MENU

Anterior

Diabetes em gatos

Próxima

Próxima

Como escovar os dentes do gato?

Próxima

02/06/2012 Comentários (0) Visualizações: 18082 Dicas De Produtos, Gatos

Como escolher a cama ideal para seu gato

retrato-de-gato-dormindo.jpg

Embora seja da preferência de muitos gatos dormir junto com seus donos, ter a sua própria cama pode ser um fator relevante no que diz respeito a saúde e ao desenvolvimento de seu gato. No entanto, há algumas prioridades a serem consideradas antes de encontrar a cama ideal para o seu animal.

Gatos apreciam lugares confortáveis e protegidos

Assim como no caso dos humanos, o gato também prezará pelo conforto, ou seja, a cama dele deverá ser aconchegante e confortável. Quando filhotes, os felinos preferem camas que ofereçam proteção e retenham bastante calor. Vale a pena ressaltar que dormir é muito importante para o desenvlvimento do gato, especialmente nessa fase da vida.

No caso dos animais mais crescidos, a prioridade se altera um pouco. Ele já não se importa tanto com o calor, mas sim, com a localização de sua cama em seu território. Provavelmente o felino irá apreciar ficar com a caminha em um local visível para visitas do dia-a-dia e que ele possa acompanhar a rotina da casa.

Após levantar as questões de bem-estar, conforto e o posicionamento é que você poderá determinar o estilo de cama que mais agrada e se enquadra com a personlidade de seu gato.

Os animais e, principalmente, os felinos são criaturas que rapidamente percebem quando são e quando não são bem vindos em um ambiente. Faça com que a presença do seu gato seja agradável, de forma a não criar situações que façam com que você não queira seu gato por perto. Como por exemplo, o drama de onde colocar a cama do seu animal, para evitar que ele durma na sua cama.

Saiba como posicionar a cama do gato na sua casa

Os gatos são animais que fazem questão de evidenciar quando estão incomodados com alguma coisa. Por isso, se a sua cama não estiver em um local que o agrade, o felino simplesmente não dormirá nela. Justamente por isso, observe o comportamento de seu gato antes determinar o tipo e onde deverá ficar a cama dele.

Em geral, os felinos apreciam lugares com pouco movimento, mas que ofereçam pontos de observação precisos da casa. Muitas vezes o escritório ou mesmo uma janela podem ser lugares estratégicos. No entanto vale a pena lembrar que os felinos apreciam lugares quentes no frio e ambientes mais frescos no calor. Vale a pena lembrar que camas no estilo de tocas ou caixas podem ser uma ótima aquisição por transmitirem uma sensação segurança a eles.

Além do modelo, conforto e posicionamento estratégico, felinos também prezam pela limpeza.

Camas práticas e de fácil limpeza são as mais recomendadas

Como muitos de donos de gatos sabem, se o ambiente tiver sujo, o gato ficará infeliz e deixará de usar ou frequentar sua cama. Por isso, camas que sejam práticas e de fácil limpeza são as mais recomendadas para os felinos e para os donos atarefados.

É importante que a cama do gato não fique mal cheirosa, seja por xixi, seja pelo cheiro do animal ou até mesmo pelo cio da gata. Por isso o tecido de fácil limpeza e manutenção é importante. Outro fator relevante é que o material da mesma seja de secagem rápida. Isso evita que sejam proliferados fungos e mofos.

Se possível, opte por camas que permitam o uso de capas. Isso ajudará a reduzir consideravelmente sujeiras e mau cheiro. Inclusive para camas desse tipo, você poderá ter mais de uma capa e revesá-las para sempre ter a caminha do gato limpa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *