudo, ameaçar, jogar agua, vinagre, mas nao consigo fazer com que ela pare com isto. Estou pensando ate mesmo em desfazer dela porque a vira lata se esconde quando ela esta solta e a gente chega perto. O que faço?

    • pamela disse:

      Eu tive o mesmo problema com os meus cachorros, depois que castrei eles melhoram uns 95%.
      Acho que a castração é um dos melhores remédios para a agressividade.

  4. Selma Ribeiro disse:

    Eu tenho uma (pinche) agora ganhei uma cachorrinha puda. filhote, tenho notado q a minha cachorrinha pinche esta babando . Estou desconfiada q ela esta com siùme. Isso me preoculpa .

    • shirleide disse:

      eu tenho uma picche com 3 anos, e agora ganhei uma pasto belga de 47 dias, a pinche esta babando sera ciumes?

    • Jane disse:

      You mean I don’t have to pay for expert advice like this anormye?!

    • muster kündigung einer kreditkarte disse:

      Reporter: fido e le BBS mi mancano, i modem costavano troppo per me all'epoca. 😀 Ah, il mio primo modem era un 28.8, altro che 56k, quelli erano fantascienza.

  5. Emilia Sandei disse:

    Adorei seu artigo… 🙂
    Eu conheço um guia completo de adestramento para cães onde você poderá adestrar o seu cachorro e ter um animal muito educado, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. Leia nosso site e aprenda como adestrar os seus animais http://hotmart.net.br/show.html?a=N3564678J

  6. debora disse:

    Minha cadelinha kiara ta com 14 meses. Ganhei ela com 40 dias. E agora toda vez q meu marido me abraca ela faz cocô no lugar errado o q faco?

  7. Gabriela disse:

    Tenho uma poodle de 5 anos, ela é MUITO apegada a mim e minha família, e a gente também. Ela é uma 3 filha para meus pais e semana passada um amigo da minha mae queria dar um cachorro pra gente da raça Maltês, e, como nós AMAMOS cachorros, aceitamos. Ele chegou HOJE em minha casa mas de primeira já percebemos a mudança de comportamento da minha poodle. A gente está tentando ao máximo dar atenção igual aos dois, mas ela se sente mal, e eu percebo. Foi agressiva com o Maltês. Estou preocupada com ela 🙁 será que com o tempo ela acostuma? O que devo fazer ?

  8. sarah disse:

    Tenho uma cachorrinha de 2 anos, e há 5 meses trouxe um novo cachorrinho para casa, desde então ela parece ficar meio triste de vez em quando, principalmente quando ele está solto(ele ainda fica na área de serviço pois não aprendeu a fazer xixi no lugar certo) e ele é bem ativo e fica chamando ela para brincar e incomodando ela,como puxando o pelo e etc.. acho que ela não gosta dele, rrsrsrsrsrs…o que posso fazer para ela parar de ter esse sentimento de exclusão? e como faço para ela se divertir mais com ele? OBS: quando ela está sozinha conosco tentamos fazer com que ela não sinta ciúmes Ex: ela dorme na minha cama, passeamos com os dois juntos, e damos muita atenção

    • sarah disse:

      desde já agradeço.

    • Raimunda disse:

      Eu tenho cachorrino com que tem um ano a menos de quatro dias trouxe outro cachorrinho para casa, porem ele ficou triste e fica sempre sozinho e ele não era assim o que faço para ele voltar ao que era?

  9. Veridiama disse:

    Temho uma cachorrinha de 3 anos , depois que meu bebe nasceu ela mudou de comportamento, e agora ta demais ele ja esta com 03 anos e estou gravida de outra bebe .. faz xixi e coco pela casa toda , come tudo faz tudo que náo pode … não sei o que fazer

  10. Heraldo disse:

    Bom dia.
    Tenho duas cachorras viralatas que eu peguei na rua, que amo muito, uma tenho a sete anos, e a outra tenha a quatro meses, mas ela ja tem por volta de um ano, e a minha esposa esta gravida agora com dois meses mais ou menos, e do nada a minha cachorra mais velha esta atacando com muita agressividade a cachorra menor, POR FAVOR ME AJUDE, NÃO SEU O QUE EU POSSO FAZER MAIS E ESTOU COMEÇANDO AFICAR MUITO DEPRIMIDO COM ESSA SITUAÇÃO.

    • Jana disse:

      Heraldo, vc terá q procurar um adestrador… Também tem o programa do Cesar Milan ou doutor Pet, tenta olhar no you tube, mas o ideal seria o adestrados msm… Boa sorte, eu também tenho dois adotados e to gravida, ta rolando um ciumes aq mas graças a Deus nda d agressividade, só estão bem quietinhos… Sou totalmente contra a comercialização de cães, obrigado por adotar!!! Boa sorte ai com seus dogs q Deus abençõe vc e sua famíla!!!

  11. leticia disse:

    bom eu tenho uma cachorrinha pinscher e td vida q alguem chega perto de mim ela avança em cima da pessoa oq eu faço para ela para com isso

  12. Leticia disse:

    oi, eu tenho uma ihasa de 5 anos e a uma semana nos trazemos uma pinscher de 40 dias pra casa… No primeiro dia quando a pinscher chegou a ihasa quis conhecer e como de proprio costume ficou encima querendo brincar. Mas depois do segundo dia a ihasa começou a ignorar o pinscher e mudar o comportamento se tornando meio triste e ja não quer mais deitar na cobertinha dela nem ficar por perto de nos, parece ate que o olhar dela mudou também e eu não sei oque fazer! Ela a cinco anos sempre foi o unico cachorro da casa e então a chegada da outra cachorra pode ser o motivo dela estar assim? preciso de ajuda.

  13. Matheus disse:

    Tenho uma labrador de 05 anos que recentemente deu cria a 8 filhotes. Nós vendemos 7 e ficamos com um. Só que ultimamente a mãe dele está com um comportamento um tanto agressivo, mordendo e batendo no filhote o tempo todo, mas principalmente quando eu brinco com eles. Antes achava que não passava de brincadeira de cachorro, mas já estou achando que a minha cadela está com ciúmes do filhote. O que eu poderia fazer para acabar com esse comportamento? Será o caso de eu ter que doar o filhote por causa da agressividade da mãe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *