MENU

Anterior

Filhotes de dorberman brincando

Próxima

Próxima

Idade de cachorro

Próxima

23/11/2012 Comentários (0) Visualizações: 818 Cachorros, Cuidados Básicos

Doença do carrapato em cães

nana.jpg

Doença do carrapato em cachorro: principais doenças

Podem ocorrer 2 tipos de doenças do carrapatos em cães:

  • Babesiose canina
  • Erlichiose canina

Babesiose canina

Causada por um protozoário,  é transmitida pelo Rhipicephalus sanguineus, quando infectado a babesia invade as células vermelhas do sangue se reproduzem em seu interior, quando não há mais espaço estas células se rompem causando sua destruição.

Babesiose canina: sintomas

Devido a isto, o animal pode apresentar uma anemia severa e problemas de coagulação, Além disto o animal pode apresentar, febre, letargia ( quando não se movimenta muito), diarréia, vômitos e palidez de mucosas. Existem exames laboratoriais que o veterinário deverá realizar para comprovar a infestação do parasita. Por isso é importante consultar o médico de seu animal caso alguns dos sintomas apareçam.

Babesiose canina: tratamento

O tratamento da babesiose canina será feito através de antibióticos específicos para o caso do seu animal.

Erliquiose canina

Causada por uma bactéria e também transmitida pelo Rhipicephalus sanguineus. Esta bactéria, infecta as células brancas do sangue do animal, podendo manifestar se de forma aguda, sub clinica ou crônica.

Erliquiose canina: sintomas

Os sintomas da erliquiose canina variam segundo a forma de manifestação da doença. As principais formas são:

  • Erliquiose canina na forma aguda
  • Erliquiose canina na forma sub-clínica
  • Erliquiose canina na forma crônica

Na forma aguda: O animal irá manifestar febre acima dos 39, 3 graus celcius, além de letargia, perda de peso e apetite, fraqueza. Na forma sub-clínica: Geralmente não perceptível ao proprietário, o animal pode apresentar hemorragias, depressão, edema dos membros e palidez das mucosas, E na fase crônica: O animal apresentará sintomas semelhantes ao da fase aguda, porém mais brandos, poderá apresentar reações auto imunes (processos alérgicos), infecções secundárias e pneumonia, cansaço e apatia, além de anemia  e diarréia. O diagnóstico se dá através de um bom exame clinico do animal,  sempre informe o veterinário sobre a infestação de carrapatos, pois esta informação é crucial, já que os sintomas podem ser iguais para outras doenças, um exame laboratorial pode identificar a bactéria no sangue e indicar o diagnóstico.

Como prevenir doenças do carrapato em cães

Para prevenir as doenças do carrapato, deve se manter o seu cão sempre medicado para não ter contato com o carrapato, lembrando sempre que basta uma picada de um carrapato infectado para que o animal corra o risco de ficar doente, é sempre bom utilizar venenos que previnem a infestação, além disto deve se controlar a infestação do ambiente, higienizando e dedetizando os locais e objetos que os cães frequentam e utilizam com produtos específicos e tomando o cuidado de seguir sempre as recomendações do fabricante. Além disso, pode-se utilizar um método de para eliminação dos carrapatos fazendo uso de lança-chamas no ambiente, mas este deve ser feito por um profissional qualificado para que não haja risco de incêndios. As doenças transmitidas pelos carrapatos fazem parte das principais doenças caninas. Esperamos que com esse artigo você tenha aprendido a cuidar melhor do seu amigão e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>