MENU

Anterior

8 dicas pra deixar o seu cachorro sozinho em...

Próxima

Próxima

Cachorro para criança: quais são as melhores raças?

Próxima

22/06/2015 Comentários (27) Visualizações: 210104 Bio Florais, Cachorros, Cuidados Básicos, Projetos Especiais

Como tirar cheiro de cachorro da sua casa

Muitas pessoas nos escrevem querendo saber como tirar o cheiro de cachorro de casa. Quem é dono, e também quem visita frequentemente a casa de quem têm cães, sabe que eles exalam um cheiro característico e, inclusive, esse é um dos motivos por que muitas pessoas não querem ter um cão. Para elas, lembramos que algumas raças de cachorros não exalam muito cheiro.

Como tirar cheiro de cachorro da sua casa

Além disso, saibam que é possível reduzir bastante o cheiro do cachorro em casa. Para tanto, apresentamos abaixo algumas dicas para tirar o cheiro de cachorro dos mais variados lugares da sua casa.  Se você quer tirar pelo de cachorro das suas roupas, confira essas dicas.

Mantenha o seu cachorro sempre limpo

Para minimizar o cheiro de cachorro da sua casa, a primeira dica é manter o cachorro limpo.  Além de dar banho regularmente, limpe as orelhas, as patas, as remelas dos olhos e escove os dentes do seu cachorro. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o pelo do cachorro, sozinho, não é o grande responsável por deixar a sua casa com cheiro de cachorro (a menos que ele goste de rolar na grama ou no chão).

Se você perceber que o seu cachorro está com um cheiro muito forte, leve-o ao veterinário imediatamente.

Como tirar o cheiro de cachorro do ambiente

Para tirar o cheiro de cachorro dos ambientes da sua casa, aspire a casa com um aspirador de pó frequentemente.  Se o seu cachorro solta bastante pelo, talvez seja necessário aspirar duas a três vezes por semana. Sempre que os cães se coçam, eles carregam sujeira de suas patas para sua pelagem e, também, o cheiro das patas. Então sempre tire os pelos soltos pela casa. Passar um pano com lustra-móveis para tirar a poeira dos seus móveis também, de tabela, ajuda a tirar o cheiro de cachorro da sua casa dado que, além do pó, o produto também remove os pelos do seu cão.

Abra as janelas para circular o ar da sua casa.  Principalmente no inverno, quando a casa fica fechada, o ar não circula e o ambiente fica com mais cheiro de cachorro do que no verão.  Às vezes abrir a janela é o suficiente para refrescar e reduzir o cheiro de cachorro do ambiente.

Outra dica para deixar a casa cheirosa é apostar em velas, incensos e aromatizadores de ambiente.  Mas lembre que apesar de deixar a sua casa cheirosa, o incenso só mascara o cheiro de cachorro.

Se o seu cachorro solta muito pelo, considere comprar um aspirador de pó sem saco.  Nós compramos esse e gostamos.

Como tirar o cheiro de cachorros dos tecidos da sua casa

Uma lavagem com sabão em pó na máquina nem sempre é suficiente para tirar o cheiro de cachorro dos tecidos da sua casa.  Porém, colocar um pouco de vinagre junto com o sabão pode fazer a toda a diferença.  Seguindo essa simples dica, a roupa não fica com cheiro de vinagre, nem com cheiro de cachorro.

O bicarbonato também é recomendado para remover o cheiro e pode ser adicionado à lavagem.  Porém, tome cuidado para não manchar as suas roupas e teste em pequenos pedaços de tecido antes.  Para os locais mais difíceis, como o tapete e o sofá, use essas dicas para remover o cheiro.

Lave os cobertores que o seu cachorro usa com frequência, sempre deixando de molho bastante tempo, e, quando possível, não esqueça de lavar as cortinas, almofadas e outros itens da casa que absorvem o cheiro de cão.  Quando limpos, todos contribuem para uma casa que não tem cheiro de cachorro.

Foto principal:  Shifted by Reader of the Pack / CC BY-ND 2.0

27 comentários para Como tirar cheiro de cachorro da sua casa

  1. RONALDO disse:

    O pior cheiro é o de xixi do cachorro. Favor comentar como eliminá-lo.

    • Lucia disse:

      Água sanitária é tiro e queda para cheiro de xixi de cachorro.

    • keila santos disse:

      é só jogar água sanitaria e desinfetante em cima do xixi ai depois de mais ou menos 1 minuto é só passar o pano, enxaguar e passar outra vez, é complicado mas funciona.

      • lila disse:

        ñ tm q remover o xixi e depois colocar água sanitária deixar agir uns minutinhos e depois lavar bem q o cheiro sai

      • Robson disse:

        Cuidado quando misturar água sanitária com desinfetante, pois eles reagem entre si emanam vapores tóxicos tanto para os humanos quanto para os animais….

    • Jorez disse:

      So colocar o gel Oxigenio no ambiente e pronto os cheiros fortes desaparecem.

    • Victoria disse:

      O pior xixi é o humano e o de gato. O humano é de virar o estômago e o de gato parece goiaba estragando, dificílimo de sair!

    • luciano disse:

      acabei de descobrir hj que vinagre e otimo para isso.

      • caryna disse:

        SIM! Vinagre é perfeito. Quando o meu cachorro faz xixi no tapete, eu uso vinagre e jogo um pouco de bicarbonato de sódio. Fiz isso quando percebi que o sabão não adianta nadinha, nem mesmo em várias lavadas

    • José disse:

      Cuidado com produtos de limpeza, eles podem ser extremamente agressivos para os animais. Existem em supermercados e pet shops produtos de limpeza para animais q funcionam muito bem. Cuide do animal e não o maltrate com excesso de produtos.

  2. luiz disse:

    Incrível a matéria não fala nada sobre o pelo que é o maior causador do mau cheiro, se o cão tiver pelo farto deverá ser escovado no mínimo três vezes por semana assim é retirado o pelo velho e a sujeira do animal, se o cão tiver pelo curto é mais fácil basta passar uma escova que não agrida a pele do bicho e um pano úmido com álcool que o maus cheiro vai embora.

  3. Sylvia Gasparini disse:

    Mariana, tenho um texto muito interessante sobre “cheiro de cachorro na casa de quem os têm”, que se você quiser mandarei. Seria interessante publicá-lo, pois quem tem cachorro e gosta, corre o risco de ter o cheiro junto com ele.
    Abraço

  4. IGNEZ DE FARIA LEMOS disse:

    Moro em um pequeno apartamento e uso água e vinagre de álcool para limpar o cachorro depois do passeio. Ele fica sem cheiro e a casa também!!! (duas porções de água para uma de vinagre. Molhe um pano limpo nessa mistura, torça bem e limpe o cão. Depois escove-o suavemente. Ele fica lindo e sem cheiro)

  5. janete disse:

    Adorei as dicas,mandem mais pois é sempre bom ficar antenado sobre tudo que seja bom para quem tem amigos como nossos cães.

  6. Josimar Gonçalves Marchão disse:

    minha cadela só quer dormir dentro de casa. o que fazer ou que produto usar no local para que ela acostume dormir em outro lugar? o local que ela dorme fica fedendo, mesmo ela tomando banho 3 vezes na semana. me ajuda por favor, não aguento mais o mau cheiro.

    • magrosbc disse:

      Dando banho 3 vezes por semana vc vai acabar matando o seu cão. Os cachorros tem duas dermes: a primeira é a pele que a gente vê e toca e que seca rapidamente; a segunda fica mais abaixo e demora cerca de uma semana para secar. Essa segunda derme ficando constantemente molhada, como a do seu cão, provoca pneumonia e outras doenças. Geralmente é fatal! Pode confirmar com o seu veterinário.

    • José disse:

      A pele do cão não é como a do ser humano, portanto um banho por semana dependendo da raça. Secar bem é fundamental. Ele poderá vir a ter problemas de pele. Deveria ter ensinado a cadela a dormir em local que não fosse dentro de casa, mas todo cuidado, casinha, tecido, cobertores é essencial ao animal pra q não fique doente, principalmente no inverno.

  7. Rose disse:

    Josimar quanto mais banho vc der mais forte será o cheiro. Não se deve banhar muito o animal é preferível escova-lo. Faça a mistura que a IGNEZ ensinou (duas porções de água para uma de vinagre de alcool. Molhe um pano limpo nessa mistura, torça bem e limpe o cão. Depois escove-o suavemente. Ele fica lindo e sem cheiro).
    Mas se o cheiro continuar muito forte é melhor procurar o veterinário que pode ser algum problema de pele.

  8. Marisa disse:

    Me ensinaram e eu gostei……. Vou dividir com vocês… Eu uso água, com um pouco de álcool e uma colherinha de detergente de pia para passar no chão. Depois de limpo passo….. devidamente diluído, o Herbalvet T.A da Ourofino. Quando ele faz as necessidades dele eu limpo o bumbum dele com lenço umedecido ou lavo com sabonete líquido protex. Quando saímos , na volta eu lavo a patas dele porque se ele lamber não ficará doente. Seco bem depois. Água com vinagre de maçã faz uma boa limpezinha nos pelos deles também. Espero que gostem…..

  9. Robson disse:

    Preciso de ajuda!!
    Quando minhas duas cadelinhas estão sozinhas e eu esqueço de virar um sofá em cima do outro elas fazem xixi nele.
    Existe algum produto que possa passar no tecido para que elas não façam mais isso?
    Comprei um na loja especializada, mas ele tem um odor muito ruim, até mesmo para minha esposa e eu.
    Obrigado.

    • gabriela disse:

      olá, suas cadelas devem estar fzd isso para tentar chamar a atenção, tente ensiná-las a fazer no local correto, dando petiscos qnd fazem certo. Com o meu cachorro funcionou, espero q com elas tbm resolva. para retirar o mal cheiro utilizei um eliminador de odores da marca Doctor animal.

  10. Geovana disse:

    Pra tirar o cheiro de cachorro do ambiente encontrei esse produto aqui http://loja.oxigeniogel.com.br/ tira mesmo o cheiro

  11. Gal disse:

    Tenho uma cadela,tenhe quatro meses e um gato,só faz xixi dentro casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *