MENU

Anterior

Quem fez cocô na cozinha?

Próxima

Próxima

Cachorro é vencedor do ‘Britain’s Got Talent’

Próxima

20/05/2015 Comentários (0) Visualizações: 5927 Cachorros, Curiosidades, Problemas De Comportamento

Um olhar muda tudo: por que você se apaixonou pelo seu cão à primeira vista

O amor à primeira vista não existe somente quando o assunto é uma paixão romântica.  Mães se apaixonam pelos seus filhos à primeira vista e, da mesma forma, nós nos apaixonamos pelos nossos cães depois de somente um olhar.  Mas por que isso acontece?

Criança olha nos olhos de um cachorro

O que causa amor à primeira vista? 

No caso de uma mãe e filho, o cérebro da mãe solta um hormônio chamado ocitocina.  Esse hormônio, além de permitir a mãe a amamentar, também é responsável pelo forte relacionamento entre ela e seu filho.  Com isso, a mãe começa a ter diversos instintos maternos que poderiam não estar presentes antes do nascimento do bebê.

Esse processo é comum em diversos mamíferos e explica como as mães de diversas espécies protegem e se comportam com os seus filhotes.   Uma nova pesquisa, porém, analisa esse relacionamento entre espécies, mostrando que esse grande elo também pode existir em animais de diferentes espécies, especificamente, entre nós e os nossos pets.

O cachorro, mais do que qualquer outro animal, te faz se sentir especial 

Em um estudo recente conduzido no Japão na Universidade de Azabu, pelo Takefumi Kikusui, um comportamentalista animal, um grupo de cachorros e seus donos foram reunidos e permitidos a ficarem sozinhos em um quarto durante 30 minutos.

Os pesquisadores mediram os níveis de ocitocina das pessoas e de seus cachorros antes e após esse período que os dois ficaram juntos.  As descobertas foram incríveis, revelando um aumento nos níveis de ocitocina de 130% e 300% nos cachorros e seus donos, respectivamente, em casos em que ambos passaram bastante tempo olhando um no olho do outro.

O que acontece quando uma pessoa olha nos olhos de um lobo?

Depois da elevação nos níveis de ocitocina, tanto nos cachorros quanto em seus donos, os pesquisadores fizeram a mesma pesquisa analisando lobos e seus donos.  Interessantemente, não houve uma mudança nos níveis de ocitocina, nem da pessoa nem do lobo.  Isso por que os lobos interpretam esse contato ocular como um comportamento agressivo.  Embora os cães também podem interpretar esse comportamento como agressividade, eles tem mais confiança em seus donos.

Quando a pesquisa foi feita em cachorros e pessoas que não se conheciam, os resultados também demonstraram zero alteração nos níveis de ocitocina em ambos.

Cachorros que cheiraram ocitocina antes da experiência trataram os seus donos de forma diferente, principalmente as fêmeas

Em uma segunda pesquisa, os cachorros puderam cheirar a ocitocina antes de ficarem 30 minutos com os seus donos.  Nesses casos, os cães olharam para os olhos de seus donos 150% a mais do que no experimento anterior.  Para os seus donos, o resultado foi o mesmo e eles experienciaram um aumento em seus níveis de ocitocina de 300%.

O que foi incrível sobre essa pesquisa foi que o aumento no contato ocular estava somente presente nas fêmeas.  Para os machos, os resultados não mudaram entre o primeiro experimento e o segundo.

O que acontece quando você olha nos olhos do seu cachorro 

Diversos comportamentalistas dizem para não olharem nos olhos dos cachorros, dado que isso pode ser interpretado por eles como um sinal de agressividade.  Isso deve ser levado em consideração, dado que é uma forma de você demonstrar respeito aos animais ao seu redor e de comunicar paz e amizade a eles.

O que esse estudo revela é que olhar nos olhos do seu cachorro (não de um cachorro desconhecido) pode aumentar o nível de ocitocina em você e nele.  Vale lembrar a linguagem corporal dos cães e somente olhar nos olhos do seu cachorro com a ajuda de um profissional em comportamento animal.

E você, se apaixonou pelo seu cachorro à primeira vista?  Comente abaixo.

Foto: Eye contact por Zolakoma / CC BY 2.0

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *