MENU

Anterior

6 presentes de natal ideais para gatos

Próxima

Próxima

Como é o natal ideal de um gato?

Próxima

23/12/2013 Comentários (0) Visualizações: 10639 Cuidados Básicos, Gatos, Problemas De Comportamento

Como acostumar seu gato às visitas?

gato-esconde-medo.jpg

Especialmente no final do ano época em que os donos recebem mais visitas em casa ou costumam viajar, é muito importante que o gato esteja habituado a alterações em sua rotina e, principalmente, com novas pessoas.

O nível de socialização varia muito de acordo com o temperamento individual de cada felino. No entanto, experiências ruins durante a visita de uma nova pessoa em casa é o motivo suficiente para o gato não ser receptivo aos futuros convidados.

No caso acima, o felino associou novas pessoas como algo ruim. Porém, se o animal compreender que novas pessoas em casa representarão momentos agradáveis, ele se tornará mais receptivo aos convidados.

Uma boa estratégia para estimular o gato a conhecer pessoas novas é socializá o felino quando ainda filhote com bebês, crianças e outros adultos.  Caso o animal já seja adulto, um bom recurso é investir em atividades divertidas e de entretenimento para que o animal se interesse pelas visitas.

Abaixo seguem duas dicas que podem auxiliar o seu gato a se acostumar com as visitas:

Apresente a visita ao gato

O primeiro passo para um bom relacionamento do animal com novas pessoas é a proximidade. Por isso, é interessante apresentar o gato aos visitantes. Alguns são mais desconfiados, enquanto outros mais curiosos, mas cada felino interpreta de forma diferente com novas experiências e isso deve ser respeitado.

Ao acomodar sua visita em casa, quando o gato se aproximar, recompense-o, com carinho ou petiscos caso o animal esteja sendo dócil.  Logo, o bichano associará a visita com recompensas e se sentirá confortável com a situação. A ideia é estimular isso até que se torne um hábito e o gato associe a visita a uma experiência positiva.

Caso o animal esteja sendo intolerante à visita e até mesmo agressivo, não o recompense a fim de destraí-lo. Assim o animal pode associar um mal comportamento a um meio do dono lher agradar.

Da mesma forma, respeite o limite do gato e não force-o a ficar em uma situação em que ele não se sinta confortável.  Se o gato naturalmente não goste de visitas, respeite isso e deixe ele se aproximar, recompensando-o pelo seu esforço de se aproximar.  Convide a sua visita a também participar do processo e peça-os para não colocar a mão no gato ou fazer movimentos bruscos enquanto o gato está se acostumando à nova situação.

Ofereça um ambiente seguro para o gato

Normalmente quando o dono recebe uma visita em casa, a pessoa “invade” algum espaço que já pertencia ao felino. Por exemplo, a visita pode sentar no sofá em uma área específica que o gato já estava habituado ou mesmo ficar no local onde o animal se alimenta.  Situações como essa evidenciam que, dependendo do lugar que o gato ocupa na sua casa, receber visitas pode criar um ambiente desconfortável para ele e, em alguns casos, fazer o gato se sentir ameaçado.

Para evitar que o animal se estresse ou faça associações negativas, designe um espaço específico para que o felino fique confortável. Uma caixa de papelão, prateleira, janela ajudam o gato a ficar perto sem ficar muito perto. O importante é o animal não ficar inseguro em relação ao seu território. Afinal, muitos gatos vão querer participar da integração social, sem necessariamente ser o centro da atenção dela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *