MENU

Anterior

Seu cachorro te enxerga como mãe?

Próxima

Próxima

Estudo prova que cachorros sentem amor

Próxima

27/02/2015 Comentários (3) Visualizações: 51940 Cachorros, Curiosidades, Problemas De Comportamento

Por que o cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

Quando conversamos com os nossos cães, eles fazem de tudo para entender o que queremos dizer, de acordo com um estudo publicado no Journal of Current Biology.  A co-autora do estudo, Victoria Ratcliffe, explica que os cachorros prestam atenção “não somente para quem somos e como falamos as coisas, mas também para o que estamos dizendo.”

Nesse sentido, talvez o seu cachorro é um dos membros da sua família que mais presta atenção para o que você está falando, não é?

Cachorro vira a cabeça

Embora outros estudos tenham explorado como os cachorros nos entendem, esse estudo se diferencia por mostrar que os cachorros não somente prestam atenção à nossa entonação, mas também ao que estamos tentando dizer com nossas palavras.


Veja também: 

– O seu cachorro é pessimista… e se ele for, o que isso significa?
– 40% dos cachorros são canhotos, revela um estudo
– Mais um motivo para você abraçar o seu cachorro hoje
– Por que o seu cachorro se aproxima de você quando você está triste


Quando o cachorro vira a cabeça para o lado direito, significa uma coisa, já para o lado esquerdo, significa outra

Para entender o que estava passando no cérebro dos cachorros, os pesquisadores reuniram 250 cachorros de diversas raças.  Os cachorros foram colocados em uma sala com um alto-falante de cada lado.

Em seguida, os cães ouviram o som de seus donos falando “venha” (em inglês, Come on, then) sem alteração no som, sem a entonação de emoção e mudando a voz do dono.  Também ouviram os donos falando o comando de tal forma que as palavras não poderiam ser compreendidas, mas com ênfase na entonação e conteúdo emocional da voz.

Os cachorros têm uma parte do cérebro que processa a fala humana e apesar de não entenderem tudo o que estamos dizendo, eles conseguem entender a mensagem que queremos passar.  Dependendo do que falamos, o cachorro vira a cabeça em uma certa direção.

Os cães do estudo viraram a cabeça para a direita quando ouviram as palavras sem emoção e para a esquerda quando ouviram o comando com entonação emocional.  Mas quando eles ouviram o som de estático, sem palavras, não viraram a cabeça em nenhuma direção.  Isso é importante pois cada virada de cabeça indica o lado do cérebro que está funcionando.

Por exemplo, se o cachorro vira a cabeça para o lado esquerdo quando você fala com ele, isso significa que ele está escutando prioritariamente da orelha esquerda, e que provavelmente está utilizando o hemisfério direito do cérebro. Sendo assim, o estudo sugere que eles processam informações da mesma forma que nós, usando os dois hemisférios do cérebro.

O estudo não diz como os cachorros entendem a informação que queremos passar a eles, mas revela que eles utilizam tanto as informações verbais quanto as informações não verbais que passamos para eles para decifrar a mensagem que queremos passar.

Quem usa mais a comunicação não-verbal: nós ou os nossos cães? 

Não são somente os nossos cães que utilizam a comunicação não verbal para entender o que estamos querendo dizer.  Uma pesquisa americana revelou que 66% de toda a nossa comunicação não é verbal.  Quando alguém conversa com você, por exemplo, somente 11% da sua interpretação da mensagem daquela pessoa é baseada no que você escuta:  83% é baseado no que você vê, 3% no que você cheira, 2% no que você sente e 1% no que você sente o gosto.

Quando você fala com o seu cachorro, ele vira a cabeça para o lado direito ou esquerdo? Quer entender mais sobre o seu cachorro, leia esse livro.

Foto: DSC_0547 por Anna Smith / CC BY-ND 2.0

3 comentários para Por que o cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

  1. Victoria disse:

    Eles prestam atenção e aprendem ao contrário de muita criança mimada.

  2. antonia lima disse:

    meu cachorro e muito teimoso disobediente e late muito e gosta de morde minhas pernas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *