MENU

Anterior

Cão, gato e rato montam árvore de Natal

Próxima

Próxima

Gato tem um cão como melhor amigo

Próxima

18/12/2013 Comentários (1) Visualizações: 26830 Curiosidades, Gatos

4 curiosidades sobre o sono dos gatos

gato-dormindo.jpg

Dentre as diversas curiosidades do gato está o fato que esses felinos passam a maioria do seu tempo dormindo.  Apesar de parecer que estão em um sono profundo, estudos relevam que esses animais estão alertos.  Eles são exigentes sobre o espaço ideal para dormir e possuem segredos naturais sobre o sono:

1. Gatos costumam passar a maior parte do dia dormindo

Os felinos geralmente dormem entre 12 e 16 horas por dia, os tornando assim um dos mamíferos mais capacitados para enfrentar longas jornadas de sono.  Felinos selvagem dormem durante o dia por diversos fatores, incluindo o calor do sol, a quantidade de energia que eles gastam para caçar e o fato que nem sempre conseguem encontrar comida e, portanto, precisam conservar sua energia.

Por serem presas e predadores, os gatos domésticos buscam um lugar seguro para dormir.  Por esse motivo, diversos felinos optam por relaxar em caixas, prateleiras ou algum canto reservado.  Um gato só dorme realmente quanto se sente relaxado e livre de possíveis perigos.

2. Felinos gastam boas doses de energia quando estão acordados

A razão pela qual os gatos são capazes de dormir longas horas do dia está intimamente ligada às suas atividades quando estão acordados. Justamente por possuírem instintos predadores, os felinos gastam boa parte de sua energia diariamente perseguindo e atacando sua presa.  Considerando que gatos domésticos não devem caçar e recebem a suas refeições dos donos, os exercícios e as brincadeiras são responsáveis por manter a sua saúde física e mental.

3. Gatos são animais mais predispostos a funcionarem no crepúsculo

De um modo geral, os felinos são animais crepusculares, ou seja, eles estão biologicamente programados para estarem mais despertos e ativos durante o anoitecer e o amanhecer – horas do dia que há menos luz.

Isso ocorre por conta de suas funções genéticas e, principalmente, pela maneira como eles enxergam. Embora alguns gatos esperem seus donos chegarem em casa para brincar, os tornando mais ativos a durante a noite, os gatos naturalmente possuem mais disposição para hábitos noturnos.

4. Felinos estão sempre ativos mesmo quando estão dormindo

Existe uma boa razão para o gato ser bastante seletivo no momento em que escolhe um local para dormir: eles continuam ativos mesmo quando dormindo.  Aliás, os felinos são capazes de deixar seu olfato e audição ativos durante boa parte de seu sono.  Sendo assim, não é incomum ver um gato dormindo sentado ou em uma posição que parece não muito confortável.

Foto: Sleeping Cat por Ella Mullins / CC BY 2.0

loading...

Um comentário para 4 curiosidades sobre o sono dos gatos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>