MENU

Anterior

7 raças de cachorro com muita energia

Próxima

Próxima

5 raças de cachorro que você nunca viu

Próxima

09/01/2014 Comentários (0) Visualizações: 18189 Cachorros, Quero um cachorro, Raças De Cachorros

8 raças de cachorro fáceis de treinar

racas_faceis_de_treinar.jpg

Uma das características que mais influencia a facilidade do cachorro de obedecer comandos é a sua genética e, sendo assim, a sua raça.

Dos três tipos de inteligências (instintiva, adaptativa e obediência) definidas pelo especialista em comportamento canino, Stanley Coren, a obediência é a que se trata especificamente da habilidade do cachorro de aprender com os humanos.

É comum que cada raça de cachorro possua as particularidades e características específicas que o definam. Por exemplo, enquanto algumas raças de cães são mais atléticas, outras lidam melhor com crianças e algumas até conseguem ficar bem sozinhas em casa.

Algumas raças, no entanto, são mais receptivas aos comandos de seu dono e são capazes de serem treinadas mais facilmente.  Essas são as consideradas mais inteligentes em termos de obediência e, de acordo com o Sr. Coren, normalmente aprendem novos comandos com menos de cinco repetições.

Para as pessoas que apreciam raças bastante obedientes e que possuem um temperamento regrado e divertido, as raças abaixo são comumente recomendadas.  Porém, vale lembrar que, por conta da sua facilidade de aprender com os humanos, esses cachorros aprendem maus comportamentos tão bem quanto os bons comportamentos.  Sendo assim, eles não são recomendados para todos e precisam de donos pacientes e dedicados, dispostos a criar e manter sempre as regras da casa.

1. Border Collie

No ranking das raças mais inteligentes, com relação a aprender novos comandos, o Border Collie ocupa o primeiro lugar, por conta da sua inteligência, disposição, resistência e vontade de trabalhar.

Por se tratar de um cão de pastoreio, a raça foi habilitada para o trabalho árduo e para desenvolver atividades ao longo do dia. Justamente por essas condições genéticas, o Border Collie é uma raça excelente para o treinamento. Aliás, a saúde mental e física dos exemplares desta raça dependem e muito de exercícios físicos, sendo o agility uma atividade bastante recomendada.

A raça, portanto, é recomendada para donos com tempo para dedicar não somente ao treinamento mental dos animais, mas também aos exercícios físicos.

2. Poodle

O Poodle é uma raça animada, amável, brincalhona, ansiosa para agradar, ágil, inteligente e obediente. Justamente por possuir alguma influência de raças Retriever, o Poodle aprecia atividades que o estimulem mentalmente e testem sua inteligência e obediência.

3. Pastor Alemão

O Pastor Alemão é considerado uma das raças mais inteligentes do mundo. Além de sua origem como cão de pastoreio, a raça também é bastante protetora podendo ser utilizada como cão de guarda.

Por se tratar de um cachorro bastante ativo, o Pastor Alemão possui um alto nível energético muito indicado para receber treinamentos. E tamanha é sua disciplina e obediência, é que este cão é utilizado em missões de resgate e como cão policial.

4. Golden Retriever

O temperamento dócil, amigável e companheiro de sua família faz o Golden Retriever ser considerado um cachorro para quase todas as pessoas. Por se tratar de uma raça Retriever, os exemplares deste grupo possuem uma natureza bastante esportiva, divertida e com bastante energia.

Goldens costumam encarar o treinamento e atividades físicas como uma maneira de se manter estimulados mentalmente e em contato com seus donos. A raça aprecia muito jogos de obediência, resistência e inteligência.

5. Dobermann Pinscher

O Dobermann Pinscher é um guardião, inteligente, sempre alerta e pronto para proteger sua família ou casa. Ele também é um companheiro leal e aventureiro, que gosta de ser desafiado mentalmente. É sensível aos desejos de seu proprietário, embora alguns possam ser dominadores. Vale notar que o Dobermann geralmente é reservado com estranhos, tanto humanos quanto com outros cães.

6. Cão Pastor de Shetland

Assim como o Border Collie, o Pastor de Shetland é um cachorro de pastoreio e, por isso, também possui características genéticas que influenciam sua personalidade agitada, determinada e obediente.

Os exemplares desta raça apreciam atividades físicas, são gentis, brincalhões, sociáveis, têm bastante tolerância com crianças e são devotos a sua família.  Eles são bastante comunicativos e gostam de latir.

7. Labrador Retriever

A obediência, devoção e o temperamento bastante amigável tornaram um o Labrador uma das raças mais populares do mundo. Assim como o Golden Retriever, o Labrador é uma raça Retriever e possui bastante energia. A raça é ansiosa e gosta de aprender, por isso é importante que sejam oferecidos desafios físicos e mentais diariamente para ocupá-la.

8. Rottweiler

O Rottweiler é uma raça com uma natureza auto-confiante, obstinado e superprotetor. Justamente por ser cauteloso com sua família é que a raça é bastante indicada para cão de guarda e ótimo para treinamentos.

Esta é uma raça poderosa precisa de socialização, formação consistente e exercício diário para ser o melhor que pode ser – um membro da família leal e responsável.  Caso contrário, a raça pode apresentar problemas de comportamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *