MENU

Anterior

Carinho como recompensa: quando não utilizar

Próxima

Próxima

Ansiedade da separação em cachorros

Próxima

14/07/2014 Comentários (1) Visualizações: 9208 Bio Florais, Cachorros, Patrocinado, Problemas De Comportamento, Projetos Especiais, Truques

Interpretação canina: reforço positivo e negativo; punição positiva e negativa

Os cachorros se comportam com o fim de alcançarem  algo o que eles querem, de acordo com o especialista em comportamento canino, Grisha Stewart.  Por isso, dependo do resultado do seu comportamento, ele irá repetir aquele comportamento, se conseguir o que quer, ou reduzi-lo e tentar novas maneiras, caso não tenha resultado.

Existem quatro tipos de respostas para tudo o que seu cachorro faz: reforço positivo, reforço negativo, punição positiva e punição negativa. Em seu livro, Stewart explica os quatro tipos de consequências se tratam de tirar ou adicionar alguma coisa, dependendo do comportamento do cachorro.


Bio Florais: AdestramentoSe você está adestrando o seu cachorro e gostaria de utilizar florais para melhorar a receptividade e o estado emocional dele, considere o floral ADESTRAMENTOO composto  foi feito para dar segurança de expressão ao pet, controlar a sua ansiedade reduzir a desobediência.


Reforço positivo

Golden Retriever recebe reforço positivo

Golden Retriever olha para a reação do dono para saber se repete ou não ou seu comportamento (Foto: Steve Georinger / CC BY-ND 2.0 )

Reforço positivo ocorre quando o cachorro recebe algo que eles gostam quando eles se comportam de uma certa maneira.  Isso faz o comportamento se repetir. Por exemplo, um cachorro que recebe carinho e atenção quando ele senta na frente do dono provavelmente irá repetir esse comportamento mais vezes.

A adestradora britânica, Victoria Stillwell, explica o reforço positivo como simplesmente recompensando o cachorro quando ele faz algo que você gosta. Ela ressalta que usar reforço é uma forma de ensinar o seu cachorro a cooperar com você ao invés de ensiná-lo a se comportar por meio de dominância.  Isso deixa o seu relacionamento mais forte e ensina o cachorro qual é o bom comportamento.

Reforço negativo

Reforço negativo ocorre quando algo que traz desconforto ao cachorro é removido quando ele age de uma certa maneira. Por exemplo, se um cachorro que não gosta de receber carinho boceja e você respeita esse sinal e para de fazer carinho nele, isso é um reforço negativo pois algo que o trazia desconforto é removido. Ele provavelmente repetirá esse comportamento mais vezes.

Punição negativa

Punição negativa ocorre quando algo que o cachorro gosta é removido quando ele age de uma certa maneira. Um cachorro late de animação quando vê os donos e ao latir, os donos vão embora recebe punição negativa pois algo que ele queria não aconteceu quando ele reagiu dessa forma.

Punição positiva

Algo ruim aconteceu quando o cachorro agiu de uma certa maneira então ela provavelmente não repetirá esse comportamento. Se o cachorro puxa na guia e leva um tranco, esse tranco é algo ruim que é adicionado ao comportamento e provavelmente reduzirá pois é algo desagradável ao cachorro.

Quando você deve punir o seu cachorro?

Diversos estudos mostram que a punição, no final das contas, não é eficiente em cachorros e pode até gerar outros problemas.   Um estudo, em particular, mostra que a punição é prejudicial principalmente quando erramos o momento certo de punir nossos cães.

Embora a punição seja amplamente utilizada por diversos adestradores, pesquisas revelam que, mesmo funcionando para eliminar um determinado problema, ela pode acabar tornando o cachorro mais agressivo e inseguro.

Foto principal: Rupert the Bulldog por Andrea Arden / CC BY 2.0
Foto: Inara’s second and third weeks por Steve Georinger / CC BY-ND 2.0

Um comentário para Interpretação canina: reforço positivo e negativo; punição positiva e negativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *