MENU

Anterior

Posso ter um gato vegetariano?

Próxima

Próxima

Gato revê dono depois de 6 meses

Próxima

20/08/2013 Comentários (10) Visualizações: 41447 Bio Florais, Cuidados Básicos, Curiosidades, Gatos, Projetos Especiais

Gatos não curtem carinho na barriga

carinho na barriga gatoQuando o gato está deitado de barriga para cima, duas coisas acontecem.  A posição faz com que ele exponha todos os seus órgãos vitais e, portanto, fique vulnerável a predadores.

Por outro lado, ele está em uma posição possivelmente agressiva, conseguindo se defender com as quatro garras e os dentes no caso de um ataque.

Por não terem expressões faciais claras, é difícil para donos entenderem a mensagem que os gatos passam por meio de suas expressões corporais.  Sendo assim, donos erroneamente interpretam um gato deitado com a barriga para cima como um sinal que ele está tranquilo e gostaria de receber carinho.

O carinho do dono na barriga do gato pode ser interpretada pelo felino como um ato de agressividade.  Gatos lembram do comportamento dos seus donos, fazendo com que esse comportamento do dono afete negativamente o relacionamento dos dois.

Quando o gato fica com a barriga para cima, ele está te testando como dono

Ficar de barriga para cima é uma maneira do gato testar a confiança do seu dono, de acordo com alguns especialistas.  Desta forma, ele verifica se o dono de fato respeita os seus limites, mas em caso de agressão, responde defensivamente.

A Dr. Cindy Houlihan, dona do estabelecimento Cat Practice nos Estados Unidos, explica esse conceito mais a fundo: “o abdômen é uma área vulnerável para os gatos porque é aonde todos os seus órgãos vitais estão localizados.  Sendo assim, expô-los é uma forma de comunicação – eles querem ver o que você vai fazer.”

O melhor jeito de proceder quando o gato está nesta posição é primeiro passar as mãos nas patas do gato.  Se ele gostar deste tipo de carinho, o dono poderá cuidadosamente aproximar as suas mãos da barriga do gato. Assim, quando um gato deixa o dono passar a mão na sua barriga, ele está mostrando a verdadeira confiança que ele tem no dono.  A maioria prefere que seus limites sejam respeitados e aqueles que permitem o carinho estão elogiando e prestigiando os seus donos.

Gatos mostram a barriga antes de atacar

Quando dois gatos estão juntos e um mostra a barriga, o que esse está tentando comunicar é que se os dois brigarem, ele vai usar as quatro garras e os dentes para atacar. Quando o gato está de pé, ele consegue no máximo atacar com as duas patas e os dentes, porém deitado ele já tem o uso das 4 patas.

O seu gato deixa você fazer carinho na sua barriga?  Comente abaixo.

Foto: Aww Belly Rub por Takashi Hososhima / CC BY-SA 2.0

10 comentários para Gatos não curtem carinho na barriga

  1. érica disse:

    Minha gata Nina e meu gato Pequeno que eu criei desde filhotes deixam e até gostam, porém um gato que adotei agora e que já é adulto não gosta e inclusive fica bravo!

  2. ilza disse:

    Ganhei meu gato com 9 meses. Ele era super arredio e não deixava tocar na barriga dele, pentear era um desafio (ele é persa). Estou com ele há 3 anos e agora ele me deixa acariciar e pentear.

  3. Ione disse:

    Meu pretinho de 6 meses, me deixa fazer o que eu quiser do corpinho dele. Agora o meu velhinho de 3 anos é carinho na cabeça e olhe la! Ele se esfrega nas minhas pernas, mas ninguém pode tocar nele. Não é agressivo, mas foge. Eu peguei ele desde de pequeno, sempre tratamos ele com muito carinho, mas ele é muito arredio..

  4. Magali disse:

    Meu gato deixa eu fazer tudo com ele. É o que chamo de gato geléia… Eu passo a mão na barriga dele, beijo a barriga dele e amasso. Ele sai correndo e volta para ser amassado de novo. Volta ronronando e pede carinho toda hora. Vou no WC e ele me segue, vou na cozinha e ele não sai de perto. Parece um cachorro! Gosta que eu mordo seu pescoço. Acho que ele é assim, porque peguei pequeno e crio com um yorkshire. Só pode!!! Nunca tive um gato molengo igual este, que deixa fazer tudo.

  5. ELIANE disse:

    Meu gato Meribast que crio desde filhote e esta com nove meses gosta muito de carinho na barriga.

  6. Thaf disse:

    O meu Gatinho tem quase dois anos e me deixa fazer tudo com ele , mecho na barriga faço oque quero e ele nem liga só vivi atras de mim e dorme na minha cama

  7. Gisele disse:

    Nosso gato não só deixa, como é a posição preferida dele receber carinho! Seguro ele que nem um bebê, de barriga pra cima, e fico com a mão entre as patinhas fazendo carinho… Ele ama! <3

  8. Betaia Lapenda disse:

    Minha gata Tereza Cristina tem 20 anos e deixa que apenas eu pegue em qualquer lugar. Com outras pessoas ela é arredia.

  9. Anderson disse:

    O meu tem pavor, tenta morder e tudo. Está tudo calmo e tranquilo, fazendo carinho na cabeça, nas costas… do nada ele vira a barriga para o alto. Já sei que é hora de me afastar, pois começa a querer morder só de colocar a mão perto…

  10. ARTHUR BOTELHO BENEVIDES CRUZ disse:

    Adotei meu gatinho Osvaldo desde pequenino e o safado é tão docil que chega a ser sem vergonha hahahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *