MENU

Anterior

Cães são um risco para a saúde do bebê?

Próxima

Próxima

Dicas para apresentar uma criança ao cão

Próxima

05/04/2013 Comentários (0) Visualizações: 6745 Cachorros, Cuidados Básicos, Problemas De Comportamento

Supervisionando crianças e cachorros

Desde pequena, a criança sente uma grande afinidade por animais.  Aliás, das primeiras palavras do bebê, mais de um terço se refere a animais.  Por exemplo, não é incomum achar uma criança que ainda não sabe falar mas já sabe apontar para um cachorrinho e dizer “au-au”. Similarmente crianças são apresentadas a animais desde pequenas por meio dos livros, filmes e desenhos de animais que comumente tem como os seus protagonistas gatos, cachorros, vacas e outros peludinhos.  Pesquisas que abordam este tema mostram que estes protagonistas são escolhidos por que naturalmente crianças são fascinadas por animais.

Como o bebê enxerga o cão?

Crianças naturalmente são atraídas a coisas que mexem, fazem barulhos e tem uma textura “fofa”. Sendo assim, nada cumpra mais esses critérios do que um cachorro ou gatinho, que anda e corre pela casa, faz vários barulhos, interage e além de tudo, tem o pêlo macio!  Pensando assim, fica mais fácil de entender também por que crianças as vezes tem a mania de puxar as orelhas, o rabo e apertar o animal.

Como o cão enxerga o bebê?

Animais não gostam de ser puxados e empurrados e, na maioria dos casos, saem da situação calmamente.  Porém, principalmente com crianças abaixo de 5 anos, eles várias vezes são encurralados ou segurados e, por conta disso, só podem fugir da situação se eles atacarem. O animal normalmente escolherá evitar o problema do que lidar com dele.  Por este motivo, é comum que o animal mantenha uma certa distância da criança.  Quando o animal está parado, como na hora de se alimentar ou dormir, crianças várias vezes se aproximam, pois estes momentos apresentam uma oportunidade à criança pegar o animal no colo ou passar a mão no bichinho.  São nessas horas que o animal novamente se sente encurralado ou ameaçado e as vezes ataca. Saiba mais sobre: Como apresentar cachorros e crianças

Como agir perto do animal?

É importante que as crianças saibam como agir perto de animais de estimação.  Pelas razões citadas acima, é sempre de extrema importância que animais e crianças sempre sejam supervisionados quando estão juntos. Veja nossas dicas para ensinar as crianças como agir perto de um cachorro.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *