MENU

Anterior

Dicas de como treinar o seu cachorro

Próxima

Próxima

Como ter um cachorro e gato que se dão...

Próxima

14/07/2014 Comentários (1) Visualizações: 19108 Bio Florais, Cachorros, Curiosidades, Problemas De Comportamento, Projetos Especiais

Florais funcionam? Donos desequilibrados podem limitar seus efeitos

Ainda que muitas pessoas já tenham experimentado e atestado eficácia das terapias com florais, muitas pessoas se perguntam se eles realmente funcionam. Acontece que, por não ser uma forma de tratamento tal qual a medicina tradicional se debruçou para entender e comprovar, os fatores que ditam seu sucesso ou seu fracasso são diferentes.  Um deles está em como o seu cão se sente junto de você e da sua família.

Acontece que o seu comportamento dentro de casa afeta diretamente o comportamento e bem estar do seu cachorro.  Tão forte é a comunicação entre dono e cão que alguns especialistas acreditam que a energia transmitida pelo dono determina o estado emocional de seu cachorro. Outros, como o Cesar Millan, especialista em comportamento canino, acreditam que o nível de energia projetado pelo dono em qualquer momento afeta como o cachorro se comporta.  Dessa forma, um dono agitado gera um estado de agitação no cachorro.

Cachorros entendem as emoções dos donos

Um pesquisa recente revela que os cachorros não somente entendem as nossas emoções, mas que talvez eles queiram aliviar a  nossa dor.  Nesse estudo, cachorros se aproximavam de pessoas que estavam tristes ou chorando, talvez como forma de acalmá-las.  Fazer isso uma ou duas vezes pode ser tranquilo para o cachorro, mas ter que lidar com esse tipo de comportamento do dono diariamente, como no caso de um divórcio, pode gerar um desequilíbrio emocional e, eventualmente, gerar problemas de comportamento.

Eles são extremamente sensíveis e sentem quando os seus donos estão ansiosos, tristes ou com emoções negativas.  Levando isso em consideração, os problemas exibidos pelo cachorro, sejam eles agressividade ou insegurança, podem ter mais a ver com o comportamento dos donos do que imaginamos.


Bio Florais: EstresseSe você acredita que o seu cão está estressado, considere o floral ESTRESSE.  Esse composto busca equilibrar o estado mental do cachorro e com isso fortalecer a disposição física e sensação de bem estar do cão.


Donos e seus cachorros precisam estar em um estado emocional calmo

Para os florais funcionarem, é importante que todos em casa estejam em um estado calmo e equilibrado. Imagine, por exemplo, se você é uma pessoa feliz mas é forçada a trabalhar todos os dias com uma pessoa negativa e mal-humorada.  No começo, você vai continuar bem humorado, mas depois, é provável que vai ser influenciado pelo ambiente.

Um estudo, conduzido pela CPP,  testou o impacto de ter um ambiente negativo de trabalho e revelou que além de gastar muita energia tentando lidar com esses conflitos, esse ambiente pode gerar mal estar, bullying e falta de produtividade.

Para os cachorros, não é muito diferente.  Um ambiente negativo também pode deixá-los mais estressados, sem ânimo para fazer as coisas do dia-a-dia, ansiosos e até agressivos. Sendo assim, o primeiro passo é deixar o ambiente agradável.  Para tal, em vários casos, é importante que o dono também tome um floral junto com o cachorro.

Nem sempre é necessário que o dono e o cachorro tomem o mesmo floral, mesmo porque seus desequilíbrios emocionais podem ter raízes diferentes.  Por exemplo, se um dono está estressado pela mudança de um emprego e o seu cachorro está deprimido com a mudança de rotina, um terapeuta pode receitar para o cachorro tomar um floral para lidar com depressão enquanto para o dono a receita seria tomar um para lidar com a sua insegurança ou essa mudança de vida.

Os florais funcionam melhor se você chegar na raiz do problema

Várias vezes, tentamos lidar com o efeito do que está deixando o cachorro mal ao invés de sua causa.  É importante que você olhe o dia-a-dia  do cachorro para tentar descobrir o que está causando essa reação no cachorro.

Por exemplo, um cachorro que ficou deprimido depois que os donos trouxeram um novo filhote para a casa, por exemplo, não necessariamente deveria tomar um floral para tratar somente a depressão. Nesse caso, pode ser importante utilizar o floral “lidando com um novo animal” ou “S.O.S.” para o seu cachorro dado que isso é a causa de seu mal estar.

Cão espelha o seu comportamento em você

Tente perceber como você age perto do seu cachorro e a forma com que ele está se comportando.  Se você tem um cachorro que está deprimido, por exemplo, e você fica irritado com o estado emocional dele, você pode estar contribuindo mais ao problema do que para a solução.

Ao tratar o seu cachorro, é importante colocá-lo em primeiro lugar e focar a sua energia em ajudá-lo a melhorar.  O processo nem sempre é rápido, mas o seu esforço será essencial para resolvê-lo.  Não pense que você está gastando muita energia ou que vai ter que doá-lo se o problema não se resolver, mas pense que ele será um cachorro melhor. Acredite, isso faz a diferença.

Lembre-se sempre que os cachorros são animais sensíveis e que eles sabem a sua intenção e que querem mais do que qualquer outra coisa te agradar.  A cada melhoria do seu cachorro, reconheça os esforços dele e o incentiva a continuar mudando. Os florais podem te ajudar na busca pela seu equilíbrio emocional e do seu cão.

Foto principal: Learning por Aidras / CC BY-ND 2.0

Um comentário para Florais funcionam? Donos desequilibrados podem limitar seus efeitos

  1. Letícia Maciel disse:

    Ótimo conteúdo! Gostei muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *