MENU

Anterior

Órfãos posam com cachorros abandonados

Próxima

Próxima

Cachorro anda de bicicleta, sem a ajuda dos donos

Próxima

04/08/2014 Comentários (0) Visualizações: 10311 Bio Florais, Cachorros, Curiosidades, Dicas De Produtos, Projetos Especiais

Como os cães enxergam seus brinquedos?

Embora a grande variedade de brinquedos em tons de vermelho, laranja ou verde sejam interessantes para os humanos, essas cores vibrantes não são as melhores alternativas para os cães.

Os cachorros enxergam cores, mas têm uma visão bicromática

Segundo estudos, os cães possuem uma visão bicromática, diferentemente dos humanos que podem compreender a variação de tons presente na cartela de cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta).

Para efeito de comparação, um cão provavelmente enxerga em tons de azul escuro, azul claro, cinza, amarelo claro, amarelo mais escuro (provavelmente semelhante ao que percebemos como marrom) e cinza muito escuro.

O que enxergamos como verde, os cachorros enxergam como amarelo

O que nós humanos vemos como verde, amarelo e laranja, pode ser compreendido como tons amarelados para os pets. Violeta para nós é semelhante ao azul para eles. O vermelho pode ser visto como um tom de cinza escuro ou até mesmo preto para os cachorros. Desta forma, a variação de tons é basicamente reduzida a uma cartela de cores entre amarelo, cinza e azul.

Portanto, brinquedos em tons de branco, azul e, principalmente, amarelo são mais facilmente perceptíveis pelos cães durante a diversão e os mais recomendados também.   Já uma bolinha verde, em vários casos, será difícil para um cão enxergar na grama.

Como a visão do cachorro se diferencia da visão dos humanos

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, os cachorros não enxergam apenas tons de preto, branco e cinza. Assim como na visão humana, os animais possuem células especiais que captam luz, os cones, que são responsáveis pela diferenciação das cores.

A principal razão para esta variação entre a visão dos humanos e dos cachorros está na quantidade de tipos de células cones presentes na visão. Ou seja, a visão dos homens possui uma maior variedade e combinações de células de captação de cores do que a dos cães – que possui apenas dois tipos de cones. Porém, diferentemente de seus donos, os cães conseguem diferenciar tons de cinza. Tal característica está intimamente ligada a capacidade destes animais de enxergar em ambientes com pouca luz ou mesmo as suas habilidades visuais noturnas, que são muito mais aguçadas do que as nossas.

Os brinquedos do seu cachorro são todos da mesma cor?  Qual é a cor favorita dele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *