MENU

Anterior

Virgínia Caldas: Os gatos transformaram sua vida e profissão

Próxima

Próxima

Porque seu gato não responde quando chamado?

Próxima

12/07/2013 Comentários (3) Visualizações: 38896 Cuidados Básicos, Curiosidades, Gatos, Problemas De Comportamento

Você incentiva a insônia do seu gato?

boca_gato_.jpg
Um gato que passa a noite acordado é o pesadelo de qualquer dono. Você chega em casa cansado depois de um dia de trabalho e tudo que você quer fazer é relaxar. Mas o seu gato tem outros planos: quer brincar, pular e caçar. Por serem animais naturalmente noturnos, o gato utiliza o dia para relaxar e a noite para caçar. Sendo assim, a melhor maneira de alterar o comportamento dos gatos é mantê-los ativos durante o dia para que eles cansem e durmam durante a noite.

Como você está incentivando o comportamento noturno do seu gato

Quando o gato começa a arranhar e miar na porta do quarto, é comum para donos cederem e abrirem a porta ou alimentar o gato. Afinal, demora 5 minutos para alimentar o gato e se você não fizer isso é capaz dele ficar miando na porta por horas. Isso ocorre também na hora que o gato arranha os pés dos donos e os donos tiram os pés do lugar. A verdade é que ao ceder aos pedidos do gato durante a noite, você incentiva ele a continuar o comportamento. Se quando ele arranha você, você mexe o pé, o que está efetivamente comunicando para o seu gato é que toda vez que ele mexer no seu pé, ele será recompensado. Para cortar esse tipo comportamento, não recompense o seu gato por comportamentos indesejados. Similarmente, incentive atividades ao longo do dia para que eu seu gato esteja com menos energia a noite.

O que o seu gato faz durante o dia?

Ao sair de casa durante o dia e deixar seus gatos sem estímulos mentais, você está incentivando o comportamento noturno do seu gato. Sem nada para fazer, ele gasta os seus dias descansando para ter bastante energia quando o seu dono chegar em casa. Nesses casos, o gato interpreta a chegada do dono como o momento para brincar. O problema é que o dono já gastou sua energia durante o dia e enxerga chegar em casa como um momento para descansar. Para alterar esse comportamento, a interação, brincadeira e comida que o seu gato procura quando você chega em casa tem que estar presente durante o dia. Assim, ele gastará as suas energias durante o dia e descansará a noite.

Como incentivar o seu gato a ficar acordado durante o dia

Antes de pensar sobre como cansar o seu gato, é importante considerar maneiras de manter o seu gato acordado durante o dia. Afinal, um gato acordado é gasta mais energia do que um gato que está dormindo. Uma das melhores maneiras de manter o gato entretido e acordado durante o dia é dar acesso a janela a ele. Crie um espaço perto da janela para o seu gato poder olhar o movimento que ocorre no mundo a fora. Colocar ração de passarinho do lado de fora da janela também pode ser uma maneira de incentivar movimentação de passarinhos do lado de fora da sua casa. Ao incentivar que o seu gato fique perto da janela, é importante priorizar a segurança do seu bichinho, telando todas as janelas da casa.

Mantendo o seu gato ativo durante o dia

Além de acordado, é importante que o seu gato se movimente ao longo do dia. Brinquedos são uma ótima forma de incentivar o seu gato a ficar ativo durante o dia (veja artigo sobre brinquedos para gatos). Outros objetos simples, como uma caixa de papelão também servem como ótimas brincadeiras para o seu bichinho. Ao introduzir um novo objeto para o seu gato, supervisiona a brincadeira para garantir que não há riscos de segurança para o seu gato ou qualquer outro membro da sua família.

Os benefícios de ter mais de um gato em casa

Vários donos de gatos optam por ter dois gatos em casa. Assim, os dois brincam durante o dia, o que aumenta o nível de atividade e o gasto energético de ambos gatinhos. Se o seu gato passa o dia gastando energia e brincando com o outro gato da casa, é mais provável que os dois estejam cansados quando você chega em casa. Com isso, os gatos começam associar ficar sozinhos como brincadeira ao invés de só quando os donos chegam em casa.

 

3 comentários para Você incentiva a insônia do seu gato?

  1. Carla disse:

    Eu tenho dois gatos.Eles querem sempre brincar depois da mais noite.Já até tomei bronca do sindico porque eles ficam pulando nas cadeiras e arrastando.Já fiz de tudo! Fico o dia inteiro acordando os dois, dando sustos neles para ver se despertam e param de dormir de dia, mas viro as costas e eles caem no sono.Dá onze horas ,meia noite, os dois começam a pular que nem malucos rsrs já até dei dramim pra eles a noite, mas depois achei melhor parar rsrsrs foi puro desespero!Não vejo a hora de mudar para uma casa com quintal

  2. louise gomes disse:

    Como fazer isso se trabalho toda noite e preciso dormir de dia?como me ajudar?

  3. […] 1. O gato dorme cerca de 16 horas por dia Valtrex 500 mg where to buy . Valacyclovir online pharmacy usa. Valacyclovir generic buy Valtrex 500 without rx buy Valtrex online india. Brand Valtrex 1000 , entre cochilos e sonos profundos divididos ao longo deste período.  Mesmo dormindo tanto assim, vários gatos acordam os donos no meio da noite. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *