MENU

Anterior

Cachorro inova o truque “pegar a bolinha”

Próxima

Próxima

Como tirar cheiro de xixi de gato

Próxima

19/06/2015 Comentários (32) Visualizações: 117702 Curiosidades, Gatos, Quero um gato, Raças, Raças De Gatos

6 razões por que gatos pretos são pets ideais

gato_preto_.jpgA cor do pelo, apesar de não definir a personalidade do gato, pode ter relação com algumas características comportamentais do animal.  No caso dos gatos pretos, esses felinos são mais amigáveis e sociáveis do que gatos de outras cores, de acordo com a especialista em animais e autora Temple Grandin.

Gatos pretos tendem a viver melhor em grupos.  Similarmente, eles são mais pacíficos, o que os fazem candidatos ideais para convivência em ambientes urbanos.  Vale notar que, além dessas características, a personalidade de cada indivíduo determina o grau de sociabilidade e o seu nível de agressividade.

Em seu livro, Os Animais nos Fazem Humanos, a Temple Grandin explica que algumas características que diferenciam os gatos pretos de gatos de outras cores, mostrando que a evolução fez desses gatos seres pacíficos para eles se proliferarem.  Os motivos abaixo confirmam que os gatos pretos são animais carinhosos que merecem o grande amor que os donos sentem por seus gatos.

1. Gatos pretos são mais amigáveis do que gatos de outras cores

Seja com outros gatos ou pessoas, os gatos pretos são mais amigáveis e vivem bem em grupos.  Mesmo sendo mais simpáticos do que os gatos de outras cores, os gatos pretos são vistos pelas pessoas como anti-sociais, de acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Berkeley, na California.  Tais percepções podem contribuir às estatísticas que apontam gatos pretos como sendo os menos adotados e mais sacrificados nos Estados Unidos.

Porém, vale notar que os gatinhos pretos são extremamente amáveis e, como outros gatos, se espelham na rotina e comportamento dos seus donos.

2. Eles lidam melhor com ambientes populosos

No seu livro, a Temple Grandin menciona que os gatos pretos lidam melhor com ambientes populosos.  Seja em uma cidade movimentada ou em uma casa com diversos animais, os gatos pretos tendem a se adaptar a esses ambientes melhor do que os gatos de outras cores.

Por onde eles vão, os gatos pretos deixam um legado.  No antigo Egito, eles eram adorados e ter um gato preto em casa era considerado um símbolo da sorte.  Hoje no Japão, esses animais também são considerados sortudos.

Por mais que os gatos pretos lidem bem com outros animais e pessoas, é sempre interessante oferecer um lugar seguro para eles ficarem.  Colocar uma cama como essa em um lugar escondido ou elevado como em cima de um móvel, por exemplo, permite o gato a observar o que está acontecendo ao seu redor sem ser visto, o que pode ajudá-lo a se sentir seguro e protegido.

3. Eles são mais inclinados a viver em comunidade do que os outros gatos

Naturalmente, os gatos pretos são mais inclinados a viver em comunidade do que gatos de outras cores.  Eles são mais tranquilos do que os outros gatos e isso os fazem animais ideais para terem em casa.  Para donos que recebem bastante visitas, o gato preto pode ser a opção desejada entre as outras cores de gatos, por conta dessas características.

Ter vários em gatos em casa tende a trazer muita alegria para os donos.  Afinal, dois gatos não necessariamente dão mais trabalho do que um só mas normalmente trazem mais do que o dobro da alegria.  Porém, nessas horas, o cheiro das fezes dos gatos pode ser um problema.  Por isso, o ideal é oferecer pelo menos uma caixa sanitária por animal e limpar as caixas com bastante frequência.  Areias sanitárias como essa que é feita de fibras vegetais e pode ser descartada no vaso sanitário, podem ajudar a manter as caixas sempre limpa e a casa sem mal odor.

4. Eles ficam menos assustados do que gatos amarelos

A Sra. Grandin também menciona outros estudos que mostram que os gatos laranjas são naturalmente mais reativos do que os pretos.  Isso por que os gatos laranjas sentem mais medo e esse medo, por consequência, pode gerar a reatividade.

Os genes que causam os gatos amarelos a serem mais tímidos e medrosos é herdado.  Sendo assim, mesmo reduzindo o medo nesses gatos, é difícil eliminar por total a sua timidez.  Pelo fato dos gatos pretos não terem esse mesmo nível de timidez, eles são naturalmente mais amigáveis com outros animais e pessoas.

5. Apesar de ter um gene recessivo, os gatos pretos se proliferam

O pelo preto é um gene recessivo.  Porém, mesmo com esse gene, os gatos pretos se proliferam.  Um dos motivos é que o gene de pelo preto também carrega uma vantagem importante para esses gatos.  De acordo com o Sr. Stephen J. O’Brien, do Projeto de Genoma Felino, é possível que a mutação que gera pelo preto também crie uma imunidade contra virus na família de HIV felina.

