MENU

Anterior

Ciência revela: polvos sabem usar ferramentas

Próxima

Próxima

8 dicas pra deixar o seu cachorro sozinho em...

Próxima

11/06/2015 Comentários (3) Visualizações: 75859 Bio Florais, Cachorros, Projetos Especiais, Quero um cachorro

Cachorro ou cadela: qual é melhor para você?

Qual é melhor: cachorro ou cadela? Várias pessoas acham que as cadelas são melhores companhias por acreditar que elas são menos agressivas, mais calmas e mais limpas do que os machos. Por outro lado, os donos de cães machos não concordam com esse argumento e acreditam que os machos são melhores cães por serem mais fiéis e companheiros. Mas quando é para decidir se você vai adquirir um cachorro ou cadela, as coisas não são tão simples assim.  Analisamos abaixo as diferenças entre os machos e as fêmeas.

Cachorro ou cadela - diferenças entre os dois

As fêmeas são mais territorialistas e perdoam menos do que os machos

Quando não são castrados, os machos tendem a ser mais agressivos do que as fêmeas. Esse comportamento está associado a presença de um hormônio chamado testosterona presente em maiores quantidades nos machos e pela necessidade de estabelecer status dentro da matilha. Os machos não castrados precisam ser mais incisivos para poderem cruzar com as fêmeas, que por sua vez sinalizam para os machos quando estão no cio.

Cachorro ou cadela, tanto faz, os dois se comunicam com linguagem corporal

Embora os machos sejam mais incisivos, as fêmeas são mais territorialistas. Ou seja, fêmeas dominantes focam muito mais em manter o seu status frente o resto da matilha do que os machos.

De acordo com o Dr. Stanley Coren, especialista em comportamento canino, os machos perdoam um erro ou falta de reconhecimento do seu status de dominância por outros membros da matilha muito mais do que as fêmeas. Por esse motivo, é possível observar mais brigas entre duas fêmeas do que brigas entre dois machos. Ainda assim, é mais comum verificar brigas entre indivíduos do mesmo sexo do que de diferente.

Por esse motivo, diversas pessoas que já têm um cão decidem se vão escolher um cachorro ou cadela baseado no gênero do cachorro que já tem em casa.  Por exemplo, se tiverem um macho, preferem um fêmea e vice versa.

Não chegue perto da comida de um cachorro macho… nem de uma fêmea

Quando o objeto em questão é comida, tanto o macho quanto a fêmea tem a mesma chance de agredir a pessoa que se apresenta como uma ameaça. Contudo, quando se trata de agressividade com humanos por conta de dominância, os dados apontam que as fêmeas mordem menos do que os machos.


Bio Florais: Fases do cioSe você tem uma cadela não castrada, considere o flora FASE DO CIO.  Esse composto reduz a ansiedade provocada na fase de cio da cadela e deixa ela mais calma.


 

As fêmeas priorizam o bem estar da sua prole e, dessa forma, quando há filhotes na história, elas tendem a morder e se tornar mais agressivas do que os machos, principalmente quando alguém se aproxima dos filhotes ou algo muda em seu ambiente. Além desse instinto de proteção estar presente com filhotes, as fêmeas também tendem a ter esse tipo de comportamento quando estão ovulando, uma vez que os mesmos hormônios presentes durante a gravidez também estão presentes durante a sua ovulação. Isso acontece aproximadamente duas vezes ao ano para fêmeas não castradas e, nessas situações, ela pode se tornar mais possessiva de alguns objetos da casa e começará a tratá-los como se fossem seus filhotes.

Cachorros e cadelas marcam território de formas diferentes quando não são castrados  

Interessantemente, tanto as fêmeas quanto os machos que não foram castrados marcam território, porém de formas diferentes. Enquanto o macho marcará o seu território ao longo do ano, a fêmea o marcará mais frequente durante as duas épocas do ano em que estiver no cio. Nesse sentido, é possível dizer que os machos não castrados tendem a marcar mais território do que as fêmeas.  Quando a castração é feita, seja em cachorro ou cadela, a marcação de território diminui significativamente e, em diversos casos, termina por completo.

Embora os cães castrados apresentam menos marcação de território, outros problemas podem surgir.  Vários cães, por exemplo, engordam depois de serem castrados.  Produtos como esses podem ajudar o seu cachorro a ficar entretido e controlar o seu peso, dado que ele substitui petiscos em vários casos e faz o seu cachorro trabalhar pela sua comida.

Machos têm um dono preferido enquanto as fêmeas gostam de todos

Filhote de cachorro recebe carinho de várias pessoas

Alguns especialistas ressaltam que os cachorros machos tendem a escolher um dono somente. Eles tratarão todos da “matilha” com respeito, porém terão uma pessoa favorita na casa. As fêmeas por outro lado, tendem a aceitar mais pessoas como donos. Essa diferença é muito geral e depende bastante da raça do cachorro, dado que algumas raças são mais protetoras, outras mais tímidas e assim por diante.

Em termos de personalidade, a personalidade do macho tende a ser mais constante do que a das fêmeas. As fêmeas podem mudar de estado emocional, estando calmas em um momento e estressadas em outros.

Porém, a raça diz muito como será comportamento do cachorro e quão previsível a sua personalidade será. Um cachorro da raça dálmata, por exemplo, será mais imprevisível do que um cachorro da raça pastor alemão, independentemente do sexo do animal. Sendo assim, é possível que uma fêmea pastor alemão tenha uma personalidade mais constante do que um macho dálmata.

Qual é o cachorro ideal para você… macho ou fêmea?

De modo geral, tantos os cachorros machos e como as fêmeas são ótimos companheiros e nenhum é necessariamente melhor do que o outro. As diferenças de comportamento entre os dois são ainda mais reduzidas quando os animais são castrados.

Então, a decisão normalmente é o que você prefere na sua casa. Como dito, o sexo de um novo animal que entra na sua casa, pode ser importante durante o processo de adaptação e socialização de cães que ainda não se conhecem, então esse pode ser um bom caminho para a escolha. Ao mesmo tempo, não é incomum encontrar, por exemplo, uma mulher casada e que tem filhos homens que escolheu uma fêmea para ter outra “mulher” em casa. Similarmente, se vê homens solteiros escolherem uma fêmea como forma de ter por ali um ser do sexo feminino ou um macho para ser o seu companheiro em atividades físicas. A verdade é que devemos escolher o gênero baseado não só nas características naturais dos animais, mas também em qual tende a ser o melhor encaixe para as suas necessidades.

Você concorda com isso?  Como escolheu o gênero do seu cachorro?

FotosJuno & Melon Summer 2012 por Ray Larabie / CC BY 2.0 || Foto: Frank H. / CC BY 2.0 || Foto: Kevin Zamani / CC BY-ND 2.0

3 comentários para Cachorro ou cadela: qual é melhor para você?

  1. Raquel disse:

    Sensacionais as tuas notas, dicas e vídeos sobre os animais domésticos.
    Parabéns,
    Raquel.

  2. Victoria disse:

    Tenho cães machos e fêmeas em casa e não tenho preferência, amo a todos igualmente. Nunca me morderam e sequer ameaçaram quando mexi na bacia deles enquanto comiam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *