MENU

Anterior

Cachorro dá mamadeira para um cordeiro

Próxima

Próxima

Teste para ver se seu cão te ama

Próxima

04/09/2013 Comentários (1) Visualizações: 1139 Curiosidades, Gatos, Vale A Pena Ver

Gatos preferem mulheres a homens

mulher-ama-gato-web.jpgApesar de amar os seus donos, tanto os homens quanto as mulheres, os gatos preferem as mulheres, de acordo com um estudo publicado no Jornal de Processos Comportamentais.

O relacionamento entre gato e dono é mais profundo do que imaginamos

Para o estudo, 41 interações entre os donos e seus gatos foram gravadas e testes de personalidade para cada dono foram realizados.

Durante o estudo, pesquisadores jogavam um objeto desconhecido no ambiente aonde o gato estava com o seu dono e observavam as consequentes interações entre o dono e seus gato.

A co-autora do estudo, Dorothy Gracey, explica:

O relacionamento entre um gato e um humano pode envolver atração mútua, compatibilidade de personalidade, facilidade de interação, brincadeira, afeto e apoio social. O humano e seu gato podem mutualmente desenvolver interações ritualizadas que mostram uma compreensão substancial e mútua das inclinações e preferencias de cada um.”

Os gatos são apaixonados pelos donos e demonstram esse carinho de diversas formas, dentre elas copiar a rotina diária do dono e passar o dia reservando sua energia para brincar quando o dono chegar em casa.  Mas ainda assim, o comportamento do gato se intensifica quando seu dono é uma mulher.

Como os gatos agem quando estão com suas donas

O estudo revela que o motivo que faz com que os gatos estejam mais próximos das mulheres é que elas interagem com os seus gatos – sejam eles machos ou fêmeas – mais do que os homens.  Sendo assim, elas têm um relacionamento mais intenso com os seus gatos em comparação aos homens.

Por conta disso, os gatos também se aproximam mais de suas donas e tomam a iniciativa mais vezes de entrar contato, através de tentativas de comunicação e ações como pular no colo.

Um gato age com a dona como um bebê age com a sua mãe

Assim como acontece com bebês, que através do choro sinalizam para a sua mãe quando querem comer e receber colo, o gato, por meio do seu miado e linguagem corporal, comunica frequentemente para a sua dona quando ele quer receber carinho e se alimentar.  Similarmente, a comida serve, em ambos os casos, como a principal forma da “mãe” mostrar carinho e atenção ao seu “filho.”

A comunicação entre gatos e seus donos é tão forte que ambos conseguem expressar a sua necessidade de dar e receber carinho e atenção, além de compreender a necessidade do outro. Aliás, os pesquisadores concluíram que gatos e os seus donos são altamente influenciados um por outro, de tal forma que um estava determinando o comportamento do outro.

Por exemplo, quando o gato está no colo de sua dona, ele, por vezes, começa a agir como um bebê. Paralelamente, a dona tende a agir como uma mãe, que conversa com o filho e oferece calor e conforto da melhor forma possível. Essa comunicação é intensificada com mulheres extrovertidas e gatos novos e ativos.  Nesses casos, os gatos precisavam apenas dar dicas sutis, como abanar o rabo, para serem compreendidos por suas donas.

Como os gatos enxergam seus donos

Gatos se relacionam com humanos e principalmente com as suas donas, como parceiros sociais. Aliás, os gatos enxergam os seus donos como gatos gigantes, e não como membros de uma espécie diferente. Eles lembram da bondade dos seus donos e retornam o favor em um momento oportuno. Dê comida para o seu gato ou faça um carinho quando ele te pedir e ele lembrará e te agradará em um outro momento.

E você, trata o seu gato como bebê?  Deixe os seus comentários abaixo.

Um comentário para Gatos preferem mulheres a homens

  1. Maria José disse:

    Minha sobrinha trouxe uma gatinha da rua e deixou em casa. Eu e minha mãe começamos a cuidar e ela se apegou a nós. Eu acho que ela vê minha mãe como mãe e eu como irmã porque ela se comporta de maneira diferente com uma e com outra. Minha mãe ela respeita e não morde e eu ela morde e unha, mesmo por brincadeira. Ela é a nossa bebezinha. Ela é muito mimadinha. A gente carrega, abraça, beijar, chama de bebê…e parece que ela entende porque fica toda dengosa, largadinha no colo, abanando o rabo…rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>