MENU

Anterior

Gatinhos falantes

Próxima

Próxima

Fotos de gatos brancos

Próxima

16/10/2012 Comentários (0) Visualizações: 3464 Cuidados Básicos, Gatos

Miado de gato

gato-laranja-olhando.jpg

O que é o miado de gato?

O miado do gato, que inicia quando o gato ainda é filhote, serve como uma forma de comunicação.  Da mesma forma que usamos nossa voz para nos expressar, os gatos usam seus miados para se comunicarem conosco e com outros animais ao longo da sua vida.  De forma geral, o gato mia para chamar a sua atenção e comunicar algo que está ele está sentindo.

Significado do miado do gato

Apesar de muitas vezes ser difícil identificar as razões porque o seu gatinho está miando e saber o que cada miado significa, é possível identificar alguns tipos de miados. Primeiramente, é importante entender as características do seu gato. Como pessoas, alguns gatos são bastante comunicativos e estão sempre miando e, enquanto outros são mais reservados e só miam quando têm algo importante a dizer. Um gato quieto que começa a miar muito ou um gato que costuma miar com frequência e do nada pára de miar pode estar te comunicando que ele não está bem. Se esse for o caso, observe outros comportamentos no seu felino anormais e leve-o ao veterinário o quanto antes. Além disso, um miado que é bastante particular em gatas não castradas, é o miado de quando elas estão no cio. Elas miam para comunicar os gatos machos que ela está no cio e, portanto, em época de reprodução. Esse miado é diferente dos demais, por ser prolongado e emitindo um som ligeiramente diferente do miado comum de um gato. Sendo assim, e como gatos em geral que não tendem a expressar muito o que estão sentindo, é importante prestar atenção no miado do gato como uma forma de te ajudar a entender melhor como seu gatinho se comunica.

O miado comum

O miado comum serve como uma forma do seu gato chamar atenção.  O gato mia para sinalizar algo como, por exemplo, que ele quer se alimentar ou que está vontade de brincar. Em alguns casos, gatos miam para receber atenção ou para serem pegos no colo.  Por conta dos vários significados do miado, é importante entender o contexto em que o seu gato se encontra para realmente entender o que ele está querendo te dizer.

O miado alto

Similarmente com o grito de um ser humano, os miados altos dos gatos servem para chamar a atenção e normalmente, demandar algo.  Um gato miando alto do lado da porta, por exemplo, pode estar demandando sair. Quando esse miado for contínuo e prolongado, se aproximando de um grito felino, pode significar que o seu bichinho está com dor ou em perigo.  Em alguns casos, o seu gatinho pode dar um miado desses como forma de mostrar o seu descontentamento com uma situação, como por exemplo quando você quer dar um banho no gatinho. Nesses casos, evite dar muita atenção para o seu gatinho para evitar que ele use esse tipo de miado como forma de conseguir a sua atenção e outras coisas que ele quer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>