MENU

Anterior

Ler para cães é benéfico para crianças

Próxima

Próxima

Escolhemos cachorros como escolhemos parceiros

Próxima

08/04/2015 Comentários (2) Visualizações: 19208 Cachorros, Cuidados Básicos, Problemas De Comportamento

Você incentiva o seu cão a latir?

cachorro_com_sede.jpg

Aproximadamente 30% dos problemas associados ao comportamento de cachorros diz respeito a cães que latem excessivamente.

Para a maioria dos donos, o problema não é que o cachorro late, mas que ele late o tempo todo, por diversos motivos e sem parar.
Comumente, o problema escala ainda mais quando o dono tenta fazer com que o cão pare de latir, o que em alguns casos é interpretado pelo animal como um incentivo para continuar.  E apesar de algumas raças terem uma predisposição para latir, o problema comportamental de latido excessivo normalmente está associado ao comportamento do dono.

Como você incentiva o seu cachorro a latir quando ele está do lado de fora

Cachorros que passam o dia na frente de um portão às vezes desenvolvem problemas de latido excessivo.  O problema, que começa com um pequeno latido e escala para seções de latidos que podem durar horas, continua porque não foi solucionado quando começou.

Quando não corrigido, o próprio latido do cachorro serve como um incentivo para ele latir mais.  E assim, um cachorro que latia somente para estranhos passando na rua começa a latir para novos sons, borboletas, pássaros, a lua e tudo que passa pela frente.  Para esses cachorros, pode ser necessário tirá-los da frente do portão de forma remover o incentivo.

Quando você grita com o seu cachorro, você está o incentiva a latir ainda mais

Uma das formas de incentivar o comportamento de latir dos cães é gritar com ele quando ele está latindo.  Para o cachorro, quando você grita, você reconhece e aprova o comportamento dele.  Aliás, o seu cão pode até acreditar que você está “latindo” junto e continuar o comportamento para te agradar.

Em alguns casos, dependendo da personalidade do seu cão e intensidade do seu grito, você até pode conseguir que ele pare de latir. Mas, é possível que isso dê início a outros problemas de comportamento, como, por exemplo, medo e ansiedade.

Ao tentar distrair o cachorro enquanto ele late, você está reforçando o comportamento

Especialmente em casos em que o cachorro late por medo, alguns donos dão carinho e petiscos como forma de acalmar o cão.  Inicialmente, o cachorro late por medo mas logo entenderá que esse tipo de sentimento, e consequentemente de comportamento, lhe garante petiscos e, por isso, continuará mesmo em situações em que ele não está amedrontado. Ou em alguns casos mais graves, ele pode desenvolver um medo crônico das coisas, já que você está o incentivando a se sentir assim.

O latido do cachorro é a língua dos cães?

O latido do cachorro é utilizado como uma forma de comunicação, normalmente para alertar, marcar território ou chamar para uma brincadeira. Em alguns casos, ele serve para informar o resto da matilha sobre um possível perigo, mas também pode ser um sinal de que o seu cachorro precisa de exercício.

Apesar de não ser tão evoluída e complexa quanto a língua dos seres humanos, o latido é uma forma de expressão que serve para passar mensagens simples. Aliás, é comum que donos e pessoas que convivem muito com cães consigam diferenciar levemente seu latido para diferentes situações e demandas do cão.

Logo, os cachorros podem latir por uma série de razões, afinal o latido do cachorro é, inclusive, uma forma do cão se comunicar. Dentre os motivos que podem fazer com que seu cão lata estão a ansiedade da separação, dor, fome e diversos outros motivos.

Veja mais: porque os cães latem?

2 comentários para Você incentiva o seu cão a latir?

  1. Seu cachorro está com ciúmes?Aysha Pet Shop Aysha Pet Shop disse:

    […] ele late para alertar e também para receber alguma atenção do dono. Dependendo da sua reação, você pode incentivar o seu cachorro a latir sempre que estiver com […]

  2. João Azevedo disse:

    Olá,
    o artigo está incompleto, uma vez que você apenas expôs o que não se deve fazer. Faltou escrever o que deve ser feito para diminuir o latido do cão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *