MENU

Anterior

Cachorros entendem as emoções dos donos

Próxima

Próxima

Cães são abandonados por conta de séries e filmes...

Próxima

26/02/2014 Comentários (0) Visualizações: 3781 Cachorros, Curiosidades, Curiosidades, Gatos

Estudo revela que cães e gatos enxergam na luz ultravioleta

Um estudo da Universidade da Cidade de Londres, na Inglaterra, relata que gatos e cães podem, diferentemente dos humanos, ver na luz ultravioleta. Já se sabe que muitos animais, como insetos, aves e peixes, têm essa capacidade, mas, só agora, foi comprovado que felinos e cachorros também possuem tal habilidade.

gato enxerga luz uv

Foto: Erick Walli via Flickr / CC BY-SA 2.0

A pesquisa pode ser um norteio para a análise do comportamento desses animais, segundo seus pesquisadores. “Ninguém nunca pensou que estes animais podiam ver em ultravioleta, mas na verdade, eles podem”, disse o líder do estudo, Ron Douglas, que também é biólogo na Universidade.

Nos humanos, o olho bloqueia a luz ultravioleta, no entanto, em animais que possuem lentes UV transparentes, a luz atinge a retina, que consegue passar tal luz para sinais nervosos que chegam até o cérebro, local em que o sistema de visão consegue notá-los. O olho humano consegue fazer isso, em alguns casos, após remover as lentes oculares, como no caso de uma cirurgia contra a catarata, por exemplo.

gato enxerga na luz uv

Foto: Tambako the Jaguar via Flickr / CC-BY-ND 2.0

No estudo, os pesquisadores usaram olhos de diferentes mamíferos, de pandas à macacos, todos doados por zoológicos, veterinários ou laboratórios, após suas mortes. Então, eles mediram a quantidade de luz que alcançava a lente do olho de cada animal, até a sua retina.

Com isso, foi descoberto que muitos animais, de ouriços a gatos, possuem uma retina que permite a entrada de um pouco de luz ultravioleta e fazem com que eles enxerguem em uma extensão que o olho humano não consegue. Em determinados animais, a luz ajuda na proteção contra predadores e também para encontrar alimento.

No caso da rena, por exemplo, tal habilidade a ajuda a ver os ursos, seus grandes predadores na cadeia alimentar, que, na neve, conseguem se camuflar antes do ataque. Já para abelha, a luz é importante porque faz com que ela veja as cores ou os padrões que a levam até seu alimento, o néctar.

O estudo também questionou por que o olho humano bloqueia a luz UV, e uma explicação seria que ele se protege dos danos que a luz causa à retina, assim como tal luz também danifica a pele ao longo da vida.

loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>