MENU

Anterior

Cachorro castrado monta em outros cães

Próxima

Próxima

Como aplicar florais em gotas no seu cachorro

Próxima

14/07/2014 Comentários (6) Visualizações: 27399 Bio Florais, Cachorros, Problemas De Comportamento, Projetos Especiais

Florais para tratar o seu cachorro

Os florais são essências de flores específicas, desenvolvidas inicialmente pelo Dr. Edward Bach,  e que são usados como uma forma de tratamento para diversos problemas emocionais, baseado sobretudo na busca pelo equilíbrio e neutralização da energia.  Eles ajudam pessoas e animais a liberarem traumas que passaram em suas vidas e, assim, ajudam a reduzir os pensamentos e ações negativas que ocorrem na vida de cada um.

“Não existe verdadeira cura sem que ao menos exista um mudança no ponto de vista, na paz mental e na felicidade interior” – Dr. Edward Bach

Quem era o Dr. Edward Bach

O Dr. Bach era um médico bacteriologista e homeopata. Ele dedicou a sua vida a descobrir uma cura, não para os efeitos de uma doença, mas sim para a suas causas. No seu trabalho, ele descobriu que, para ter uma real cura, ele não poderia somente tratar a doença mas precisaria também tratar os seus pacientes, levando em consideração a personalidade e os sentimentos de cada um.

Como médico, o Dr. Bach sempre passou horas junto aos seus pacientes, escutando atentamente o que eles tinham para falar e tentando entender os problemas de cada pessoa, o que os dava medo e os preocupava. O Dr. Bach, na sua carreira, desenvolveu grupos de vacinas, mas sempre buscava ao mesmo tempo um método menos invasivo de tratar os seus pacientes.

O Dr. Bach não somente focava em entender as pessoas dentro do seu hospital mas também em situações sociais. Depois de um tempo, ele conseguiu categorizar as pessoas nos seguintes grupos: os que tinham medo, os que tinham dúvidas, os que tinham incertezas, os que estavam muito preocupados, os que estavam muito sozinhos e os que se sentiam indiferentes.

Como os florais foram utilizados nos animais

A descoberta de florais veio quando ele percebeu que diversos animais, quando passavam mal, começavam a lamber algumas flores. Ele deduziu que era provável que essas flores tivessem  alguma essência que que poderia ser utilizada para curar males, sendo que o calor do sol seria um grande responsável por promover essas características de cura. Assim, ele decidiu começar a testar as essências de cada flor para lidar com os diferentes males.

O Dr. Bach identificou 38 flores que ele acreditava poder ajudar com os estados emocionais que afetam as pessoas e os animais. Mais do que tudo, ele queria tratar os problemas na personalidade da pessoa e não somente as doenças resultantes desses problemas, que para ele era resultado de desequilíbrios internos das pessoas.

“A doença é, em essência, o resultado de um conflito entre a alma e a mente, e nunca poderá ser erradicada sem que tenha um esforço espiritual e mental” – Dr. Edward Bach

Dos 38 florais que o Dr. Bach encontrou, 37 são de plantas e flores e um é da água de uma fonte natural. Com isso ele criou um sistema que tira o corpo da cadeia de pensamentos negativos, depressão, estresse, etc. e, assim, libera o corpo para se tratar e se curar.

Como funcionam os florais de Bach

Para o corpo funcionar da melhor forma possível, ele precisa funcionar de forma livre e clara. O problema é que diversas coisas que acontecem nas nossas vidas bloqueiam a nossa mente e a nossa forma de funcionar. Desta forma, um trauma que aconteceu como criança ou até um hábito que gerou um desequilíbrio mental pode destruir essa harmonia necessária para o bom funcionamento dos nossos corpos.

Florais de Bach utilizados em Buldogue Inglês

Florais de Bach ajudam a trazer esse Buldogue para um estado emocional feliz e estável (Foto: Statefarm)

Como os humanos, os animais também sofrem com eventos traumáticos.  Tais eventos podem afetar a sua habilidade de confiar em pessoas e em outros animais. Em algumas situações, as coisas ao redor do cachorro podem afetar a harmonia de seu corpo.

Os florais funcionam para liberar esses bloqueios e permitir que a energia do cachorro flua naturalmente. Quando há um bloqueio de energia, desequilíbrios mentais ou emocionais começam a ocorrer, o que, por sua vez, contribui para o aparecimento ou agravamento de doenças. E os florais são indicados para lidar precisamente  com isso.

Os florais de Bach funcionam gradualmente para liberar e equilibrar essas energias. Quando comparado com os humanos, os cachorros tendem a responder ao tratamento de florais de forma mais rápida, pois os desequilíbrios emocionais deles não estão tão enraizados em sua personalidade e identidade. Sendo assim, eles liberam essas energias mais rapidamente.

O que os florais podem tratar?

Os florais podem ser utilizados para tratar diversos problemas que comumente ocorrem em cães, dentre eles triteza, solidão, hiperatividade, agressividade, medo e mais.

Para tratar alguns problemas comportamentais em cachorros, é necessário criar uma mistura de diversas flores.  Hoje, algumas empresas fazem isso, tal como a Bio Florais.  Dentre as diversas soluções de florais para animais que a Bio Florais utiliza estão misturas que lidam com: aceitação de um novo animal; adaptação a um novo lar; facilidade de adestramento: agressividade; aversão a banho; aversão a crianças; ansiedade; carência e síndrome de abandono; coprofagia; estresse; fase do cio; marcação de território; hiperatividade; indisciplina; latido excessivo; gravidez psicológica; lambedura e automutiliação; medo; o bebê chegou; reequilíbrio alimentar; S.O.S e tristeza e depressão.


Bio Florais: Resgate S.O.S.A Bio Florais disponibiliza 22 tiposde florais para tratar diversos problemas comportamentais e emocionais em cachorros.  Considere o composto S.O.S. quando o seu cachorro for passar por uma experiência nova e diferente.


Florais e tratamento veterinário

É importante ressaltar que os florais não tem como pretensão substituir o tratamento veterinário. Diversos problemas são físicos e somente podem ser tratados por veterinários. Mesmo nesses casos, em que o problema está sendo tratado por um médico veterinário, os florais de Bach podem ser utilizados de forma conjunta para acelerar o processo de cura de um animal. Isso é importante pois é possível que o tratamento veterinário privilegia tratar apenas a doença e não o estado emocional do animal.

Imagine, por exemplo, um cachorro que está sentindo muita dor e que foi operado para tratar desse mal. Ele precisou fazer uma cirurgia e o tempo de recuperação foi de 30 dias. Durante esse tempo, para melhorar, ele terá que fazer fisioterapia.

O cachorro, depois de ter feito a cirurgia, está indo bem na fisioterapia, porém está ficando deprimido por não poder sair para passear. Nesse caso, com a aprovação do seu veterinário, os florais de Bach podem ser utilizados para lidar com esse sentimento. Afinal, quanto mais alegre e animado ele estiver, melhor será a sua recuperação e também a sua experiência como um todo.

Florais de Bach para cachorro

 As soluções florais que são utilizadas para as pessoas são diferentes das soluções utilizadas para cachorros. Isso por que a personalidade e o comportamento normal de cada espécie é diferente e deve ser tratado de forma diferente.  Até as formas de aplicar os Florais de Bach nos animais são diferentes, assim como a dosagem. Fique atento para escolher o tratamento ideal para o seu cachorro, e leve em consideração todos os aspectos que os cercam: desde seus hábitos sociais do animal, seus instintos, o sexo do animal e a sua raça.

Foto principal:  At the Kennel por Jixar / CC BY 2.0
Foto:  Happiest English Bulldog Ever por State Farm / CC BY 2.0

6 comentários para Florais para tratar o seu cachorro

  1. sandra da silva dionisio disse:

    gostaria de de saber onde compro este medicamento pois mu cão come coco,por favor me ajude.

    • Izabel disse:

      o caso do cachorro comerem as fezes pode significar carências nutricionais. quando o levei ao veterinário, ele receitou vitaminas e sulfato ferroso. em 1 semana ele evitou comer as suas próprias fezes.

      • Clayton disse:

        Izabel, boa tarde! meu cachorro tambem sofre de coprofagia, comprei o floral pra ver no que dá, mais enfim quais foram os tipos de vitaminas e sulfato ferroso a veterinária indicou, porque gostaria de debater essa situação com a veterinária do meu PET. Muito Obrogado pela atenção.

  2. celia disse:

    tenho uma labradora de 2 anos e meio tenho medo de receber alguem em casa pois ela late muito, no jardim de frente para rua é impossivel deixa-la , ela late para as pessoas que vem lá na esquina, outro animal então se ela pegar ela morde, não saio com ela na rua tenho medo, me ajude por favor vou receber visitas e estou com medo.

  3. eliane disse:

    Bom dia,
    Tenho uma cadelinha, que tem bronquite cronica e é muito agitada também, existe algum floral para este processo?
    Obrigada

  4. ELISABETE disse:

    TENHO UMA PINTCHER D UM ANOS PARA CÁ S TORNOU AGRESSIVA AS VEZES ATACA D NADA. GOSTARIA D DICA P AJUDA-LA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *