MENU

Anterior

Como deixar o cachorro sozinho (INFOGRÁFICO)

Próxima

Próxima

Florais para cachorro: como escolher

Próxima

14/07/2014 Comentários (3) Visualizações: 14647 Bio Florais, Cachorros, Curiosidades, Projetos Especiais, Vale A Pena Ver

Seu cachorro sabe quando você está triste?

O seu cachorro se aproxima de você quando você se machuca ou chora por algum motivo? Para muitas pessoas isso é exatamente o que acontece e, por conta disso, é bastante comum considerarem que esse ato é prova de que o cachorro sabe quando você está triste. Para entender melhor esse comportamento, a Universidade de Londres conduziu um estudo bem interessante e abaixo contamos um pouco dele.


Bio Florais: Tristeza e DepressãoQuando você está triste, o seu cachorro vai te consolar.  Se você perceber que ele está triste, considere o floral TRISTEZA E DEPRESSÃO.  Esse composto busca transformar as energias negativas em vibrações positivas de coragem e bem-estar.


Como eles testaram se o seu cachorro sabe quando você está triste

Para conduzir o estudo, os pesquisadores recrutaram 18 cachorros e os colocaram junto com os seus donos na sala de estar de sua casa.  Depois de alguns minutos, Jennifer Mayer, uma das pesquisadores, entrava no local sem chamar a atenção, para depois, juntamente com o donos, revezar entre chorar, cantarolar e conversar.

Dos 18 cachorros participantes, 15 se aproximaram das pessoas que estavam chorando, enquanto somente 6 se aproximaram das que estavam cantarolando.  O mais interessante é que os cachorros se aproximavam tanto da dona como da pesquisadora, independente de quem estava chorando.

O que isso mostra é que, além de saber diferenciar entre uma pessoa triste e uma feliz, os cachorros preferiam se aproximar da pessoa mais triste.  Curiosamente, ao aproximar da pessoa triste, eles se comportavam de forma submissa.  De acordo com a matéria publicada no site LiveScience, a pesquisadora do estudo, Deborah Custance, comentou:

“O fato que os cachorros diferenciaram entre chorar e cantarolar indica que a sua resposta ao choro não foi puramente impulsionada por curiosidade.  Ao invés disso, o choro tinha mais significado emocional para os cachorros e provocava uma resposta mais forte, quando comparado com o cantarolar ou falar.”

Os cachorros entendem outras emoções humanas?

Apesar de não conseguirem confirmar por que o cachorro se aproxima de uma pessoa triste, o estudo aponta que eles sabem diferenciar entre as duas emoções.

Outros estudos apoiam a hipótese de que os cães conseguem diferenciar as emoções dos humanos. Por exemplo, uma pesquisa baseada em exames de ressonância magnética revelou que, quando os cães escutam o som de uma risada ou choro, as áreas de seu cérebro que se iluminam são as mesmas do que as do cérebro humano.

Além de diferenciar emoções humanas, os cachorros também são capazes de perceber vários dos nossos sentimentos.  O especialista comportamental, Dr. Stanley Coren, também menciona em um de seus artigos que os cães têm os mesmos hormônios associados à felicidade do que os humanos.  Uma outra pesquisa confirma que os cachorros são capazes de sentir culpa, inveja e vergonha.

Se você acredita que o seu cachorro entende você, parece que tem toda a razão.  O que você acha desses estudos?  Concorda?  Comente abaixo.

Foto principal: Massive Technology Photoshoot por Kris Krug / CC BY-SA 2.0

3 comentários para Seu cachorro sabe quando você está triste?

  1. Flávia disse:

    Tenho um labrador de 5 anos, todas as vezes que estou triste chorando ele se aproxima e encosta o focinho em meu rosto. E não é somente quando estou triste. Quando tenho crises de enxaqueca , ele se senta ao lado da cama fica me vigiando, se pego no sono por muito tempo ele se aproxima e encosta o focinho e a pata em mim quando respondo ele se deita ao meu lado e lambe meu rosto, e eu entendo ele dizendo:” vai ficar tudo bem, estou aqui”.

  2. izabel disse:

    Esta semana tive essa experiencia.Acordei de madrugada com um mal estar,suor frio e ansiosa.Fui p a sala p ver se este mal estar passava,foi qdo me deu uma vontade imensa de chorar,parecia que precisava chorar p desabafar algo que não sabia explicar, dai meu marido acordou e junto a minha SRD Sophia que no mesmo instante começou a me lamber sem parar até que parei de chorar…e ela parou de me lamber, parecia que ela estava tentando me consolar,não é maravilhoso esse amor incondicional dos animais por nós?alem do mais ela é muito carinhosa comigo.Ela foi adotada das ruas há 8 meses,era uma vira que tinha aproximadamente 6 meses.Amo essa vira demais.

  3. […] – O seu cachorro é pessimista… e se ele for, o que isso significa? – 40% dos cachorros são canhotos, revela um estudo – Mais um motivo para você abraçar o seu cachorro hoje – Por que o seu cachorro se aproxima de você quando você está triste […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *