MENU

Anterior

Evento em São Paulo revoluciona adoção de cães e...

Próxima

Próxima

Doadores se unem e doam R$150 milhões para salvar...

Próxima

28/05/2014 Comentários (9) Visualizações: 31591 Cuidados Básicos, Dicas De Produtos, Gatos

Gato com frio? Não nesse inverno

Durante os meses mais frios do ano, os donos devem tomar cuidados especiais para manter os seus gatos saudáveis e confortáveis.   A tolerância ao frio varia dependendo da raça e do gato.   Algumas raças, principalmente as sem pelo, sofrem mais com o frio e precisam de cuidados especiais para se aquecerem no inverno.

Para um gato com frio com donos distraídos, o quarto pode virar um lugar perigoso no inverno

Quando a temperatura cai, os gatos procuram lugares fechados e com bastante acolchoamento para se aquecerem.  Vários encontram camas perfeitas nas gavetas e armários dos seus donos.  Outros também se escondem atrás de almofadas ou entre os travesseiros da cama para se aquecerem. Se você não tomar cuidado, é fácil prender o gato no armário ou até sentar nele quando for utilizar o sofá.  Antes de sair de casa, portanto, tome cuidado para não prender seu gato.

Para evitar que os gatos optem sempre por uma gaveta quentinha e acabem deixando as roupas e lençóis cheias de pelo de gato, espaços atraentes devem ser criados para os gatos se aquecerem no inverno.  Camas térmicas ou camas cobertas para gatos, que imitam uma toca, podem ser a solução.

Se você tem uma cama para gatos sem cobertura, alguns pequenos ajustes estruturais podem fazer uma grande diferença.  Colocar um cobertor na cama, por exemplo, ajuda o gato a se aquecer.  Similarmente, tirar a cama do chão e colocá-la em um espaço elevado é uma forma fácil e eficiente de manter o gato quentinho, dado que ele não perderá calor para o chão. O sol é um grande aliado na hora de manter o gato quentinho e confortável.  Mudar a cama do gato de local e posicioná-la aonde o sol bate durante o dia também é uma boa idéia.

Gatos adultos e idosos sofrem mais durante o inverno

Na maioria dos casos, os gatos idosos são os que mais sofrem com o frio.  Para gatos com frio com artrite, principalmente, os músculos ficam mais tensos e eles têm dificuldades de subir em lugares altos ou até no sofá.  Para não sentir dor, eles comumente optam por lugares mais baixos da casa, porém mais frios e menos confortáveis. Assim, os donos de gatos idosos devem ser mais cautelosos com seus felinos durante os meses frios.  Ao perceber que o seu gato não está deitado nos espaços mais aconchegantes da casa, eles devem pegar o gato no colo gentilmente e posicioná-los em locais quentinhos e aconchegantes.

Chuva e banho reduzem o calor corporal do gato

Quando o gato molha o seu pelo, ele tem mais dificuldade de manter o seu corpo aquecido.  Gatos normalmente evitam água nos dias frios, mas em alguns caso, molhar o pelo é inevitável.  Em dias frios, donos devem evitar deixar o gato do lado de fora aonde ele pode se molhar (ex. varanda) e também devem evitar dar banho em casa. Ao dar um banho no gato em dias frios, é necessário garantir que o pelo do felino está completamente seco.

Roupinhas para gatos ajudam ou pioram o problema?

Embora os gatos sintam frio, nem todos gostam de vestir roupas.  Além de apresentar um certo desconforto, a roupa não deixa o gato se lamber para se limpar, algo bem natural e instintivo para eles.   Porém, enquanto alguns não gostam, outros gatos não se importam de vestir roupas no inverno. Gatos sem pelo, por exemplo, sentem bastante frio no inverno e tendem a não se importar com as roupinhas.  Também, existem diversos tipos de roupas para gatos e é possível que um gato que não goste de um certo tipo de roupa, se acostume com outro modelo.

A ração do gato impacta o quanto de frio ele sentirá no inverno

Gatos precisam adequar a sua alimentação para se manter aquecido no inverno.  Mas, dar muita comida ao gato no inverno pode significar um gato obeso no verão.  Sendo assim, donos precisam conversar com os seus veterinários para verificar a necessidade de alterar a alimentação do gato nos meses frios.

Foto principal: Orpheus, Dreaming of … por Neal Fowler / CC BY 2.0
 

 

loading...

9 comentários para Gato com frio? Não nesse inverno

  1. Kayleen disse:

    Holy conscie data batman. Lol!

  2. […] Turcatto Fontes: petrede.com.br, linkanimal.com.br, […]

  3. Hey you ignorant Obot. Start the war buddy, we are ready. You girly boys don't have a clue.We are ready and ABLE.One Pissed Off Vietnam Vet – FTM-3 (look it up to see what I am trained in)

  4. http://www./ disse:

    That’s a genuinely impressive answer.

  5. http://www./ disse:

    get out of town. your hair looks awesome. annnnd I dig the shawl/blanket too… and your socks from whole foods… ok if you tie dye your hair I will be super impressed and jealous. good luck with itttt :)

  6. http://www./ disse:

    la idea original fué de un compatriota tuyo que vive en El Tigre y ahora está haciendo una pasantía aca en Ec, él fué el del guión, sonido, arreglos

  7. OK. A jeśli chcę zainstalować fedorę, to muszę ściągnąć 6 CD, czy tylko 1? Bo jeśli całe sześć, to biorąc pod uwagę przeciętną szybkość internetu w Polsce może to być pewien (czasowy) problem.

  8. Si vous aviez bien lu, vous auriez compris que l’étudiant en question a confondu les Malouines et les Maldives en ESPAGNOL… Car en espagnol, l’île se nomme « Malvinas », ce qui peut ressembler à « Maldives ». La confusion est donc plus excusable (n’ayant pas lu le texte originel, peut-être y avait-il dedans peu d’éléments de contexte?)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>