MENU

Anterior

Doença do carrapato em cães

Próxima

Próxima

Filhote de beagle faz fuga sensacional

Próxima

24/11/2012 Comentários (0) Visualizações: 66 Cachorros, Cuidados Básicos, Curiosidades

Idade de cachorro

golden-olhos-fechados.jpg
Desde filhote até seu falecimento, o cão passa por diversas fases da vida e devemos saber o que acontece com o animal em cada uma delas. Assim, entende-se como funciona a idade dos cachorros e dos outros animais; sabe-se quando este animal deixa de ser filhote, ou quando esta passando pela adolescência; ou ainda, quando ele já se tornou um animal idoso. A partir daí se pode dizer quais cuidados necessários para cada uma destas fases da vida do seu amigão.

Como saber a idade do cachorro?

É comum tentarmos saber em qual fase da vida o nosso cão está. Para isso geralmente recorremos sempre a conhecida tabela de comparação entre a idade das pessoas e a idade dos cães. Porém, para ser de fato fiel a realidade, esta tabela deve ser um pouco mais detalhada pois não se aplica a todas as raças de cães. Cães de porte grande tendem a viver menos do que cães de porte médio ou pequeno, portanto a tabela que se aplica a um porte não se aplica a outro. Além disso, também não existe uma formula exata de comparação, de forma que não há uma comparação precisa o suficiente, nem uma formula matemática para descobrirmos qual a idade certa do seu cachorro.   Como vimos na tabela acima, cães de porte gigante e grande tendem a viver menos que cães médios e pequenos, portanto os cuidados serão diferentes para cada animal.

Devo saber a idade de cachorro?

É muito importante termos noção das fases do cachorro, pois para cada fase, devemos ter cuidados diferentes.

  • Cuidados com cães jovens. Devemos nos preocupar com a primovacinação (ciclo de vacinação inicial) pois nesta fase o animal esta fortalecendo o sistema imune, além de necessitar de uma alimentação com um índice energético maior. É nesta fase que a castração é recomendada, pois ainda não existe influencia hormonal.
  • Cuidados com cães adultos. Deve-se atentar para os cuidados de reforços anuais da vacinação, limpezas dentárias, alergias e doenças corriqueiras podem ocorrer. É uma fase mais tranquila e requer cuidados básicos se o seu animal não tiver nenhuma doença mais grave por motivo.
  • Cuidados com cães idosos. Esta fase é quando as visitas ao veterinário voltam a ficar mais frequentes, recomenda-se check ups mais frequentes já que o animal evolui e envelhece mais rápido, doenças hepáticas, renais, tumores, ou falhas do sistema endócrino podem surgir, particularmente insuficiência pancreática, diabetes, entre outras).

Alergias e doenças como gripe podem se tornar mais frequentes, é importante que o animal tenha sido vacinado todos os anos para que nesta fase ainda possua um sistema imune resistente.

Dicas para melhor qualidade de vida em todas as idades do cão

  • Consulte sempre um veterinário
  • Tenha sempre a carteira de vacinas atualizada e os reforços feitos anualmente
  • Ofereça uma alimentação adequada para o seu animal.
  • Tenha sempre um habito de vida saudável e leve este hábito para a vida do seu animal.
  • Fique atento ao comportamento do seu cachorro.
  • Atenção, amor e carinho sempre serão bem vindos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>