MENU

Anterior

Um encontro perfeito inclui um cachorro

Próxima

Próxima

Interpretação canina: reforço positivo e negativo; punição positiva e...

Próxima

14/07/2014 Comentários (0) Visualizações: 2461 Bio Florais, Cachorros, Problemas De Comportamento, Projetos Especiais

Por que meu cachorro pula nas pessoas

De modo geral, um cachorro pula nas pessoas por dois motivos.  Quando um cachorro filhote ou um cão pequeno pula em você, normalmente ele quer se aproximar do seu rosto e de outras partes do seu corpo que exalam cheiro.  Os cachorros se cumprimentam e conhecem o mundo por meio de seu olfato então eles querem te conhecer pelas partes do seu corpo que tem mais cheiro.

O outro motivo e, o mais comum entre cachorros, é para estabelecer dominância dentro do grupo.  Seja montando em você ou simplesmente pulando quando você chega em casa, esses atos influenciam o posicionamento seu e o do seu cachorro na hierarquia da matilha.  Quando o cachorro nas pessoas assim que alguém chega em casa, ele está fixando o seu status de dominante na matilha.


Bio Florais: AdestramentoQuando você for ensinar o seu cachorro a não pular, considere também o floral ADESTRAMENTO.  Esse composto auxilia no controle da ansiedade, da rebeldia e da desobediência.


 

Como ensinar o cachorro a não pular nas pessoas

É possível ensinar um cachorro a parar de pular nas pessoas em pouco tempo.  Para tal, seja consistente no seu treinamento com o cachorro e continue treinando, mesmo depois que ele melhorar.

  1. Ignore o cachorro quando você primeiro entrar em contato com ele.  Seja chegando em casa depois do trabalho ou vendo o cachorro pela primeira vez pela manhã, é importante não falar, olhar ou tocar no cachorro até ele se acalmar.  Pouco a pouco, ele entenderá que a maneira certa de se comportar quando entrar em contato com você é esperando calmamente.
  2. Quando o cachorro pular em você, vire de costas ou mude de direção.  Em vários casos, o cachorro segue o dono e continua pulando, às vezes até mais intensamente, para chamar a atenção.  Quando isso ocorrer, você deve simplesmente continuar ignorando o seu cachorro e andar em uma outra direção.  Se for necessário tirar o seu cachorro de cima de você, calmamente, remova-o, porém, em nenhum momento, fale com o seu cão.
  3. Quando você receber visita em casa, peça para o seu cachorro sentar.  Ensine os passos 1 e 2 para as suas visitas.  Isso é uma ótima forma de reforçar o treinamento do seu cachorro e ensiná-lo que é proibido pular em qualquer pessoa.
  4. Sempre recompense os comportamentos desejados.  Quando o seu cachorro estiver calmo, dê-lhe atenção e/ou petiscos.  Logo, ele associará esperar calmamente, sem pular, com receber muito carinho e atenção.

O que NÃO fazer com um cachorro que pula nas pessoas

Quanto mais agitado o cachorro estiver, maior as chances de ele pular em seus donos e outras pessoas.  Sendo assim, fique calmo quando estiver perto do seu cachorro, principalmente quando chegar em casa.

  1. Não faça “festa” para o seu cachorro antes de sair de casa. Às vezes, ao tentar acalmar o seu cachorro antes de você sair de casa, você pode agitá-lo.  Isso ocorre quando você cria alguma rotina antes de sair ou dá um tchau estendido para o cachorro.
  2. Não grite ou dê bronca no cachorro quando ele pular em você.  Para o seu cachorro, uma bronca é interpretada como atenção.  Seja essa positiva ou negativa, é atenção igual e exatamente o que o seu cão queria quando pulou em você.
  3. Não empurre o seu cachorro de forma bruta ou rápida.  Em diversos casos, os cães interpretam esses comportamentos do dono como brincadeiras.  Eles acabam se divertindo e, em vários casos, continuam pulando nos donos.
  4. Não bata ou empurre o seu cachorro com o seu joelho.  Punir ou bater no cachorro pode gerar medo e insegurança. Além desses efeitos emocionais, empurrar o cachorro com o joelho pode causar danos nos órgãos do cachorro.
Foto principal: January 19, 2012 por Eunice / CC BY-SA 2.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>