MENU

Anterior

Pug Michael Jackson

Próxima

Próxima

Fotos de cachorros pequenos

Próxima

11/10/2012 Comentários (0) Visualizações: 32 Cachorros, Cuidados Básicos

Doenças de peles em cães: dermatite

boxer.jpg

Doenças de pele em cães

Até hoje quem ainda não viu o seu animal se coçando? Pois é, todos sabem que é muito comum que eles se cocem. Aliás, é bastante corriqueiro em uma clinica veterinária de pequenos animais (cachorros, gatos, etc.), repararmos o surgimento de doenças de pele em cães ocasionadas por dois motivos principais: por infecção ou por uma reação alérgica. Por isso vamos explicar um pouco mais sobre esse tipo de doença de cachorro e também tentar esclarecer algumas dúvidas sobre o que deve ser feito quando essas irritações aparecem.

Doença de pele em cachorro: principais dermatites

Entre as doenças de cachorros, as doenças de pele são muito comuns. Mas é importante saber que nem sempre uma mesma doença causa os mesmos sintomas em diferentes animais. Logo, caso você esteja com a sensação de que há algo errado com a pele do seu cão, é importante levar o animal para ser examinado por um médico veterinário, para que assim ele realize exames veterinários e sejam observados os sinais clínicos para que se possa identificar o agente causador da doença. Sempre ouvimos falar sobre sarna canina ou infestação de carrapatos ou pulgas, mas existem também outras doenças que podem ocasionar coceira em seu animal. Dentre tantas, podemos dividir as doenças de pele em cães em três grupos principais:

As mais corriqueiras são as dermatites alérgica, ocasionada por picadas de insetos.

Causas de dermatite em cães

Pulgas, carrapatos e outros parasitas de pele podem ocasionar reações alérgicas que se manifestam causando lesões e coceiras em seu animal. Outra reação que pode ocasionar lesões na pele, é uma hipersensibilidade alimentar, alguns alimentos podem causar irritação e coceira, além de estimular a liberação de secreções que causam mau cheiro no animal. Ainda assim podemos ter uma alergia atópica ou de causa desconhecida. Esta é mais rara porém de difícil tratamento, pois não há uma causa que dispara a reação, o que torna trabalhoso e complicado alcançar uma cura definitiva. Além dessas causas, temos ainda as infecções por bactérias e fungos em cachorros que podem causar lesões de pele bastante intensas se não tratada. E por fim as dermatites autoimunes que são causadas por reações do próprio organismo. Essas são de difícil tratamento e geralmente tem que ser controlado durante toda a vida do animal. Em todos os casos, o primeiro passo é procurar o veterinário, pois é ele quem saberá como prosseguir para o diagnóstico e tratamento. E na maioria dos casos, bons hábitos de higiene, e uma boa alimentação será suficiente para prevenir a maioria dos casos de doenças de pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>