MENU

Anterior

Demi Lovato ganha cachorro de presente

Próxima

Próxima

4 passos para acostumar o cão aos fogos

Próxima

29/12/2014 Comentários (1) Visualizações: 73664 Cachorros, Cuidados Básicos, Curiosidades

Você deveria tosar o seu cão no verão?

No verão, as pessoas guardam no armário as roupas que as esquentam no inverno e deixam seu corpo mais exposto como uma forma de se refrescar.

Ao mesmo tempo, quando donos veem a pelagem longa dos seus cães no verão, eles, com base nesse raciocínio, os raspam, já que a longa pelagem teoricamente esquenta o cão e, por esse motivo, deveria ser removida nos meses quentes.

Se você estiver incomodado com a quantidade de pelo que o seu cachorro solta no verão e por isso quer tosá-lo, existem outras alternativas.  Essa escova eletrônica, por exemplo, remove vários dos pelos mortos do seu cachorro e reduz a quantidade de pelos que ficam soltos pelo ar.

O pelo pode servir para regular a temperatura do cachorro

Porém, o pelo do cachorro não age da mesma forma que uma roupa e é um componente essencial para a regulagem da temperatura do cão.  Em diversos casos, o pelo serve tanto para esquentar o cachorro no inverno quando para esfriá-lo no verão.  Sendo assim, ao tosar o cachorro, você pode sem querer prejudicar a habilidade do seu cachorrode regular a sua temperatura.

cachorro-tosa2-web.png

Antes de tosar o cachorro, consulte um veterinário e se informe se deve ou não manter a pelagem do cachorro para o verão. Os seguintes fatores que devem ser considerados antes de tosar o cachorro e respondidos pelo veterinário:

  • A raça do cachorro foi modificada pelos humanos para ter pelo longo e grosso ou a raça naturalmente tem esse tipo de pelo?  Cães que naturalmente têm uma pelagem longa normalmente a usam para regular a sua temperatura.
  • A tosa deixará o pelo do cachorro com menos de três centímetros de cumprimento?  Expor a pele diretamente ao sol pode causar queimaduras no cachorro.  Portanto, o cão que será exposto ao sol deve ter, no mínimo, entre dois e três centímetros de pelo para protegê-lo do sol.

As condições do ambiente aonde o cachorro vive também são cruciais na decisão de tosá-lo.  Por exemplo, cachorros que vivem em campos abertos, com acesso a rios e piscinas, têm necessidades diferentes do que o mesmo cachorro vivendo em um jardim, no asfalto ou em um apartamento com ar condicionado.  Consulte um profissional antes de tosar o seu cachorro para mantê-lo protegido durante o verão.

Um comentário para Você deveria tosar o seu cão no verão?

  1. Muito bacana!!

    Na verdade é um dilema uma vez que na casa da minha avó tem uma Husky Siberiano e se não tosa o bicho da até dó pois fica com cara de cansada no verão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *