MENU

Anterior

Por que seu gato ama brincar com caixas?

Próxima

Próxima

Cães sofrem quando donos voltam ao trabalho

Próxima

03/02/2015 Comentários (3) Visualizações: 22727 Cachorros, Curiosidades, Curiosidades, Gatos

Como saber se o seu pet é canhoto ou destro?

Assim como acontece com os seres humanos, os animais também possuem mais facilidade e habilidade de um lado ou de outro do corpo. Apesar de alguns poderem ser ambidestros, conseguindo realizar as mesmas tarefas de lados diferentes, especialistas dizem que o mais comum é que dêem preferência para um deles.

pet é canhoto ou destro

Teste de 30 segundos para saber se o seu pet é canhoto

gato-levanta-maoDa mesma maneira que nós, os animais desde filhotes já demonstram suas tendências para usar mais uma pata do que outra. Sendo assim, em menos de um minuto, é possível determinar se o seu animal de estimação é destro ou canhoto.

Se você tiver um cachorro, coloque um petisco na sua mão e feche-a.  Apresente a sua mão fechada para o cachorro e não a abra até ele tocar a pata na sua mão.  Se ele tocar na sua mão com a pata direita, ele provavelmente é destro.  Perceba também nas brincadeiras do seu cachorro: quando cai algo em baixo do sofá, por exemplo, qual pata ele usa para retirar o objeto?

Se você tiver um gato em casa, brinque com ele com um brinquedo de vara.  Qual pata ele usa para bater no brinquedo?  Gatos canhotos tendem a priorizar a pata esquerda.

O fato de ser destro ou canhoto também pode ser percebido quando os animais giram em torno de si mesmos. A maioria tende a ir melhor do lado direito do que do esquerdo.

Machos são canhotos e fêmeas são destras?

Estudos feitos na Inglaterra concluíram que gatos e cães machos costumam ser canhotos, enquanto as fêmeas normalmente têm mais facilidade em realizar tarefas com o lado direito do corpo. Nos Estados Unidos, porém, foi mostrado que 50% dos gatos (independentemente do sexo) eram destros, 40% canhotos e 10% ambidestros.

Inconclusivos, muitos testes ainda devem ser realizados a fim de chegarem a uma conclusão, mas num ponto todos os pesquisadores concordam: animais podem mesmo ser destros ou canhotos.

Foto principal: Paws por Nick Harris / CC BY-ND 2.0

3 comentários para Como saber se o seu pet é canhoto ou destro?

  1. Cleide Paranzini disse:

    Interessante as descobertas e estudo sobre os Animais, continuem com as informações, parabéns

    • Cleide Paranzini disse:

      Interessante as descobertas e estudo sobre os Animais, continuem com as informações, parabéns

  2. Diana disse:

    Gosto muito de ler os vossos estudos. São mesmo muito úteis e interessantes. Parabéns pelo vosso trabalho! Continuem assim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *