MENU

Anterior

Cães sentem inveja, culpa e vergonha

Próxima

Próxima

O papel do cão no design de eletrônicos

Próxima

18/07/2013 Comentários (0) Visualizações: 7749 Cachorros, Curiosidades

O seu cão age diferente por você ser mulher?

img_1863.jpg

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade Mendel, na República Checa, cães que caminham com mulheres são quatro vezes menos agressivos durante a caminhada do que os que passeiam com os homens. Aprenda a maneira certa de passear com um cão.

No estudo, pesquisadores acompanharam 2.000 ocorrências aonde cachorros interagiam com outros cães durante a caminhada. Os dados foram coletados em horários diferentes e em trinta locais da cidade de Brno, com o objetivo de identificar as ocorrências de agressividade nos cachorros analisados e os fatores responsáveis por este tipo de comportamento nos cães.
Dos diversos dados analisados, o sexo da pessoa que caminha o cachorro era o fator mais importante na determinação de uma possível briga entre os cães. Cães que caminhavam junto com homens ameaçavam e mordiam outros cães quatro vezes mais do que os que passeavam com mulheres. De acordo com o professor que conduziu a pesquisa, o Prof. Petr Rezac, “a ocorrência de ameaças e mordidas em cachorros durante a caminhada podem ter alguma conexão com as tendências agressivas e/ou a impulsividade das pessoas.”

Veja as causas mais comuns de agressividade em cachorros.

Na região aonde o estudo foi conduzido, por exemplo, os homens culturalmente são mais agressivos com o treinamento de cachorros do que as mulheres. Essas tendências são capturadas pelos cachorros e podem afetar diretamente o comportamento do cachorro durante a caminhada. Mulheres, na média, tendem a ser mais sorridentes e calmas durante a caminhada, parando diversas vezes para interagir com outros donos. Comportamentos como esses transmitem para o cachorro uma sensação de segurança, o que reduz a necessidade de agredir outro cachorro ou proteger o dono.

Outro fator importante era se o cachorro estava com ou sem a guia (vale notar que por motivos de segurança, o dono sempre deve caminhar com o cachorro na guia). O estudo mostra que cachorros que andam na guia são cinquenta por cento mais agressivos do que os cachorros que andam soltos. Ao caminhar fora da guia, o cachorro consegue se comunicar de forma mais instintiva com os outros cães, sem ter que levar em consideração as limitações de locomoção e aproximação que existem quando eles estão na guia. Como diz o professor Rezac, “cachorros conseguem perceber mensagens sutis de uma ameaça apresentada por outro cachorro. Ao mesmo tempo, cachorros são extraordinariamente hábeis na leitura do comportamento social e comunicativo dos humanos.”

Então, como vimos, é muito provável que se você estiver estressada, seu cachorro será diretamente afetado por isso e provavelmente tenderá a ficar mais desconfiado e agressivo. Assim, se durante a caminhada com o seu cão você perceber que ele está mais agitado do que o normal, olhe para dentro e tende entender qual é o seu estado emocional nesse dia. Os cães são seres extremamente sensíveis e tudo o que você sente reflete diretamente no seu cão. Uma dica é tentar se acalmar antes e durante os passeios com seu cão, pois o seu comportamento durante a caminhada afetará diretamente o nível de agressividade do seu cão. Logo, não quer dizer que só por você ser homem, o seu cão é mais agressivo. Mas preste atenção no seu estado emocional.

Ensine o seu cachorro a caminhar com a coleira e guia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *