MENU

Anterior

Gatos roubando a caminha dos cachorros

Próxima

Próxima

Gato mostra que é expert em jogo da memória

Próxima

28/10/2013 Comentários (2) Visualizações: 40937 Curiosidades, Gatos

Como os gatos enxergam o mundo?

312676.jpg

A fim de desvendar os mistérios de como os felinos veem o mundo, o artista Nickolay Lamm consultou médicos oftalmologistas da Escola de Veterinária da Universidade de Pensilvânia e alguns outros especialistas em olhos de animais.  Com isso, foi criado um esboço das visualizações dos gatos em relação a visão dos humanos.

O resultado da pesquisa revela que a estrutura básica dos olhos dos gatos é muito semelhante a dos seres humanos.  Porém, por conta da herança genética selvagem, a visão dos felinos tem algumas diferenças pontuais.

Visão do gato X visão humana

Justamente por serem predadores e possuírem instinto de caça, os gatos necessitam compreender os movimentos feitos com pouca luz.  Se comparado com a forma humana de ver o mundo, a visão do felino é uma imagem fora de foco e embaçada.  Isso é ilustrado na imagem abaixo, que mostra a comparação da visão humana com a visão felina.

Apesar de desfocada, a visão dos gatos possui outros tipos de habilidades.  Segundo as pesquisas foi possível concluir que os felinos possuem 30 graus de visão periférica em cada olho enquanto os humanos possuem apenas 20 graus. Por esse motivo, eles veem em um campo visual de 200 graus, enquanto as pessoas veem apenas 180 graus.

Outro fato interessante é que os gatos tem capacidade de enxergar de seis a oito vezes melhor na penumbra que os humanos por causa da sua pupíla elíptica e uma grande córnea, o que permite que esses animais enxerguem muito bem quando o sol se põe e durante a noite.

Assim como os cães, os gatos só conseguem enxergar determinadas cores, como o amarelo e o azul. Por conta disso é que certas cenas e paisagens parecem desbotadas na visão deles.

De acordo com Lamm, enquanto os gatos captam os movimentos mais rápidos, os humanos conseguem enxergar os movimentos lentos.  Por isso que, em alguns casos, o gato não consegue perceber que há algo se movendo bem lentamente. Além disso, o que as pessoas podem ver nitidamente a partir de 100 metros de distância, os felinos precisam ver muito mais de perto, a 20 metros.

Fotos: Divulgação | Nickolay Lamm

2 comentários para Como os gatos enxergam o mundo?

  1. Victoria disse:

    Em compensação, os gatos fazem mais e melhor uso de sua visão do que muita gente.

  2. Tannya Regina Feijó disse:

    Excelente matéria. Gostei tanto que guardei-a em meus arquivos de artigos fantásticos.

    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *