MENU

Anterior

Gatos tirando “selfies”

Próxima

Próxima

O que você precisa saber sobre gatos sem pelo

Próxima

13/02/2014 Comentários (0) Visualizações: 15067 Curiosidades, Gatos, Problemas De Comportamento

Gato faz xixi quando está com medo

gato-medo-xixi-1.jpegurinação por submissão em gatos é relativamente raro, porém, algo que acontece quando algum gato se sente intimado com outros gatos da casa ou com o seu dono.

Como saber se o seu gato está urinando por submissão

Diversos motivos podem fazer com que o gato deixe de usar a sua caixa sanitária. Por isso, observe o comportamento, a saúde e a alimentação do seu gato, de forma a determinar possíveis causas para a urinação.

Com relação ao comportamento, é importante identificar o que fez com que o gato urinasse fora do lugar.  Por exemplo, tinha outro gato no local?  O gato se assustou com a sua entrada?  Algum barulho fez o gato urinar?

Além de entender a causa, é necessário observar a postura corporal do gato no momento que ele urina.  Gatos que urinam por submissão, logo antes de urinar, evitam contato direto nos olhos do “agressor,” apontam as orelhas para trás, reduzem o tamanho do corpo e colocam o rabo entre as pernas.

Como tratar a urinação por submissão

Um gato que urina por submissão está com medo e sente estresse. Sua linguagem corporal e seu comportamento demonstram a ansiedade que ele está sentindo. Por esse motivo, todas as ações dos donos devem reduzir o estresse e a ansiedade do animal.

Você deve se comportar de uma forma que acalme o seu gato, levando em consideração o seu tom de voz, postura corporal e maneira de se aproximar dele.  Não dê bronca no gato,pois isso pode deixa-lo mais estressado e, consequentemente, fará com que ele urine mais.

Quando a causa da urinação é outro gato, medidas devem ser tomadas para deixar os dois gatos mais calmos juntos.  Em alguns casos, dar atenção aos dois gatos ao mesmo tempo pode ajudar a amenizar o problema.  Para outros casos, será necessário separar os dois animais e iniciar consultas com especialistas em comportamento felino.

Além de mudar o seu comportamento perto do gato, você também deve ir a um médico veterinário para falar sobre o problema e verificar a necessidade de uso de remédios como tratamento.

gato-medo-xixi

Fotos:Dat via Flickr / CC BY-ND 2.0  |   Robin van Mourik via Flickr / CC BY-ND 2.0

loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

i