MENU

Anterior

Florais para ansiedade: como usar

Próxima

Próxima

Seu cachorro sabe quando você está triste?

Próxima

14/07/2014 Comentários (1) Visualizações: 20635 Bio Florais, Cachorros, Problemas De Comportamento, Projetos Especiais

Como fazer o cachorro parar de cavar

cachorro-cavando-2.jpeg

Os cães cavam por instinto, seja ele correr atrás de uma fêmea no cio, se refrescar ou fazer exercícios.

Em vários casos, esses instintos, advindos dos ancestrais do cachorro, podem ser redirecionados para coisas mais construtivas para o cachorro.

Dessa forma, o cachorro consegue cavar de forma construtiva, sem destruir a casa ou jardim.  Para cachorros que cavam por ansiedade, medidas devem ser tomadas para tratar a ansiedade do cachorro.  Sendo assim, é importante entender por que o cachorro cava:

1. Quanto mais fundo ele cava, mais o buraco refresca

Cachorro cava a lama para se refrescar

Esse cachorro cava para se refrescar (Foto: Serikal)

Cães cavam com mais frequência em dias quentes.  Isso por que em dias quentes um buraco na terra é mais fresco do que deitar diretamente no chão ou grama. Cachorros que cavam para se refrescar vão deitar no buraco que cavaram. Quando a barriga do cachorro está em um chão frio, o cachorro se refresca mais rapidamente.  Uma opção é colocar uma toalha molhada para o cachorro deitar, como forma reduzir a vontade de cavar.

2. Cavar é uma ótima forma de se cansar

Os cães precisam gastar sua energia. Como, às vezes, eles não têm com quem brincar, ou não passeiam o suficiente para se sentirem cansados, eles decidem cavar o jardim como uma maneira de se entreter. A atividade de cavar deve ser substituída por algo igualmente cansativo e divertido para o cachorro.  Caminhadas mais longas no período da manhã cansam o cachorro e o coloca em um estado mais tranquilo, reduzindo assim sua vontade de cavar.


Bio Florais: Hiperatividade

Se o seu cachorro for hiperativo, considere o floral HIPERATIVIDADE.  Esse composto visa melhorar a agitação, favorecendo o desbloqueio das energias de equilíbrio e bem-estar do cão.


 

3. Alguns cães escondem suas comidas e brinquedos no jardim

cachorro cava para esconder comida

Cachorro cava um buraco para esconder a sua comida (Foto: Jetteff)

Seja porque existem outros cachorros na região, ou porque eles querem guardar um osso recreativo, diversos cães cavam a terra para esconder comida. Similarmente, algumas raças têm mais propensão a cavar por conta das características comportamentais de sua raça.

Para reduzir esse tipo de comportamento, donos podem determinar um espaço e horário especial para o cachorro cavar.  Desta forma, os cachorros conseguem manter o seu comportamento instintivo sem destruir o jardim inteiro.  Em alguns casos, donos podem determinar um espaço fechado para os seus cães comerem.  Desta forma, eles não enterram os seus petiscos para consumir depois. Colocar uma pedra grande no buraco onde o cachorro esconde as comidas também pode fazer com que ele desista de cavar.

Cães não gostam de sentir odores que os afastem, ainda mais se esse cheiro pertencer a eles: experimente colocar as fezes do animal no buraco. Ele provavelmente não vai querer mais voltar nos buracos para tentar achar alguma coisa que tenha enterrado.

4. Cachorro cava debaixo do portão: uma oportunidade de passear o dia inteiro

cachorro cava para fugir

Esses dois cachorros cavam para fugir do jardim (Foto: Dani0010)

Eles também cavam para tentar escapar, seja para ir atrás de uma cadela no cio, marcar território em outro lugar, tentar encontrar os donos, etc. Cachorros que cavam para escapar correm o risco de se perderem, serem atropelados ou até serem adotados por outras pessoas.

Existem algumas soluções que podem ajudar com que ele desista do hábito de cavar.  Donos devem colocar uma cerca mais profunda no quintal, para eliminar as chances do cachorro ser bem sucedido na sua tentativa de escape. Para cachorros que fogem em busca de cadelas no cio, consulte o seu veterinário sobre a castração.

5. Ansiedade da separação

Cachorros que sofrem com ansiedade da separação não toleram ficar longe do dono.  Cachorros com esse tipo de ansiedade podem chorar, latir, cavar e roer quando os donos estão fora de casa, como forma de expressar essa ansiedade.  Para esses casos, é importante tratar a ansiedade do seu cachorro.


Bio Florais: AnsiedadeSe o seu cachorro cava por conta de ansiedade, considere o floral ANSIEDADE.  Esse composto é indicado para animais que roem, cavam, latem, urinam e se busca o relaxamento.


 

Foto principal: Luna por Stephanie Petra / CC BY 2.0
Foto: Panda Kaivaa por Serikal  / CC BY-SA 2.0
Foto: Dig a Tunnel por Jetteff  / CC BY-SA 2.0
Foto: The Big Dig por Dani0010  / CC BY-SA 2.0

Um comentário para Como fazer o cachorro parar de cavar

  1. Carolina disse:

    Minha cadela cava o sofá toda vez que eu saio, já reparei que é indiferente quanto tempo eu fique fora. Já deixei brinquedos e coisas para roer mas mesmo assim ela continua. Ela foi adotada e está na minha casa vai fazer uma semana. O comportamento começou quando eu comecei a sair de casa e ficar mais tempo fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *