MENU

Anterior

Fotos de cachorros pequenos

Próxima

Próxima

Carrapato em cachorros

Próxima

24/10/2012 Comentários (0) Visualizações: 216 Cachorros, Cuidados Básicos

Diarréia em cachorros

dog_sleep.jpg

O que causa diarréia em cachorro?

Antes de tudo devemos esclarecer que a diarréia é um sintoma e pode ser uma manifestação de vários tipos de doença canina de origem bacteriana, fúngica, viral, protozoária ou verminótica, além de problemas nutricionais, falhas na alimentação ou outras causas de fatores variados. Nesse sentido, o tratamento da diarréia canina irá variar de acordo com a causa do problema e com cada tipo de infecção. Por isso, caso você esteja com um cachorro com diarréia certo é recorrer à um veterinário, pois somente ele tem a capacidade de diagnosticar a doença e tratar adequadamente.

Quais os riscos de diarréia canina?

Animais que estão acometidos por este sintoma, podem sofrer desidratação sistêmica, além de não absorver adequadamente os nutrientes dos alimentos, causando perda de peso do animal. Em casos de diarréia com presença de material sanguinolento (diarréia com sangue), o animal poder ter um quadro de anemia, agravando ainda mais seu estado.

Tipos de diarréia em cães

É Importante identificar qual o tipo de diarréia, que pode ser classificada de diversas maneiras. As classificações podem ser de acordo com:

  • A consistência das fezes do cachorro, que pode ser:
    • Amolecida;
    • Pastosa;
    • Aquosa;
  • Quanto a presença de sangue nas fezes do cachorro, que pode apresentar:
    • Sangue vermelho vivo, ou não digerido nas fezes (hematoquesia);
    • Sangue vermelho escuro, o qual já foi digerido nas fezes (melena);
  • Quanto a presença ou não de secreção nas fezes;
  • Quanto a coloração das fezes;

O que fazer com um cão com diarréia?

LEVE AO VETERINÁRIO O MAIS RÁPIDO POSSIVEL. Somente o veterinário poderá ser capaz de diagnosticar a doença que acomete seu animal e irá tratá-la adequadamente, com medicações, planejamento de reposição de fluídos perdidos com a diarréia e eletrólitos para reestabelecer a hidratação, além de uma dieta adequada para o período que o animal estiver sofrendo deste sintoma.

Cachorro com diarréia: primeiros socorros

É de estrema importância que o seu cachorro se mantenha hidratado até a consulta com o veterinário. Para tal você pode auxiliar o seu cão a beber água, além de manter o animal limpo e o ambiente higienizado, com o fim de evitar infecções secundárias. Essas doenças podem vir a atacar o animal devido a deficiência imunológica causada pela doença principal, que está causando a diarréia.

Existe remédio para diarréia de cachorro?

Apesar de existir remédio para diarréia canina não utilize medicações sem consultar um veterinário. O uso de medicação sem prescrição pode mascarar os sintomas da doença principal e, consequentemente, prejudicar o diagnóstico do veterinário e o tratamento do seu animal.

Prevenção à diarréia canina

Deve-se realizar uma higienização do ambiente e dos utensílios do animal; evitar alimentação que não seja adequada para o animal (intoxicações alimentares são uma das principais causas de diarréia) um exemplo disto, é o aumento da queixa de diarréia em épocas festivas, quando os proprietários, ou os convidados das festas tem costume de alimentar os animais com sobras da comida das festas ou churrascos. Deve-se ainda, precaver e educar o animal para que não pegue alimentos ou outros objetos do chão durante os passeios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>