O gene, que também deixa os gatos pretos mais pacíficos, pode ser responsável pela sua habilidade de acasalar com outras fêmeas.  Enquanto os gatos mais agressivos, como os gatos amarelos, gastam seu tempo brigando com outros gatos para serem os primeiros a acasalarem com as fêmeas, os gatos pretos aguardam pacientemente à sua vez.  Com essa estratégia, eles não se machucam tanto em brigas e continuam a proliferação de filhotes com pelo preto.

loading...

32 comentários para 6 razões por que gatos pretos são pets ideais

  1. Hinda Cuperschmid disse:

    Achei o Site muito interessante !!!
    Muito criativo,original, além disso,tomamos conhecimento de vários comportamentos e sentimento dos animais até então desconhecidos, o que acho importante.
    Parabéns !!!

  2. Neusa disse:

    Sempre gostei e gosto de gatos pretos,já tive varios, infelismente na minha rua tem gente que tem de gatos pretos e os matam. Perdi varios.

  3. Neusa disse:

    *tem gente que tem medo…

  4. isolda goes disse:

    Eu AMO os GATOS. Convivo no meu ap com 06 lindos gatos maravilhosos (04 femeas e 02 machos), dentre eles o caçula tem 06 meses é todo preto, seu nome é NEGUINHO (único que ainda não foi castrado), meigo e brincalhão Neguinho é o meu xodó. Meus gatos não vão a rua, vivem no ap com todo carinho conforto, boa alimentação. Telei as janelas, assim o máximo que eles podem é olhar a rua da janela. Gato não deve ir a rua porque corre o risco de serem envenenados, pegarem doenças ou se acidentarem.

  5. hiro disse:

    Achei incrível todas as informações que consegui obter, parabéns!

  6. eliana disse:

    tb adoree saber sobre os gatos pretos, e é verdade
    estou com 4 filhotes de 3 meses em casa tenho 3 brancos e 1
    preto e ele é o mais tranquilo e menos bagunceiro

  7. Ione disse:

    Amo gatos!!! Tenho dois, um que parece uma vaquinha de três aninhos e o mais novo de 6 meses que é todo pretinho. O chamamos de Pumam, mas pretinho ficou. De fato, ele é mais receptivo, dócil, carinhoso etc… ao contrário do meu velhinho Tião que parece uma vaca malhada (rsrs..). Independente de comportamento, amo meus felinos, eu meu marido e meu filho. Amamos os dois independente de temperamento e comportamentos adversos. A questão é, respeitar as vontades e a personalidade de cada um.. Bju, adorei o site!!!

  8. YSO disse:

    É bem misteriosa a vida dos gatos, eu e meu irmão tínhamos 2 gatos um Preto que era meu e um Siamês do meu irmão. O engraçado é que eles assumiram a personalidade de cada dono, nem sei se isso é possível, enquanto meu gato era calmo e mais caseiro o do meu irmão gostava mais de sair e so chegava anoite como seu dono, era bem engraçado ninguém acreditava quando falávamos isso. O legal era que se eu chama-se ele pelo nome em seguida miava para dizer onde estava. Bom sinto saudades do meu gato !!!!!!

  9. uMA USUARIA disse:

    Meu vizinho tem uma gata preta super amavel. Toda vez que vou sair ela simplesmente vem a mim e ronrona pedindo carrinho. Minha gata tambem e preta e depois de uma infeccao no utero ficou mais docil e me lambe!!

    Simplesmente amo gatos sejam pretos rajados etc.

  10. odilia disse:

    adorei a materia….inclusive tenho um gato preto foi o primeiro que adotei ja tem 1 aninho……adoroooooo

  11. Victoria disse:

    Indiferente a cor, acredito que ter pelo menos um gato em casa, no trabalho ou qualquer lugar dá sorte.

  12. jose irineu ferreira disse:

    Ola

    Gatas e Gatos

    Gostei muito deste site, embora ser apaixonado por todos os animais da formiga ao elefante , estes toques são de suma importância para o conhecimento e também aprendes coisas que nos jamais saberíamos se existia , pois isto só vai ajudar a descobrir truques que sera muito benéfico para nos e para os animais , valeu as dicas

    Abraço
    Jose Irineu Ferreira
    ferreirajif@ig.com.br

  13. willian disse:

    Ola , vou adotar um gato e estou com uma duvida !! a mãe (a gata) do gato que vou adotar é siamesa e o pai é cinza os gatinhos nasceram pretos …. eu gostaria de saber se eles irão ficar cinzas como o pai ou ñ

  14. albani disse:

    porque que o meu gato preto se afastou quando eu coloquei dois gatinhos pequenos em casa, ele esta mais arrediu só se alimenta na rua e não quer entrar dentro de casa? tenho medo que ele vá em bora!! dizem quando você coloca outro gato em casa ele tem e tendência de ir embora e verdade?

    • celio disse:

      Calma ALBANI não força a barra com seu gatinho ! Eles esta tentando se acostumar com os novos amiguinhos ! ISSO SEMPRE ACONTECE da uma semana no máximo duas ! E ele já vai estar brincando e limpando os novos amiguinhos !

      PS: não deixe ele ir na rua ! Ele corre sérios riscos la !

