MENU

Anterior

Como os cães lidam com o calor?

Próxima

Próxima

Cão, gato e rato montam árvore de Natal

Próxima

17/12/2013 Comentários (0) Visualizações: 2566 Bio Florais, Cachorros, Curiosidades, Projetos Especiais

Temperamento do cão afeta seu sistema imunológico

O sistema imunológico dos cães está diretamente ligado ao seu comportamento, de acordo com um estudo conduzido pela pesquisadora Adriana Tiemi Akamine da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP e publicado no Agência USP de Notícias.

Segundo a pesquisa, foram detectadas distintas alterações na atividade de uma espécie de leucócito (célula responsável pelo sistema de defesa do organismo), quando estudado o gênero do cachorro. Além disso, também foi avaliado a maneira como os comportamentos de dominância e subordinação podem influenciar as características imunológicas do cão. Está aí um motivo a mais para tratarmos o estado de espírito de nossos animais.

O estudo foi conduzido com uma amostra de 30 Beagles

O estudo foi realizado entre 2010 e 2012 com uma amostra de 30 cães da raça Beagle, devido às características físicas da raça. O intuito era compreender o perfil imunológico dos cães a partir de fatores relevantes de sua personalidade.

A análise foi feita a partir do comportamento natural e as socializações dos cães em grupos que residiam em um canil. A cada situação em que os animais eram expostos (situações estressantes e as que classificavam níveis de hierarquias) era retirado uma pequena amostra de sangue para análise.

A partir do exame de sangue foi possível avaliar a porcentagem de leucócitos, atividade de neutrófilos (que são as primeiras células de defesa do organismo e muito importantes na prevenção e no combate de infecções bacterianas), imunofenotipagem de linfócitos, níveis hormonais de testosterona e do cortisol (um hormônio responsável pela resposta do estresse).

De acordo com os resultados das pesquisas realizadas pela Dra. Adriana, foi possível concluir que o nível de cortisol era diferenciado nos animais com comportamento de liderança. Além disso, em situações estressantes houve uma alteração nos neutrófilos, o que permitiu entender que o comportamento animal interfere em seu sistema imunológico.

Sistema imunológico difere entre machos e fêmeas

A pesquisa também permitiu observar mais variações de comportamentos de dominância e subordinação em machos do que em fêmeas, o que permitiu avaliar uma diferenciação do sistema imunológico entre os dois sexos.

Segundo a pesquisadora, a influência direta do comportamento no sistema imunológico era previsto. No entanto, serão necessários mais estudos para aprofundar a tese.

Foto: Our friend beagle Richard por Nickolas Titkov via Flickr / CC BY-SA 2.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *