MENU

Anterior

Cães se divertem com mangueira no jardim

Próxima

Próxima

As melhores fantasias de Halloween para cães

Próxima

31/10/2013 Comentários (5) Visualizações: 128986 Cachorros, Quero um cachorro, Raças, Raças De Cachorros

8 raças de cachorro ideais para quem gosta de correr

whippet-corredor.jpg

Os cães são animais naturalmente condicionados às atividades físicas. Seja por passeios, brincadeiras, agility ou exercícios físicos, estes animais podem, dependendo de sua raça, obediência, resistência e nível energético se tornarem ótimos corredores e boas companhias para donos que apreciam se exercitar.

De acordo com a veterinária e maratonista, Susan Dicks, embora hajam raças mais características de corrida, não é possível determinar uma raça perfeita. Isso porque a personalidade, o temperamento e o nível energético devem estar muito bem alinhados ao tipo de treinamento recebido, pois esses fatores influenciam muito o desempenho dos animais corredores.

Normalmente os cães com maiores indicações para corridas são aqueles de personalidade mais alerta, bom condicionamento físico e alto nível energético. Cuidados especiais devem ser tomados com os cães braquicefálicos (com o focinho mais curto),  como os Buldogues, Pugs e Boxers, pois embora eles possam se tornar ótimos atletas, as raças com focinho mais curto estão mais propensas a superaquecimento (dificuldade de resfriar o corpo) do que os outros animais.

Confira abaixo a lista de cães com o potencial de se tornar excelentes corredores.  Antes de correr com o seu cachorro, consulte o seu veterinário para garantir que o seu cachorro pode correr, receber dicas sobre o melhor treino para o seu cachorro e entender quais são os horários e temperaturas ideais para a sua corrida.

Quando for correr com o seu cachorro, é importante levar uma guia que garanta uma distância confortável entre você e o seu melhor amigo.  Muita distância pode fazer vocês se enroscarem na guia e muito curto pode ser prejudicial à corrida.  Por isso, uma guia de aproximadamente 1 metro, como essa, pode ser uma boa opção.  Além da guia, é importante levar água para manter o seu cachorro hidratado.  Considere levar uma garrafa de água portátil (veja aqui) para o seu cachorro na sua próxima corrida.

1. Greyhound

Esta é uma raça de cachorro muito famosa por participar de corridas, devida à sua agilidade.  No entanto, muito diferente do que se pensa, a raça é muito mais ágil e interessada em corridas curtas e objetivas (cerca de 2 a 3 minutos) do que enfrentar longos quilômetros. Isso pode estar intimamente ligado à sua herança de perseguir pequenos animais.

2. Whippet

Assim como os Greyhounds, o Whippet também é conhecido por seu alto nível de energia em corridas mais curtas. A natureza gentil e amigável é uma ótima aliada ao temperamento ativo que torna a raça uma boa indicação para donos que procuram um companheiro de exercícios de curta duração.

3. Jack Russell Terrier

O porte pequeno do Jack Russell é inversamente proporcional ao nível de energia e a necessidade que este cachorro tem de praticar atividades físicas.  A raça é muito característica por ser um ótimo companheiro por longas períodos de exercícios e aventuras, além de ser uma excelente companhia para seu dono.

4. Weimaraner

A personalidade amigável, curiosa, aventureira e adestrável do Weimaraner o torna uma ótima indicação para donos que apreciam corridas. A raça é agitada, obediente e admira longas caminhadas, além de ser super companheira e destemida.

5. Pastor Alemão

O Pastor Alemão é uma raça mundialmente conhecida por sua força, disciplina e alto potencial para prática de atividades físicas. Justamente por essas características a raça é uma das favoritas dos donos que gostam de longas corridas e que praticam exercícios.

6. Pastor Australiano

Como uma típica raça de pastoreio, o Pastor Australiano (Australian Shepherd) possui muita energia, é obediente e super protetor. A raça é muito apegada à família e aprecia explorar novos territórios.

7. Dálmata

Para os donos que almejam ter um companheiro para longas corridas e caminhadas, o Dálmata é uma boa indicação. A raça possui um alto nível energético, capaz de manter o ritmo de seu dono e até mesmo o trotar de um cavalo. Além de atléticos, os Dálmatas também são super protetores e companheiros de seus donos.

8. Border Collie

Cães de pastoreio são corredores ágeis em geral.  Dentre os exemplares deste grupo, o Border Collie é considerado um dos mais inteligentes e ativos.  De acordo com o Kennel Club Americano,  os cães pertencentes a esta raça adoram ter um trabalho para fazer. Por isso, para mantê-los ocupados, é necessário bastante atividade física. Neste caso, além de corridas com o dono, o agility pode ser uma ótima opção para cansar o Border Collie fisicamente e mentalmente.

5 comentários para 8 raças de cachorro ideais para quem gosta de correr

  1. ricardo disse:

    ola venho a este site a faser um comentario tenho dois cachorros um bace linguiça e um viralata bom aparentemente viralata porque fiquei imprecionado com a velocidade que ele tem nunca vi coisa igual ja tive cachorros perdigueiros de outras raças ele e um cachorro que ganhei de medio porte arrecem vai faser um ano de idade e tem as pernas cumpridas porporcional a idade dele ele creceu de filhote em dois meses ja estava com as pernas enormes ele tem a cabeça e orelhas bem pequenas ao tamanho dele fucinho pequeno mais meu comentario em si e sobre a velocidade que ele alcaça eu apostaria qualquer valor em dinheiro colocando ele a correr com outro cachorros que nao focem de corrida agora ele treinado pra correr desconfio que ele e um cachorro especial gostaria de dolo para alguem que cuida de cachorros competidores creio que este cachorro tem um grande potencial que esta sendo desperdiçado obrigado por sua atençao atenciosamente ricardo grune

    • Caçador de analfabetos disse:

      Você poderia trocar o cachorro por algumas (na verdade milhares) de aulas de português, que tal? Só de tentar ler seu comentário “emburreci” uns 10 anos. Analfabeto!!! hahaha

      • Katia disse:

        rsrsrsrsrs perfeito! Até o software que usa é ignorante! Burro é um bicho inteligente que não escreveria tão bizarramente como fez!

  2. […] Cães de pastoreio são corredores ágeis em geral.  Dentre os exemplares deste grupo, o Border Collie é considerado um dos mais inteligentes e ativos.  De acordo com o Kennel Club Americano,  os cães pertencentes a esta raça adoram ter um trabalho para fazer. Por isso, para mantê-los ocupados, é necessário bastante atividade física. Neste caso, além de corridas com o dono, o agility pode ser uma ótima opção para cansar o Border Collie fisicamente e mentalmente. Fonte: linkanimal.com.br […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *