MENU

Anterior

Animais auxiliam a vida de crianças autistas

Próxima

Próxima

Por que os gatos caem de pé?

Próxima

10/07/2014 Comentários (1) Visualizações: 7836 Cuidados Básicos, Curiosidades, Gatos, Problemas De Comportamento

Caixa de areia: saiba onde seu gato não quer que ela fique

Gatos costumam ser bastante exigentes com suas coisas e quando o assunto é caixa de areia, isso não é diferente. Sempre atentos, os felinos domésticos possuem manias próprias e comumente gostam de privacidade na hora de fazer suas necessidades. Descubra, agora, quais os lugares que são menos aceitos por eles para este momento tão particular.

Seu vizinho tem gatos?

Se alguma casa vizinha tiver um gato que possa ver seu gato na caixa de areia, esqueça! Ele certamente buscará um novo local para fazer suas necessidades. É bastante comum que os gatos se sintam vulneráveis ou até mesmo com vergonha neste momento, então, quanto menos contato (mesmo que visual) ele tiver com outro animal ou ser humano nesta hora, melhor.

Barulhos e ruídos

Gatos costumam estar sempre muito alertas a qualquer barulho ou ameaça, por isso o ideal é que a liteira seja colocada em um lugar calmo, de preferência longe da porta de entrada, por exemplo. Mesmo o ruído que fazem os carros na rua podem incomodar o animal.

Onde seu gato come?

Caixa de areia e refeição não combinam e os gatos sabem muito bem disso. Um dos maiores índices de rejeição ao uso do sanitário felino é devido à proximidade entre sua comida e a caixa. O recomendável é que eles sejam colocados em ambientes diferentes, preferencialmente bem longe.

Sujeira

O gato é um animal que preza pela limpeza e não é a toa que ele passa horas e horas de seu dia “tomando banho”. Sendo assim, ele não costuma tolerar locais sujos, especialmente com fezes e urina. Troque a areia pelo menos uma vez ao dia e evite surpresas.

Sua liteira é fechada?

Alguns animais, especialmente os mais desconfiados, não gostam daquele tipo de caixa fechada, nas quais ele não consegue ver o que acontece ao seu redor. Nestes casos, os modelos abertos são os mais indicados.

Evite cheiros

Colocar a bandeja perto do armário de produtos de limpeza nunca é uma boa opção. O odor forte de detergentes, água sanitária e afins confunde o gato, que procurará um local com menos odores para fazer suas necessidades.

Ele teve experiências negativas?

Se de uma hora para outra o seu gato parou de usar a caixinha de areia, ele pode ter tipo algum tipo de experiência negativo perto dela. Brigas, broncas e sustos podem fazer com que o felino deixe de achar que aquele é mesmo um lugar seguro e busque outras alternativas.

Foto: he sleeps in the litter box por Laura Bittner /  CC BY 2.0

loading...

Um comentário para Caixa de areia: saiba onde seu gato não quer que ela fique

  1. coupons disse:

    Is that last one Morganna? In my younger days, I had my nose up in between those puppies during one of her visits to a fine establishment on Market West!
    coupons http://ava-service.com/index.php?subaction=userinfo&user=savingplaza0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>