MENU

Anterior

O que pensar para escolher o cãozinho ideal?

Próxima

Próxima

Acostumando o cão aos brinquedos do bebê?

Próxima

08/04/2013 Comentários (0) Visualizações: 424 Cachorros, Quero um cachorro, Raças De Cachorros

Qual o melhor: cão de raça ou vira-lata?

Antes de tudo é importante saber que não tem pior ou melhor. Todos os tipo de cachorro são ótimas companhias e é importante entender o que você busca no seu cachorro antes de escolher o seu cão ideal, seja ele de raça definida ou não (SRD = sem raça definida). Cachorros de raça foram criados por meio de reprodução seletiva, aonde cachorros com características desejadas na raça se reproduziam e os com características não-desejadas ficavam sem se reproduzir ou eram castrados.  Com isso, as raças começaram a criar características físicas e comportamentais que as distinguiam de outras raças. Já o cão sem raça definida é uma mistura de várias raças, o que significa que ele obtém as características comportamentais, físicas e temperamentais de diversas raças.  E na maioria dos casos, é difícil distinguir de quais raças foram os ancestrais de um vira-lata.

Nível de energia

É possível identificar o nível de energia de um cachorro baseado em: o nível de energia de seus pais, o nível de energia da raça e o nível de energia do próprio filhote.  Sendo assim, dentro de uma mesma ninhada, é comum ter diversos cachorros com vários níveis de energia. Em vários casos, é difícil identificar o nível de energia de um cão sem raça definida baseado nas características dos pais ou da raça.  Porém, a forma como o cachorro sem raça definida reage ao estar com você já é um ótimo indicador do nível de energia dele. Antes de escolher um cachorro, é importante analisar o seu nível de energia e como você investe as horas do seu dia.  Você é uma pessoa que gosta de exercício?  Quanto tempo tem para se dedicar ao seu cachorro?  Tem um estilo de vida calmo ou agitado?  Sempre escolha um cachorro que tenha um nível de energia igual ou inferior ao seu. Leia mais: Como escolher um cão ideal para você?

Aparência do cão

Várias pessoas, ao escolherem o seu cachorro, baseiam sua decisão nas características físicas do cachorro.  As características físicas devem fazer parte da decisão de qual cachorro adquirir porém a decisão não pode ser baseada somente nisso.  Entre as características físicas mais importantes a serem consideradas antes de adquirir um cachorro estão inclusas:

  • Porte do Cachorro.  Analise o quanto de espaço você tem na sua casa e aonde o cachorro passará os seus dias.  O seu espaço comporta um cachorro de grande porte?  Caso contrário, é melhor considerar um cachorro menor que ficará confortável em um espaço mais pequeno.
  • Pelagem.  Cachorros soltam pêlo e para cachorros de pelagem longa, pode esperar uma grande quantidade de pêlos em sua residência.  Isso deve ser considerado na sua decisão pois afetará a quantidade de vez que você terá que fazer/aspirar o chão e móveis da sua casa.  Também verifique se ninguém na sua residência é alérgico a pêlo de cachorro.

Temperamento dos cães

O temperamento do cachorro é baseado em como ele age com outros animais e pessoas e, apesar de ser genético, também pode ser modificado baseado no ambiente em que o cachorro convive.  Isso significa que o seu cachorro nasce com um certo temperamento e continua com ele durante a sua vida, mas a maneira em que o cachorro expressa o seu temperamento pode mudar. Por ser uma característica prioritariamente genética, é importante considerar o temperamento que você busca em um cachorro antes de trazê-lo para casa. Existem testes de temperamento que medem algumas características do cachorro, tal como a confiança, agressividade, timidez, instinto de caça, instinto de fuga e habilidade de distinguir entre situações perigosas e não perigosas. Dentro de uma raça, a maioria dos cachorros exibem temperamentos similares.  Porém, há de se considerar também o temperamento individual de cada cachorro.  Sendo assim, é possível  medir e entender o temperamento tanto de cachorros de raça definida, quanto de raça não-definida, antes de trazê-lo para casa.

Comportamento dos cães

Alguns tipos de comportamento são exibidos em diversos cães dentro de uma raça.  Por exemplo, algumas raças são famosas por terem cachorros que caçam, outras por terem cachorros que cavam, e assim por diante. Para cachorros sem raça definida, é mais difícil entender quais características comportamentais ele exibirá ao longo da sua vida.  Porém, na maioria dos casos, essas características não estão tão engrenadas no DNA do cachorro.   Isso significa que você pode ter um cachorro vira-lata que adora caçar, mas o instinto de caça nele poder ser mais fraco do que o mesmo instinto em um cão de raça criado pelas suas habilidades de caça. Vale notar que vários problemas comportamentais ocorrem por conta da maneira em que o cachorro foi criado e não pelas características da raça dele.  Por exemplo, um cachorro que pula em cima das pessoas que chega em sua casa não faz isso necessariamente por conta da sua raça mas normalmente por conta da forma com que ele foi criado. Leia mais sobre comportamento de cães!

A origem do cachorro

Principalmente para cachorros de raça, é importante entender o lugar e a forma que o cachorro foi criado.  Diversos criadores criam os seus cachorros em situações desumanas, não higiênicas e agressiva.  Outros tiram os filhotes da mãe muito cedo e por conta de abusos na quantidade de cria por animal, procriam deficiências genéticas.  Tudo isso traduz em problemas de comportamento, temperamento e saúde para o seu cachorro.  Vira-latas tendem a ter menos problemas de saúde por não serem criados entre os mesmos cachorros e passarem por uma espécie de processo de seleção natural nas ruas. Se fizer questão de ter um cachorro de raça, consulte um criador de confiança. Além disso, visite o criador para ver as condições dos animais e consulte a linha genética dos animais criados lá.

Escolha final

Escolher um cachorro é um decisão que te afetará para a próxima década.  Antes de escolher o seu cachorro, é importante fazer uma análise de si mesmo, entendendo por que você quer o cachorro, quais características você busca no seu cão e o seu nível de energia.  Para várias pessoas em busca de uma companhia, um cão sem raça definida será um companheiro ideal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>