MENU

Anterior

Citações de famosos sobre gatos

Próxima

Próxima

Gata ampara filhote com pesadelo

Próxima

30/08/2014 Comentários (2) Visualizações: 26306 Cuidados Básicos, Gatos

Como saber se você tem um gato gordo

gato gordoUm estudo conduzido pela Associação de Prevenção de Obesidade em Pets revelou que 29,9% dos gatos nos Estados Unidos são gordos e 24,9% são obesos.

No Brasil, dados apontam que mais de 25% dos gatos são obesos, sendo que a incidência de obesidade em gatos castrados e idosos é ainda maior. O que é mais chocante é que diversos donos não percebem que os seus gatos estão acima do peso.

Para as pessoas, um ou dois quilos não é muito, mas quando se considera que o peso normal do gato doméstico é entre 3,5 e 4,5 quilos (para saber o peso ideal de um gato, consulte um veterinário), um quilo a mais equivale à 12 quilos para uma mulher de 1,60 metros de altura.

Coisas que você faz que deixa o seu gato gordo

Petiscos são um dos maiores contribuintes para o problema de obesidade em animais de estimação.  O estudo conduzido pela Associação mostra que 93% dos donos dão petiscos aos seus animais e que 26% dos donos dão petiscos mais de 3 vezes ao dia.

O veterinário e membro da associação Dr. Steve Budsberg diz, “Veterinários e donos têm a capacidade de parar a obesidade nos nossos animais.  Nenhum animal vai até a geladeira ou dispensa para comer.  Nós permitimos que nossos animais engordem.”

Os petiscos geralmente são muito calóricos e gordurosos e, por isso, devem ser considerados com cautela na dieta diária do gato.  Ao não calcular o valor calórico dos petiscos e considerá-lo na hora de alimentar o gato com ração, um dono pode aumentar a quantidade de calorias do gato dele significativamente.

Além disso, outra causa comum de obesidade em gatos é quando donos não criam uma rotina de alimentação regular e disciplinada para o gato. Nesses casos, os donos simplesmente deixam o comedouro do gato sempre com ração, seguindo a máxima de “quando ele quiser ele come”. Apesar de não recomendado pela maioria dos nutricionistas especialistas em felinos, pra alguns gatos não tão gulosos isso funciona bem, mas para outros tantos não funciona e ele acaba comendo mais do que deveria.

Para donos que acreditam que ter um gato um pouco gordo não faz mal

Personagens de gatos como o Garfield, às vezes, fazem donos acreditarem que é tranquilo ter um gato gordo.  Infelizmente, um pouquinho gordo nos nossos olhos normalmente significa muito gordo em termos de peso de gato. E um gato gordo pode ter diversos problemas de saúde.  Dentre eles, diabetes, artrite, doenças respiratórias, pressão alta, câncer e problemas de pele.

Aprenda a dizer não para o seu gato gordo

Diversos gatos já aprenderam a se comunicar com os seus donos e têm um jeito especial para pedir comida aos donos.  Para alguns, é um miado no meio da noite, que não pára a menos que a comida cair no prato.  Para outros, é enroscar na perna do dono até ele ceder pelo excesso de fofura e dar a tão desejada comida.

Donos que têm esse tipo de gato têm duas opções.  A primeira é alimentar o gato somente duas vezes ao dia e aprender a dizer não nas outras vezes que ele pedir.  Outra opção é definir uma quantidade fixa de ração para o seu gato e dar um pouquinho de cada vez para ele. Aliás, alguns especialistas até preferem essa segunda opção, pois ela se de uma forma ou de outra, ela se aproxima da alimentação dos gatos na natureza selvagem, onde geralmente as porções consumidas são menores e mais freqüentes.

Como fazer um gato gordo emagrecer

Para os donos que alimentam o gato mais do que o necessário, o básico é reduzir a quantidade de comida. Se você acha que é o seu caso, procure um veterinário de confiança para acompanhá-lo, pois os gatos são seres bastante sensíveis e todo cuidado é pouco. Além disso, incentivar seu gato a se exercitar é uma boa maneira de ajudar o gato a perder peso. Contudo, não é fácil fazer um gato se exercitar, principalmente gatos de apartamento.

Mas, para gatos obesos, é algo que deve ser feito. Geralmente, as brincadeiras oferecem uma boa oportunidade para o seu gato se movimentar sem necessariamente ter que correr ou andar grandes distâncias. Tenha em mente que o seu gato provavelmente não perderá todo o peso necessário de uma vez só.  Mesmo com essas alterações no dia-a-dia do seu gato, a perda de peso natural e saudável leva tempo. Tenha paciência e, sempre, consulte o seu veterinário para saber o peso ideal do seu gato e também o regime que ele deve seguir para perder peso.

Foto principal: Cute Fatty por D.aniela / CC BY-ND 2.0
Foto: Fatty Cat por Joselito Tagarao / CC BY 2.0
loading...

2 comentários para Como saber se você tem um gato gordo

  1. gabriela disse:

    Ótimas as dicas! Me identifiquei muito, pois todas as definições se encaixam com a minha gata! Ela já está entrando numa dieta com essas dicas! kkkk Obrigada!

  2. Juca Bala disse:

    “Desengordurar” o gato não é muito difícil. Primeiro é preciso identificar petiscos ou comidas que ele não gosta. Toda vez que ele vier todo pimpão, com cara de pedinte, querendo comer um petisco, vc oferece… brócolis, por ex. Gatos são orgulhosos. Ele provavelmente vai te dar as costas com a cara de quem faz “humpf!”. Durante o dia, em horários definidos, vc oferece a ração controlada em quantidades normais. Nos horários extraordinários, em que ele te pedir petiscos, ofereça… brócolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>