MENU

Anterior

Como saber se o seu pet é canhoto ou...

Próxima

Próxima

As diferenças entre miar e ronronar

Próxima

05/02/2015 Comentários (1) Visualizações: 12531 Bio Florais, Gatos, Patrocinado, Problemas De Comportamento, Projetos Especiais

Como ensinar o gato a não pular nos móveis

gato-na-geladeira.jpeg

Gatos domésticos, como os felinos selvagens, são animais instintivos que aguçam suas habilidades de caça diariamente.  Para eles, isso significa pular, esconder, arranhar e, quando possível, caçar.  Tal comportamento é visto em gatos de todas as idades, de filhotes a adultos.

Incentive o seu gato a ficar em lugares adequados da casa

Gatos não respondem bem a broncas.  Por esse motivo, várias tentativas de donos de dar uma bronca no gato para sair dos móveis são em vão.  Além disso, os gatos, por instinto, preferem ficar em espaços altos e escondidos, em comparação ao chão ou espaços abertos.

Sendo assim, para ensinar o gato a não pular nos móveis, você deve criar alternativas mais atraentes do que os móveis da casa para os seus gatos, que seguem os instintos dos felinos.  Uma prateleira em um lugar quentinho onde o sol bate, por exemplo, pode ser mais interessante para o gato do que deitar em cima da geladeira ou sofá.

Gato come restos de comida dentro de uma panela, em cima do fogão  Antes de tudo é preciso que você entenda que seu gato pode não parar de pular nos móveis sempre que você ordenar, por isso, trabalhe com alternativas, ainda mais aquelas que possam distraí-lo e relaxá-lo, assim ele irá sentir menos vontade de fazer algo que te desagrade.

Deixe o gato conhecer os ambientes da casa

Gatos são animais curiosos que usam bastante os seus sentidos de olfato e visão.  Por serem tanto presas, como caçadores, eles gostam de ficar em espaços que os permitam enxergarem tudo ao seu redor. Para ensinar o gato a não pular nos móveis da casa, observe os lugares favoritos do gato e crie um espaço alternativo perto desses lugares.

Use brinquedos e crie uma área divertida para o seu gato

Arranhadores, brinquedos e outros objetos destinados aos gatos geram interesse e fazem com que eles gastem energia. Esses lugares ficam ainda mais interessantes quando eles se tornam um espaço no qual você brinque com os seus animais de estimação. Os brinquedos também servem como distração para os gatos enquanto você não está em casa. Se eles estão dentro de casa, precisam ter um ambiente que os divirta sem que para isso, eles precisem estragar os móveis.

O que não fazer ao ensinar o seu gato a não pular nos móveis

Não brigue, nem grite com seu gato. Ele não vai entender o seu recado e pode se assustar, não associando o ensinamento que você deseja passar. E nunca se esqueça de que gatos são curiosos, ou seja, é um hábito natural deles ficar procurando o que há nos lugares. Sendo assim, tente perceber quais são os hábitos do seu gato, onde ele gosta de estar e quais objetos o agradam, assim será mais fácil fazer com que ele se adapte aos novos espaços criados especialmente para ele.

Foto principal:  Oliver in the Fridge por Mr. TinDC  / CC BY-ND 2.0
Foto: Sitting in the Kitchen Sink por  Kaelin / CC BY-SA 2.0

 

loading...

Um comentário para Como ensinar o gato a não pular nos móveis

  1. Ana Cristina disse:

    Boa tarde!

    Alguém poderia me ajudar , tenho uma cachorra na raça shi tzu de três anos e recolhi uma gatinha na rua teve ter 2/3 meses, depois de todos os cuidados agora ela esta ficando dentro de casa, ai que esta ela nao da paz para minha cachorra pula tenta morder é minha cachorra corre dela o tempo todo,sinto que esta ate estressada, o que eu faço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

i