MENU

Anterior

10 raças de cães pequenos que amam colo

Próxima

Próxima

Você incentiva o seu cão a latir?

Próxima

02/04/2015 Comentários (0) Visualizações: 6609 Cachorros, Curiosidades, Vale A Pena Ver

Ler para cães é benéfico para crianças

Enquanto na hora de brincar, a presença de um cão incentiva a criança a fazer mais perguntas e se engajar, na hora de ler, a mesma presença acalma a criança e ajuda a melhorar as suas habilidades de leitura.

Isso por que os cachorros, ao ouvirem sem julgar ou corrigir, permitem que as crianças relaxem e aprendam no seu próprio ritmo.  Considerando que a dificuldade de ler tem menos a ver com limitações intelectuais e e está diretamente ligada com a superação de medos, o conforto e tranquilidade que o cão traz durante a leitura promove um maior aprendizado das crianças.

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia, crianças participantes de um programa de leitura melhoram suas habilidades de leitura em 12% em um período de 10 semanas. Enquanto as crianças que participaram do programa, mas não tinham cães presentes não apresentaram índices maiores de desenvolvimento no aprendizado.

A ONG pioneira no ensinamento com cães terapeutas, chamada de R.E.A.D. (sigla que significa ler, em inglês), agrega a essa pesquisa, dizendo que a capacidade de comunicação como um todo melhora, junto com a sua auto-estima e higiene pessoal.  Estudos anteriores relacionam a convivência entre criança e cão com menores índices de gripe, alergia e problemas respiratórios.

Como a presença do cão influencia o desempenho da criança

Os programas de leitura consistem em visitas supervisionadas entre cães e crianças.  Nessas visitas, as crianças acreditam que elas estão ensinando os cachorros a ler.  Em diversos casos, elas até deixam os cachorros selecionarem o livro que será lido.

Naturalmente, a criança se ensina durante o processo e, durante a conversa, desenvolve as suas habilidades de comunicação.  Não há motivo para sentir humilhação ou vergonha por que, para ela, a sessão de leitura é totalmente sobre o cachorro e não sobre o seu aprendizado.  Ela está fazendo algo importante e isso é motivo de orgulho.  Portanto, o aprendizado é algo que sai naturalmente desta experiência.

— Foto: Divulgação 

loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>