MENU

Anterior

4 dicas para melhorar o comportamento do gato

Próxima

Próxima

Como fazer cães e gatos serem amigos e por...

Próxima

09/04/2015 Comentários (2) Visualizações: 14205 Curiosidades, Gatos, Problemas De Comportamento

Gatos entendem chamados, mas ignoram donos

linkanimal_gato_felino_ignorar_dono.jpg

Não é de hoje que donos de gatos e cientistas ficam intrigados com o fato dos gatos não responderem os chamados dos donos.  Um estudo conduzido pela Universidade de Tóquio e publicado da Revista Cognition Animal revelou que os gatos são capazes de reconhecer a voz de seus donos e até compreender o que eles falam, porém optam por ignorá-los.  Veja como ensinar o seu gato a responder quando chamado.

Durante oito meses 20 gatos foram observados em resposta a uma série de gravações de áudio, na qual cinco pessoas chamavam o nome de cada felino. Das cinco vozes gravadas, quatro pertenciam a estranhos, enquanto apenas uma pertencia ao proprietário do gato.

A pesquisa pôde ver que o animal sofria alterações físicas durante as gravações de seu dono eram ouvidas, uma vez que havia dilatação da pupila, alteração nos movimentos da cabeça, cauda, orelha e até das vocalizações produzidas.

Cerca de 30% dos felinos testados moviam as orelhas em respostas ao som; 50 a 70% dos gatos moviam a cabeça em reação aos estímulos vocais; enquanto outros 10% reagiram miando.  O levantamento concluiu que os felinos costumam ter uma reação diferenciada ao ouvir a voz do dono, em alguns casos, tinham até reações especiais.

De acordo com o pesquisador Atsuko Saito e Kazutaka Shinozuka, é possível concluir, portanto, que os gatos mesmo identificando a voz de seu dono, optam por não responder ativamente pelo chamado.
728x90_15off_PrimeiraCompra

Gatos se diferem nos tipos de relações com os seus donos

Já se sabe que os gatos estão em convívio com o homem há mais de 5 mil anos. No entanto, diferentemente dos cães que foram domesticados para obedecer comandos, os felinos domesticados parecem seguir uma espécie de comando “próprio”.

Os felinos têm sua maneira única de evidenciar o amor pelo deu dono, e a relação do humano e gato é moldada pelo temperamento e o tipo de relacionamento entre eles. Sendo assim, os animais que brincam mais com o dono e toleram carinho costumam ter relações mais profundas.  Por isso, considere brincar com o seu gato diariamente.. brinquedos simples como esses podem ajudar a entreter o seu gato.

Tags:

loading...

2 comentários para Gatos entendem chamados, mas ignoram donos

  1. Lúcia Helena Tavares Lopes disse:

    Acho que isso depende realmente do(a) gato(a) e do relacionamento entre ele(a) e o(a) dono(a).
    Eu tenho uma gata branca que vem correndo pra mim toda vez que a chamo e ainda vem miando.
    É muito fofa!

  2. Eros S. Silva disse:

    Gatos são animais mais seguros e independentes, ou seja, são emotivos, todavia práticos. Isto é sinal de serem mais avançados espiritualmente. Os cães são protetores e passionais sem restrição ao tutor. São experiências necessárias para evolução de todos os espíritos. Os egípcios antigos valorizavam os gatos por entenderem sua importância como filtro das energias de ambiente. Eu gosto de meus dois cães e me sinto protegido energeticamente por meus dois gatos. Reza a lenda que os seres mais evoluídos do universo conhecido são os Felinos Humanoides de Sírios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>