MENU

Anterior

Truques de cachorro: beagle

Próxima

Próxima

Shih tzu espirra quando a dona pede

Próxima

12/09/2012 Comentários (1) Visualizações: 3930 Cachorros, Cuidados Básicos

Sarna em cachorro

bernesedeitado.jpeg

Sarna canina: o que é?

Sarna, sarna vermelha ou escabiose é uma dermatite canina muito comum em animais de pequeno porte de todo o mundo, causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei; Afeta os cães e também os homens.

Onde “pega” sarna em cachorro?

Os ácaros responsáveis pela escabiose canina (sarna em cachorro) são capazes de permanecer no ambiente durante até 21 dias, podendo contaminar cães que entrem em contato; além disto, a interação direta com animais doentes também pode ser responsável pelo contágio.

Sarna canina: sintomas

Os principais sintomas de sarna canina são:

  • Lesões Avermelhadas;
  • Mau cheiro;
  • Prurido intenso (coceira);
  • Escamação;
  • Alopecia (ausência de pelos no local da lesão).

Os sinais podem aparecer em todo o corpo do animal, porém, são mais comuns inicialmente nas orelhas, abdômen e cotovelos. Ao notar qualquer um destes sintomas, o proprietário deve recorrer a um veterinário de sua confiança e relatar os acontecimentos. Na clinica veterinária, o médico do seu animalzinho pedirá alguns exames para de fato diagnosticar sarna canina ou não no animal. O principal deles é um procedimento de raspagem cutânea para identificação do agente causador. Pode ser feito um teste rápido, estimulando um reflexo no animal: esfregue uma de suas orelhas e observe se o animal movimenta as patas traseiras tentando se coçar. É importante ressaltar que este teste não diagnostica a doença, mas já pode representar um alerta para o dono.

Como curar sarna de cachorro? Há remédio?

Em primeiro lugar, para quem realmente quer saber como tratar sarna de cachorro de modo bem feito, caso apareçam sintomas da sarna canina, o dono deve levá-lo a um veterinário imediatamente. Só ele saberá se o cão realmente tem sarna canina. Tratamento adequado somente um veterinário que tenha realizado uma consulta clínica presencial pode oferecer. Para curar sarna de cachorro, o tratamento é simples: utiliza-se um antiparasitário que poderá ser administrado de maneira injetável ou oral, por comprimidos. Esse procedimento deve ser repetido após 14 dias para que se exterminem os agentes resistentes. A realização de banhos com sabonete terapêutico também auxiliará no tratamento da doença. Devem ser tratados todos os animais que estão em contato com o animal doente. Muito cuidado ao medicar o animal por conta própria, pois o medicamento pode não ser recomendado para todas as raças de animais. Nunca medique seu cão sem antes consultar um veterinário de sua confiança.

Como prevenir sarna canina?

Para prevenir a sarna canina, o animal deve ter uma rotina de higiene, tomando banhos periódicos e, ainda, deve acontecer a higienização frequente de seus utensílios (caminha, roupinha, brinquedos, potinhos de comida, entre outros). Além disso, o contato com animais doentes ou errantes (de rua) deve ser evitado. Devemos também cuidar da nossa saúde, lavando sempre as mãos após manusear animais, pois também podemos nos contaminar com o agente causador da doença. Com cuidados básicos protegemos nossos companheiros de quatro patas da sarna canina e de outras doenças. E não esqueçam:  no aparecimento de quaisquer sintomas da sarna canina, consulte um veterinário de confiança.

Um comentário para Sarna em cachorro

  1. Bianca disse:

    muito obrigada vcs me ajudaram bastante. minha tia tem um cachorro que tem muita sana( pelo menos é o que parece). ela ñ transporte para leva-lo ao veterinário que fica muito longe da casa dela. por tanto ela vai ter que por conta dela…
    obrigada e que DEUS abençoe vcs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>