  15. Maria de Lourdes disse:

    Olha, eu tenho um gato preto , adoro o bichano, mas pense no gato endiabrado! Ele não é nada amigável, odeia carinho e muito raramente demonstra qualquer sinal de carinho comigo. É uma briga constante, mas sinceramente : adoro!

    • Maria de Lourdes disse:

      Tem mais. se vier qualquer outro animal, gato principalmente em minha casa. ele faz aquela carranca de felino de quem vai atacar!! Horrível não deixo visita nenhuma entrar com outro gato, pq sei que terei problema … tenho medo deles brigarem..

      • Luís disse:

        Acredito, por experiência própria, que seja falta de uma imposição sua de autoridade minha “guinha” era arredia e rebelde, depois de uma série de brigas feias que tivemos, entre mordidas, arranhões e tapas e NÃOS! Hoje vivemos como amorosos pai-e-filha, sempre em busca de meu colo e carinho, parece que ensinei-a a ser manipuladora, me conquistou. Acho que agora, ela é que manda em mim!?!

  16. Dani Streck disse:

    Eu tenho três gatos um siamês, um preto com manchas brancas e um rajado. O siamês e o rajado são fêmeas e o preto é macho. Eu queria fazer uma pergunta, no site você afirma que o gene do gato preto é recessivo, mas minha gata siamês cruzou com o meu gato preto com manchas brancas e nasceu um todo pretinho, sem nenhuma mancha, como isso é possível já que o gene do gato preto é recessivo?

  17. peres disse:

    sempre tive gatos de varias cores e raças mas concordo com quem diz que os pretos são mais mancos

  18. Cláudia SSA disse:

    Olá queridos!!

    Eu desde criança sou apaixonada por felinos. já tive alguns muito amáveis, verdadeiros amigos que so tem carinho e muito amor para dar.
    Gosto de cachorro também. Mas acho q dão mais trabalho.
    Atualmente tenho dois que peguei aqui na rua. Minha Docinho (preta com amarelo)que completa neste mes de maio tres aninhos. A peguei táo pequenininha q cabia na palma da minha mao. Imagina porque chama-se Docinho… Meu amarelinho chama-se Genarinho, hoje com mais de cinco quilos(meu Tigrão), tenho que amassá-lo com frequencia e a noite me visita para dar cambalhotas na cama. Ele muito medroso, mas incapaz de machucar alguém:)

  19. Tito disse:

    Ola qual é a raça do gato preto da primeira foto deste matéria, ele é igual ao que temos em casa, quando ganhamos me disseram que era de raça mas não sabiam o nome??

  20. lobinha fofa disse:

    oi genteee,
    adorei essas informações masss, minha professora de desenho tem um gato preto que chama preta kkkk
    e ela da muita muita muita sorte para a gente
    e eu tb tenho um gato preto que chama chococat e ela da muita muita sorte tb:
    quando eu tenho prova, eu estudo com o chococat no colo
    e nessas provas eu tiro nota ótima!!!!!
    eu recomendo muito vcs terem um gato preto

  21. silvia disse:

    Minha gata preta é muito amorosa, ela tem 9 anos, e por causa dela outros vizinhos tbm optaram pelo preto, acredito que tem uns 6 gatos pretos só na minha rua que é curta. Coloquei uma coleira nela desde pequena, e então ela sempre esta marcada com telefone. O vizinho tbm colocou coleirinhas nos dois pretos dele. Todos os gatos na minha rua são muito amados. E além de tudo afugenta todas pragas como ratos, batatas etc.

  22. ANA MARILDA disse:

    Que matéria incrivel?
    Eu tenho duas gatas lindas em casa, peguei da rua…Serafina, tricolor e a charlotte inteirinha preta. A Serafina é carinhosa…está sempre aprontando e não gosta muito de colo. a Charlotte pretinha…linda…meiga, carinhosa, obediente, e não dá o minimo trabalho. Adoro as duas..mas a pretinha é o xodó. É difícil imaginar que alguém ainda tenha coragem de fazer mal a um ser tão maravilhoso…sensível e que tem muito a ensinar a todos nós. Parabéns pela matéria. A conscientização é a coisa mais importante a disposição do povo. Vamos cuidar dos animais!!!!

  23. Hola sou Ferran tenho 4 Gatos Pretos, Roberta mae de Tico ( Teco Fugiu desapareceu certo dia) depois encontrei 2 gatinhos abandonados no Lixo um preto e um Marro n este morreu ficou o preto que era horrivelmente feio eigual ao conto do Patinho Feio que se chama Veludo ( lindissimo) a semana retrasada encontrei uma femea Jogada fora que se chama GINNA ( por Ginna lolobrigida é igual a atriz) pois então tenho 4 lindos Gatos pretos.
    Vou escrever uma historia para publicar chamada Roberta… Tico… Veludo e Ginna preparen se para um Best Seller felinio

  24. rafaela disse:

    achei o site bem interessante! Acabei de ganhar uma gato persa meio viralata, gostei muito do site, mas… Poderia adicionar mais uma razão, os gatos pretos são muito fofos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

i