MENU

Anterior

Criança aprende uma dura realidade sobre gatos

Próxima

21/08/2015 Comentários (1) Visualizações: 13164 Gatos

Gatos são mais “bem sucedidos” que cachorros, diz estudo

Você é uma das pessoas que acredita que o gato é quem manda na casa, inclusive em você?  Se sim, você não está sozinho.  Aliás, essa característica “poderosa” dos gatos pode ser responsável por eles terem sido caracterizados por um estudo como sendo mais “bem sucedidos” na vida do que cachorros.

Filhote deitado

Um novo estudo publicado no PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences) revelou que gatos, como espécie, são mais bem sucedidos que os cachorros.  O time, composto por cientistas da Universidade de Gothenburg, Universidade de São Paulo e Universidade de Lausanne resume que isso ocorreu porque no passado, várias espécies felinas conseguiram sobreviver enquanto diversas espécies caninas morriam somente por conta dos seus talentos em caça.

Para chegar nessa conclusão o time analisou fósseis de 2.000 gatos e cachorros préhistóricos para analisar como eles lidavam com diversas situações adversas, tais como mudanças climáticas outras alterações no seu ambiente.  O que eles descobriram é que espécies de gatos ganhavam de espécies caninas como raposas e lobos na hora de caçar, o que resultou na extinção de mais de 40 espécies de caninas.

O estudo também mencionou que os gatos afetavam muito o ambiente dos cães quando eles competiam por comida.  Porém, a presença dos cães nos ambientes de gatos não afetava a caça ou bem estar desses felinos.

Como incentivar os instintos de caça do seu gato

O seu gato hoje não é aquele grande caçador de milhares de anos atrás, porém ele ainda retém diversos dos seus instintos de caça.  Esse instinto é tão forte aliás que gatos domésticos que caçam somente comem a sua presa 25% das vezes.  Por esse motivo (e com o intuito de manter a biodiversidade no seu ambiente), é importante comprar coleiras com sino para o seu gato (assim ele alerta animais que estão por perto) e comprar brinquedos que incentivam os instintos de caça dele dentro de casa.

Ao brincar dentro de casa com brinquedos como esses, o seu gato não sentirá a necessidade de caçar animais e também estará sendo estimulado fisicamente e mentalmente.

Bolinhas que correm pela casa como essas, varas que você pode usar para brincar com ele (veja aqui) e até brinquedos interativos para gatos assim podem oferecer horas de diversão para o seu pet.

Foto: Zero problems por Daniele Pieroni / CC BY-SA 2.0

loading...

Um comentário para Gatos são mais “bem sucedidos” que cachorros, diz estudo

  1. Sezinando disse:

    gato é vida gato bichinho de Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>