MENU

Anterior

A primeira vez de seu gatinho em casa

Próxima

Próxima

Agressividade em filhotes de gatos

Próxima

01/06/2012 Comentários (0) Visualizações: 720 Cuidados Básicos, Gatos

Cuidados para levar o gatinho ao veterinário

filhote-de-gato-recem-nascido.jpg
A primeira visita ao veterinário pode ser um momento um pouco estressante para alguns donos e seus filhotes de gatos. Ler este artigo pode lhe ajudar a ficar mais tranquilo durante este momento importante da vida do seu animal de estimação.

Porque levar o gatinho ao veterinário?

Algumas razões para levar seu gato ao veterinário são:

Uma dica que nós damos é de que não se deve levar o gato ao veterinário somente quando ele tiver que tomar vacinas ou já estiver doente por algum motivo. É muito melhor prevenir do que remediar! Além dos exames rotineiros serem muito importantes, se o gatinho vai ao veterinário somente para tomar vacinas ele vai passar a detestar as idas ao veterinário, pois irá associá-las com a dor das vacinas. Assim é bom que o gato visite o veterinário em outras ocasiões também.

Como escolher um bom veterinário

A escolha do veterinário é essencial para que a visita de seu gatinho a esse profissional seja agradável para ele e para você também. Temos um artigo especial com dicas para você escolher um ótimo veterinário.

Dicas para tornar a primeira visita mais agradável

A primeira coisa a fazer é ligar para a clínica e tirar dúvidas que você possa ter sobre como será a visita. No dia da visita, reserve bastante tempo para isso. Como é a primeira vez, é melhor tomar seu tempo: muita correria pode tornar as coisas estressantes para você e seu gato!

Transporte do gato até a clínica veterinária

Você deve preparar uma caixa ou gaiola de transporte para o seu filhote. Deixe a caixa de transporte bem confortável forrando-a com uma cobertinha para o gatinho, e um paninho com o qual ele já esteja acostumado. Quanto mais confortável, menos estressante será a viagem do felino. É uma boa idéia treinar seu gatinho a viajar na caixa de transporte algumas vezes antes da ida ao veterinário. Isso garante que o filhote de gato já esteja mais acostumado com este tipo de transporte e não fique assustado quando for visitar o veterinário. Caso você não queira utilizar gaiolas de transporte para gatos, você pode ir acompanhado de algum membro da família, que possa levar o filhote no colo durante a viagem.

O que fazer quando você chegar à clínica veterinária?

Ao chegar à clínica pergunte aos funcionários ou ao próprio veterinário se seu gatinho deve ficar dentro da caixinha de transporte enquanto você aguarda a sua vez de ser atendido. Alguns donos podem preferir manter o gatinho no colo e conversar e tranquilizá-lo enquanto esperam.

O que o veterinário irá fazer com o gatinho durante a consulta?

O veterinário ou seu auxiliar, provavelmente irão pesar o gatinho e medir a temperatura dele. O próximo passo é um exame físico do animal. Com este exame, o veterinário tenta observar algum sinal de problemas de saúde com o filhote. O veterinário também poderá lhe fazer algumas perguntas sobre o gatinho e o comportamento do felino. Estas perguntas são rotineiras e são feitas para verificar se não há nada de errado com seu animal de estimação.

O que eu tenho que perguntar ao veterinário?

Na visita ao veterinário, não se esqueça de fazer as seguintes perguntas básicas:

Essas dúvidas são somente alguns exemplos de coisas que você deve perguntar ao veterinário. Tire todas as dúvidas que tiver e não tenha vergonha de perguntar nada. Não se esqueça de recompensar o gato, após a visita dê-lhe um pouquinho de sua comida predileta.

Com que frequência devo levar meu gato ao veterinário?

No começo, enquanto o gato é filhote você terá de ir diversas vezes ao veterinário. A freqüência ideal será seu próprio veterinário que irá informar de acordo com os resultados dos primeiros exames realizados. Quando o seu animal de estimação for crescendo as idas ao veterinário ficarão resumidas a visitas para realizar exames de rotina. Estas visitas de rotina geralmente são feitas a cada 6 meses, a menos que seu veterinário diga o contrário. Bom, é isso! Com nossas dicas você pode ficar mais tranqüilo e seguro para a primeira visita do gatinho ao veterinário. E boa sorte com sua primeira visita ao veterinário! Veja também: fotos de filhotinhos de gato fofinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>